22.1.13

JAMES CAMERON - AQUI EM CASA


O EXTERMINADOR DO FUTURO 1 E 2
Baseado num gibi dos équismem, que está virando filme nesse momento, o primeiro exterminador mistura ficção e terror de uma maneira que não se via desde "Alien o oitavo passageiro". James Cameron soube como tirar proveito da imagem de Arnold Schwarzenegger sem expôr sua canastrice e seu inglês on the table. O papel de um robô era perfeito. Linda Hamilton se tornou a nova Ripley. Antes do segundo filme, o diretor provou que sabia como fazer uma "parte 2" decente com o segundo Alien. É como se algo houvesse ficado de fora do filme original e Cameron resolveu reaproveitar os cortes, ou, ele resolveu mudar tudo. O segundo filme tem muito mais ação, um novo vilão (o vilão do filme anterior agora é um dos mocinhos) e Linda Hamilton virou mulher macho. E os efeitos especiais então? Foi um 2 nota 10.
Meme: Eu voltarei.


ALIENS O RESGATE
"Você quer escrever e dirigir uma continuação de Alien? Ficou maluco?". Tentaram desencorajar o diretor mas ele estava decidido e foi até o final. O segundo Alien está cheio de ação, é um filme de guerra. Para superar o primeiro filme, que tal milhares de aliens ao invés de um só? E tem a rainha alien também. A edição estendida é obrigatória. Ela nos fala sobre a filha de Ripley e mostra a primeira aventura da menina Newt, antes da infestação da colônia. Um clímax seguido de outro para não deixar você respirar, a gente não quer ver o filme terminar tão cedo.
Meme: Game over man!



TRUE LIES
Mais Arnold, mais diálogos, mas funciona. É uma comédia de ação, quase uma paródia de James Bond. Boa parte da ação está nos minutos finais, e ela não decepciona. Jamie Lee Curtis até dispensou uma dublê na cena do helicóptero. Também tem um pouco de "comando para matar", Arnold não dá sorte com filhas adolescentes.
Meme: Você já matou alguém? - Sim, mas eram todos homens maus...
 


TITANIC
Para mim, o filme não ficou velho. E eu não entrei para o time dos "odiadores" por conta da super exposição do filme. Em 1998, o filme estava em todo lugar, e a canção tema em todas as rádios. É claro que isso irritou meio mundo. Mas vale a pena ver as coisas que estão além do filme, documentários sobre a tragédia, o making of do filme e, principalmente, o verdadeiro making of do filme, aquele que mostra o drama do diretor, o sofrimento do elenco e a Fox tentando cancelar o projeto a todo momento.
Meme: Se você pular, eu pulo.
 


AVATAR
Desta vez, o time dos odiadores surgiu em tempo recorde. Isso porque o filme já estava fazendo barulho meses antes da estreia. Uma "revolução cinematográfica"? Sim, ela existe, está na captura de movimentos faciais. Ok, o filme tem um 3D esperto que abriu as portas da tridimensiolândia, que estão escancaradas até hoje. Tem um belo visual, uma mensagem ecológica, uma trama legal mas, ainda assim, não é 100% original. Metade Ferngully, metade Pocahontas. Quer apostar que a parte 2 (2015) será incrível?
Meme: Neytiri me chama de skxawng, isso quer dizer "idiota".



O SEGREDO DO ABISMO
Meu filme favorito de James Cameron ao lado de Aliens. Existem alienígenas aqui, mas não aparecem tão cedo, é algo bem sutil, um filme com pequenas descobertas a todo momento. Verdade seja dita, conhecemos muito pouco sobre o fundo do mar, é um mundo alienígena e, a todo momento, temos essa sensação de exploração do espaço nesse filme. A versão estendida pode ser um tanto mirabolante no final, apresentando uma ameaça de destruição global, mas deixa a trama mais romântica. 
Meme: Te amo esposa.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the terminator
ANO: 1984

TITULO ORIGINAL: terminator 2, judgment day
ANO: 1991

TITULO ORIGINAL: aliens
ANO: 1986

TITULO ORIGINAL: true lies
ANO: 1994

TITULO ORIGINAL: titanic
ANO: 1997

TITULO ORIGINAL: avatar
ANO: 2009

TITULO ORIGINAL: the abyss
ANO: 1989

Mich disse...

James Cameron é um dos maiores exemplos de pessoa que prioriza qualidade do que quantidade!

Estou com você. "Aliens" é o meu predileto dirigido por ele. Nunca vou esse da Ripley enfrentando a Alien-Mãe de mano a mano!