28.11.12

TRAÍDOS PELO DESEJO

Nossa cara, TRAÍDOS PELO DESEJO! Não vejo esse filme há séculos, tenho que comprar esse dvd. E aqui está ele. Mas, hoje, o filme está diferente, o que mudou? Bem, o filme marcou época, em determinado momento, pinta uma revelação daquelas. Isso é legal, mas também é ruim. Significa que o filme só vai chocar você na sua primeira sessão. Assistir pela segunda vez, não tem tanta graça. Na época, como muita gente, eu fiquei de queixo caído. Estamos falando de uma das maiores reviravoltas da história do cinema, e hoje eu fico de queixo caído novamente, eu era tão inocente assim naquela época? Coloquei o dvd no player e logo de cara percebi o óbvio. Como foi que não notei isso nos anos 1990? Bem, você ainda pode tentar chocar os amigos com o filme, quem sabe...

UM SEGREDO ENTRE NÓS

Fergus faz parte de uma pequena célula do grupo IRA. Seu bando sequestrou um soldado (Forest Whitaker) e planeja usá-lo como moeda de troca. Fergus e o prisioneiro se tornam grandes amigos durante o cativeiro, mas o chefão vai pedir para Fergus matar o soldado em breve. Quando o plano vai por água abaixo, Fergus foge para longe. O soldado havia lhe contado a respeito de sua namorada Dil. Fergus vai atrás da moça e se apaixona por ela. Mas seus amigos do IRA estão no pedaço, e a vida de Dil corre perigo. Depois da famosa revelação, Fergus fica na dúvida, ele realmente ama Dil? Ele quer protegê-la ou não? Indicado para 6 Oscars em 1993, incluindo melhor filme, TRAÍDOS PELO DESEJO levou para a casa a estatueta de melhor roteiro original (e não é para menos). Filme abusadinho demais para a época, mas reconhecido pela academia, a gente tava no rumo certo. O que será que saiu errado na virada do século?











VEJA TAMBÉM: M Butterfly (1993), Ligadas pelo desejo, Tudo sobre minha mãe, Café da manhã em Plutão.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the crying game
ANO: 1992
PAÍS: reino unido, japão
DURAÇÃO: 112 min
DIRETOR: Neil Jordan (a companhia dos lobos, entrevista com o vampiro, nó na garganta, café da manhã em plutão)
ELENCO: Stephen Rea, Jaye Davidson, Miranda Richardson e Forest Whitaker
PRÊMIOS: indicado para 6 Oscars (melhor filme, edição, diretor, roteiro original (vencedor), ator e ator coadjuvante)

Rodrigo disse...

Sei não se a reviravolta chocaria hoje em dia. É tão óbvio! Vi o filme pela primeira vez com 19/20 anos, no cinema, numa época em que eu era mais... inocente/inexperiente. E como eu fiquei chocado, rsrsrs. Hoje, logo na primeira aparição eu consigo sacar.

Anônimo disse...

Sinceramene, acho que só achamos óbvio hoje a revelação, porque já assistimos o filme, todo mundo que assiste o filme pela primeira vez, leva o famoso choque...engraçado, que todo mundo, até gente bem tradicional, depois da revelação continua torcendo pelo amor dos dois...realmente a química do casal é muito forte, e os dois atores são sensacionais, virei fã de imediato!