30.10.12

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

Quando eu era bem pequeno, dizia para mim mesmo, esse filme deveria ganhar um Oscar. Cara, naquela idade, eu dava um Oscar pra cada filme... mas eu gostava muito de O IMPÉRIO DAS FORMIGAS. 
Não pensei duas vezes quando vi o dvd, esquecido num canto empoeirado de uma loja.
"Esta é a formiga, ela deve ser tratada com respeito, pois poderá ser, algum dia, a espécie dominante do planeta". E assim começava essa adaptação de um conto de H.G. Wells. 
Vemos um grupo de pessoas num litoral isolado pesquisando se vale a pena comprar um terreno no local. Mas ali no mar, alguns maus elementos estão jogando fora lixo nuclear. Um barril veio parar na costa e as formigas na praia resolveram nadar no liquido que está vazando. E agora temos formigas gigantes (claro, como se aquelas patinhas finas pudessem suportar um peso que...ah é Hollywood). E as formigas gigantes vão caçar e matar todos os humanos do pedaço.


O filme mostra dois tipos de formigas. Quando estão interagindo com os abre aspas atores fecha aspas, elas são marionetes. E a câmera se move feito louca para todos os lados durante o ataque, logo, você não vê maiores detalhes do bichinho de espuma.
As outras formigas são de verdade, aprisionadas atrás de um vidro (o vidro é bem visível). E elas também são péssimas em matéria de atuação, muitas formigas sobem no vidro (olha lá a formiga "pisando" no céu) quebrando o "efeito especial". Outras estão apenas passeando por miniaturas de casas. Quando precisam dividir uma tela com os atores, a película é colada com cuspe.
E as formigas gritam, e como gritam. Gritam quando atacam e quando são atacadas. E são gritos de mulher, e aí você fica na dúvida, foi a formiga ou foi uma das atrizes quem gritou?
A trama tem alguns furos, muitos clichês e é previsível também. Durante a fuga, o pessoal vai parar no pior lugar do mundo (quando se fala de uma infestação de formigas gigantes) eles entram numa usina de açúcar.
No final, a rainha formiga revela seu plano diabólico. Se você chegou até aqui, parabéns.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: empire of the ants
ANO: 1977
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 89 min
DIRETOR: Bert I. Gordon (a maldição do monstro, a fúria das feras atômicas)

Anônimo disse...

AHUHUAHUAHUAHAUHAUHUAA
Só a descrição do filme já rendeu muito riso aqui :P

Tenho que tentar conferir

Mich disse...

Uma vez, fazendo um trabalho pra faculdade sobre o designer Saul Bass, tive que assistir ao filme "Fase IV - A Destruição". É uma ficção científica sobre formigas que tornam-se hostis após um fenômeno cósmico.

Eu nunca vi esse "Império das Formigas", mas pelo o visto "Fase IV" deve ser bem melhor!

Anselmo disse...

Para aqueles que não conhecem e que tiverem curiosidade ver o filme nos dias de hoje vão achar tudo muito ridículo e até engraçado, mas para quem era criança e via o filme todas as vezes que passava na TVS(antigo SBT) é pura nostalgia, o trash mais legal que eu já vi.

De certas cenas eu nunca esqueci: as formigas no pier em direção ao barco, a usina de açúcar e é claro a icônica visão em primeira pessoa das formigas, como eu tinha medo daquilo. Na minha lembrança o filme era mais violento, com mais tripas e coisas do tipo, mas na verdade não.

Há umas três semanas descobri o filme no youtube, a qualidade não é das melhores mas está completo e com a dublagem original(saudade daquelas vozes).

http://www.youtube.com/watch?v=4lx-b47_E4E



Anônimo disse...

Nossa assisti tanto esse filme no sbt!!!
Eu tinha muita dó do casal de velhinhos que saia de dentro de uma cabana achando que as formigas tinham ido embora....

Adriano

Gabriela disse...

Formigas são seres realmente fantásticos.E elas aguentam não sei quantas vezes mais pesado q elas.Poxâ! existem formigas escravocatas e fazendeiras.Elas são incríveis.

Gabriela disse...

Formigas são seres realmente fantásticos.E elas aguentam não sei quantas vezes mais pesado q elas.Poxâ! existem formigas escravocatas e fazendeiras.Elas são incríveis.

Anônimo disse...

Luís

Voltei aos meus tempos de menino! hsauhahhsauhuausaa
Como eu gostava desse filme, as formigas na usina de açucar é a parte que mais marcante pra mim. A inocência era tamanha, que na parte que mostra um pé bem perto da câmera, eu pensava se tratar de um pé gigante! kkkkkkkkk