6.10.12

DÊ UMA CHANCE PARA ...

E ninguém alugava aquela fita. Os que já haviam visto o filme diziam que "uma vez foi o suficiente" e os outros tinham medo, o filme é famoso, todo mundo o conhece. Muita gente foge dele até hoje, pessoas que viram o filme, e pessoas que nunca viram o filme (e que mesmo assim sentem medo quando ouvem o nome do filme). Se tornou um tabu, faz parte da nossa cultura, crianças desafiam outras crianças a assistir, um garoto só vai provar na escola que é macho quando encarar a fita. 
Havia esse vhs duplo que era incrível, a segunda fita trazia um making of barra documentário que era uma verdadeira lição de "como se faz um filme". Cada mísera cena do filme foi desmembrada, todos os segredos dos bastidores, os efeitos, a maquiagem, o set quase abaixo de zero, e o sofrimento real dos atores. E havia também cenas deletadas. Uma delas mostrava Regan descendo a escada de uma maneira horripilante. No final, ela usava sua  língua de sete metros para fechar a porta na cara de uma visita. Essa parte era meio boba. A cena da escada ficou conhecida como "o passeio da aranha".
Em 2001 o filme voltou aos cinemas. O EXORCISTA, A VERSÃO QUE VOCÊ NUNCA VIU trazia 11 minutos a mais de filme. E foi inacreditável, lá estava eu, pegando a maior fila, tentando arrumar uma poltrona para me sentar, nunca antes havia visto um cinema tão cheio (bem, talvez no filme do He-man e da She Ra, quando acabei sentando no chão).  Como esse filme, com quase 30 anos de existência, consegue arrastar tanta gente até o cinema?
Foi uma experiência única, todos se assustando e gritando ao mesmo tempo, e rindo após o susto. E lá estava a cena da aranha, com uma trilha musical arrepiante ao fundo, causando mal estar em todo mundo (felizmente, a parte da língua não foi incluída nesta versão). Os 11 minutos inéditos deixavam o filme mais interessante. Havia mais espaço para a história do padre e, além da cena da aranha, também víamos a mãe de Regan levando a filha ao hospital para uma bateria completa de exames.
Infelizmente, o dvd da VERSÃO QUE VOCÊ NUNCA VIU não traz o making of presente no vhs duplo. Mas o filme vai completar 40 anos em 2013, estou torcendo por uma edição pra lá de especial em blu.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the exorcist
ANO: 1973
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 132 min
DIRETOR: William Friedkin (os rapazes da banda, Operação França, Parceiros da noite)
ELENCO: Ellen Burstyn, Max von Sydow e Linda Blair
PRÊMIOS: indicado para 10 Oscars - melhor filme, edição, diretor, fotografia, direção de arte, atriz e atriz coadjuvante, ator coadjuvante, roteiro adaptado (vencedor) e melhor som (vencedor)

Matheus disse...

A cena da aranha foi a que mais me marcou no filme, nunca vou esquecer, fiquei horrorizado quando vi rsrsrs Estava passando no SBT e eu devia ter uns 10 anos, traumatizado para sempre!! Baixei o filme há uns dias, mas não olharei sozinho ahahaha

Netto disse...

Alessandro o documentário que você se refere deve ser o “O Medo de Deus: o Making of de O Exorcista”, feito pela BBC e presente na primeira versão do filme em DVD nacional.
O filme possui uma bela edição em Bluray-Book no EUA, contendo a edição do cinema e há com 11 minutos inéditos, recheado de extras inclusive o documentário que você se refere esta incluso. Infelizmente quando o filme foi lançado no Brasil em bluray o disco quem contem a versão do cinema foi limado pela Warner e perdemos diversos extras.
Você pode importar ou compra em alguma loja que venda bluray importado no Brasil recomendo a edição, pois é linda e recheada de extras. A edição americana conte legenda no filme e nos extras.

Mich disse...

ótimo filme! Morro de medo da atriz Eileen Dietz até hoje!

Uma pena ter ficado com fama de maldito para uns e piada para outros.

Mais pena ainda do William Friedkin, que ficou conhecido apenas como "o diretor de 'O Exorcista'"... esqueceram do excelente "Operação França".

P.S. E pensar que a trilha sonora seria a de "Terror em Amityville".
A canção "Tubular Bells" está presente em "ParaNorman". É o toque de celular do personagem.