1.2.13

FIQUE POR DENTRO DO OSCAR


1- No dia 19 de março de 1927, o presidente da MGM, e um grupo de 36 diretores e atores, criaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em 1929 foi criado um prêmio para escolher os melhores nas categorias filme, roteiro, diretor, ator e atriz, fotografia e direção de arte. 
2- O diretor Cedric Gibbons fez o esboço do troféu num guardanapo de papel. A estatueta tem 34 cm de altura, seu peso é de 3,850 kg. É feita de estanho (92,5%) e de cobre (7,5%), banhada por ouro 14 quilates. A fabricação de cada estatueta custa mais ou menos 150 dólares. Todos os vencedores assumem o compromisso de nunca vender o prêmio, a não ser para a própria Academia (por 1 dólar).
3- O nome "Oscar" surgiu em 1932. Essa origem tem 3 versões. A bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, disse que a estatueta se parecia com seu tio Oscar. Dizem também que o nome foi criado por um critico de cinema que queria humanizar o prêmio. Ou, temos também Bette Davis, que comparou a estatua com seu marido Hamon Oscar Nelson.
4- Para concorrer a um Oscar, o filme tem que ser exibido nos cinemas norte americanos entre os dias 1º de janeiro e  31 de dezembro, do ano anterior. 
5- Apenas os membros da Academia podem votar. Eles são atores, atrizes, diretores, roteiristas, cenógrafos, fotógrafos, maquiadores, músicos... e cada um só pode votar em sua respectiva categoria. Diretores votam em diretores e por aí vai. 
6- Em 1932 aconteceu um empate. Wallace Beery e Fredric March dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1969, outro empate. Katharine Hepburn e Barbra Streisand empataram na categoria de melhor atriz.
7- A cerimônia mais longa foi a de 2002 (4 horas) e a mais curta foi a de 1956 (90 minutos).
8- Até hoje, apenas dois atores receberam um Oscar póstumo, Peter Finch (em 1977) e Heath Ledger em (2008).
9- O compositor John Williams é a pessoa (viva) com o maior número de indicações ao Oscar, 48 até o momento, já ganhou 5 estatuetas.
10- Walt Disney ganhou 22 Oscars entre 1932 e 1969. O último prêmio foi um Oscar póstumo.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

SETE MITOS DO CINEMA QUE NUNCA GANHARAM UM OSCAR:

JAMES DEAN, 2 indicações
ALFRED HITCHCOCK, 5 indicações
CATHERINE DENEUVE, 1 indicação
MARCELO MASTROIANNI, 3 indicações
MARILYN MONROE
RITA HAYWORTH
CHARLES CHAPLIN (ganhou apenas um Oscar honorário e outro bem atrasado de "trilha musical")

Anônimo disse...

Fernanda Montenegro ainda vota?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Para fazer parte da academia, você precisa ser indicado a um Oscar. Depois você fica esperando por um convite para votar. Se ela já recebeu algum, eu não sei. O número de convidados não é muito grande, mais ou menos 6 mil pessoas a cada ano. Um computador conta os votos.

Anônimo disse...

Ela foi indicada por Central do Brasil não foi? Depois da indicação ela foi convidada a votar.
Daí em 2010 ela declinou o re-convite. Mas queria saber que se ela perdeu a vaga por ter recusado votar.

Sei que tem um cara chamado Daniel Resende que vota. E Walter Salles e Fernando Meirelles nunca aceitaram o convite para votar.

Anselmo disse...

Quer dizer que Carlinhos Brown pode, um dia, vir a votar na categoria melhor canção? E quando eu digo que o Oscar virou bagunça o povo ainda me olha torto!

Gabriel disse...

Só uma correção... Cada membro vota na sua respectiva categoria (diretores, atores, roteiristas, etc) para escolher os indicados. Mas na votação para vencer o prêmio, os quase 6.000 acadêmicos votam em todas as categorias.

Anônimo disse...

5. Não é "nos cinemas americanos" que o filme tem que ser exibido, mas em Los Angeles e Nova Iorque.