8.12.12

DÊ UMA CHANCE PARA ... 101 FILMES

101 FILMES - TESOUROS PERDIDOS é um livrinho do pessoal da revista Preview. Ele traz uma "seleção dos melhores filmes que você (provavelmente) nunca viu", A ideia é boa, o livro está cheio de filmes interessantes, todos devidamente comentados e com alguma curiosidade no rodapé da página. Mas quanto ao "você nunca viu", ele fica devendo um pouco.
Ok, eu sei que existem pessoas por aí que ainda não sabem que o Bruce Willis é um fantasma. Existe gente como a minha irmã, que chama o Dobby de Gollum e que acha que o Harry Potter faz parte do universo de "o senhor dos anéis". Ela também chamou a Cher de Shakira quando tentava se lembrar do filme "marcas do destino". Esse livro é indicado para os cinéfilos. Você vai dizer que já viu vários desses filmes, mas vai dar de cara com algumas novidades. E também vale a pena ler algumas curiosidades a respeito dos filmes que você já conhece.
O livro reúne alguns sucessos esquecidos, e fracassos de bilheteria que se tornaram cults. Boogie nights, Heróis fora de órbita, O hospedeiro, Nasce um monstro, Regras da atração, Vamos nessa, Team América, South park o filme, Requiem para um sonho... É para ler e montar uma lista de compras (hum, já vi 53 e já tenho 38 deles em casa). De animação japonesa à Woody Allen anos 1970, cinema europeu e asiático. 
Tirando os filmes que eu já conheço, e alguns que eu não recomendaria, o livro realmente está cheio de tesouros perdidos. Coloquei 6 deles na minha lista de compras. Não é uma simples caça ao tesouro, muitos desses filmes você não vai encontrar dando sopa por aí. Como "a princesa Mononoke" por exemplo, não existe um dvd bê erre. 
O livro comete um errinho na página 96 ao dizer que "this is Spinal tap" nunca foi lançado no Brasil. Ora, eu tenho o dvd desde 2004, mas tenta encontrar o bicho nas lojas agora.
Que pena, se fosse um livro sobre temáticos gays, teria o dobro do tamanho. Eles se encaixam perfeitamente na categoria "você nunca viu". Mas não há nenhum neste livro.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

101 FILMES - TESOUROS PERDIDOS
DE: Ricardo Matsumoto e Roberto Pujol
EDITORA: Sampa
NÚMERO DE PÁGINAS: 126
PREÇO: R$ 19,90

Arthur Beaverhousen disse...

quero um!! E sim li o posto pensando que tu ia citar algum temático maravilhoso que tinha sido incluso na lista.... mas é assim, nem tudo são flores.

Anônimo disse...

alessandro,regras da atração é um pouco gay.