19.2.13

FRANKENWEENIE


Em 1984 a Disney resolveu dar uma chance pra um cara que trabalhava no departamento de animação. Tim Burton criou o curta FRANKENWEENIE, protagonizado por Barret Oliver (a história sem fim), mas a Disney não queria lançar o curta não, acharam que era forte demais para as crianças. Hoje, Tim Burton é famoso, e FRANKENWEENIE virou um longa metragem animado. Quer dizer que Burton mudou alguma coisa? Que nada, ele não mudou NADA, o curta inteiro está dentro do filme (dã). FRANKENWEENIE ganhou novos personagens coadjuvantes, uma trama mais longa e tem até um monstro gigante no estilo "stop motion clássico", na verdade, o que não falta são referências a filmes de terror famosos, "Vincent Price" aparece numa ponta! O filme tenta se conter mas não consegue, vemos cenas fortes aqui, o problema não é o filme, é a trama. O blu-ray traz um aviso +10, cara, 10 anos é pouco. FRANKENWEENIE é para os adultos.

A GRAMA DO VIZINHO É MAIS CINZA

Victor é um garoto inteligente, que adora ciências, mas não tem amigos. Seu único amigo no mundo é seu cão Sparky. Um dia, Sparky é atropelado por um carro, como eu disse, o filme tenta mas não consegue pegar leve, a cena é muito triste. Na aula de ciências, o professor "Vincent Price" demonstra como a eletricidade pode mover os músculos de um sapo morto, e Victor acaba tendo uma ideia. Ele vai até o cemitério de animais e desenterra Sparky, aí o filme é todo Frankenstein. E é puro Tim Burton, tão macabro quanto bonitinho, tão assustador quanto divertido. Os bonecos também fazem o tipo Burton, eles são perfeitos (adorei a menina com o gato), mas os cenários são bem comuns. O blu simples dá um show nos extras, além de making ofs ele também traz o curta de 1984 devidamente legendado (até então, eu só tinha esse curta em uma das edições de "o estranho mundo de Jack" em dvd, e não havia legendas). 
Agora fica difícil escolher um vencedor entre os indicados ao Oscar de melhor animação. Mas, qualquer um deles (Frankenweenie, Detona Ralph, Piratas pirados, ParaNorman), consegue ser melhor que o "Valente" da Pixar. O Globo de ouro pisou na bola. Valente recebeu dez indicações ao Annie (o Oscar dos desenhos) e não ganhou nada (bem feito). O que vai acontecer no Oscar?













VEJA TAMBÉM: Coraline e o mundo secreto, A noiva cadáver, O estranho mundo de Jack, Hotel Transilvania, Todos os cães merecem o céu.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 87 min
DIRETOR: Tim Burton
ELENCO: Catherine O'Hara, Martin Short, Martin Landau, Charlie Tahan e Winona Ryder
PRÊMIOS: indicado ao Oscar de melhor animação