3.1.13

OS JETSONS - O FILME


Em 1990, a Universal lançou nos cinemas, com um atraso de seis meses, o filme dos Jetsons. E era um filme mesmo, tinha o the movie no título e mais de uma hora de duração. Muita computação gráfica, mó novidade na época, e os personagens tinham sombras. E sim, era uma animação, seria possível imaginar os Jetsons de outra maneira? 
Em 1994, Steven Spielberg, como produtor executivo, fez exatamente isso com os Flintstones. Usando até efeitos especiais chupados de Jurassic Park. Foi uma novidade bem vinda, uma versão live action de um famoso desenho, mas aí nos deparamos com a trama. O filme dos Jetsons sofria desse mesmo mal.
Em ambas as series, não importa a época retratada, vemos o cotidiano de uma família típica. Para um seriado de tv isso funciona que é uma beleza. Mas como deve ser um filme? Um the movie? Famílias típicas não vivem grandes aventuras, é complicado encaixar esses personagens numa trama mais movimentada (consegue imaginar o que sua mãe faria no meio de um apocalipse zumbi?). Não deu certo com os Jetsons, não deu certo com os Flintstones, e os Simpsons ganharam apenas um episódio estendido. Não estou querendo ver algo do tipo "beleza americana", há outras maneiras de se fazer um filme família mais movimentado. Olha só, "Férias frustradas" é uma das melhores comédias já feitas.
O charme dos Jetsons e dos Flintstones é um só. Temos uma família como a nossa, mas o ambiente é outro. De naves espaciais à dinossauros e empregadas robôs, estamos na melhor época para se lançar filmes desse tipo. Os efeitos não serão um problema, apenas a trama. 
Após o sucesso de Titanic, o nome de James Cameron parecia estar relacionado a muitos projetos estranhos. O filme do Homem aranha, o remake de "viagem fantástica" e... um filme em live action dos Jetsons. O projeto foi ressuscitado há alguns anos e três diretores já foram cotados, até mesmo Robert Rodriguez. A Warner voltou a tocar no assunto em fevereiro do ano passado (e cancelou a produção alguns meses depois). Rodriguez disse que já estão trabalhando num roteiro, mas aí o cara se envolveu com outros 4 projetos. Quem sabe depois do segundo "sin city"...

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Jetsons the movie
ANO: 2013
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 100 min
DIRETORES: Jonathan Dayton e Valerie Faris (pequena miss sunshine)
ELENCO: Ewan McGregor, Cécile de France, Saoirse Ronan e um pivete loiro de seis anos e meio.