14.10.12

15 CONFRONTOS INCRÍVEIS DA ERA MATRIX

O TIGRE E O DRAGÃO
É uma ideia tão simples não? Cabos. Os atores sobem e descem e depois eles apagam as cordas digitalmente. É claro que não podemos deixar as coreografias de lado, houve uma época em que um filme se vendia dizendo "lutas coreografadas pelo mesmo profissional do filme 'o tigre e o dragão'", o cara ficou famoso. E o filme tá na lista por conta da cena do bar, uma pobre moça versus dezenas de marmanjos, eles não tiveram chance alguma.


A AMEAÇA FANTASMA
Sabre de luz duplo? Isso não é novidade no universo expandido da saga Star Wars, mas é novidade nos filmes. Finalmente surgiu a tecnologia necessária para George Lucas fazer uma luta decente de sabres de luz, as lutas na trilogia clássica eram muito lentas.  De cara, dois Jedi contra um Sith, e os cenários, todos digitais.


O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE
Bem, estava na hora do Batman partir pra pancadaria, o Coringa nem quis reagir, só ficava rindo. O homem morcego levou a pior, mas os fãs adoraram a cena em que Bane quebra a espinha do herói, cena chupadaça da HQ.


O HOMEM ARANHA 3
O filme pode não ser lá essas coisas, mas a luta entre o Aranha, o Duende verde 2 e o Homem Areia, tamanho família, foi legal. No fim das contas o filme se resumia a isso mesmo, efeitos especiais.


AS PANTERAS DETONANDO
Ou, três bonecas de pano levando porrada. Elas são tão indestrutíveis quanto a vilã, mas a cidade ao redor não é. Do terraço para a rua, da perseguição de carros até um teatro vazio, elas deixaram um rastro de destruição e, no final, apenas Cameron Diaz aguentava ficar em pé.

KILL BILL
A melhor cena de luta do filme, Uma Vs Liu. Curta, mas divertida. E quando a Noiva finalmente encontrar o Bill, como vai ser? Bem, foi decepcionante. Felizmente, sempre teremos o volume 1.


SUCKERPUNCH
Tem um gostinho de Kill Bill quando Baby Doll encara os samurais gigantes robóticos quase no começo do filme. Ah sim, com metralhadoras. A sequência já nos dava uma pista de como seria o restante do filme, puro video game.


MATRIX RELOADED
Meio mundo em Roliúdi já estava vestindo preto e descendo porrada quando a segunda parte de Matrix pintou nos cinemas. A sequência na auto estrada é o melhor momento do filme. Quando Neo enfrenta dezenas de agentes num beco... cara, eu estava lá naquele ano, ver essa parte na tela grande foi demais. Neo pega na barra e dá o seu giro junto com a câmera... vertigem na poltrona.


OS VINGADORES
A luta contra os alienígenas dura quase 40 minutos e nunca fica cansativa. Num determinado momento, Thor e Hulk lutam em cima de um monstro, e eu me lembrei do Légolas derrubando um Olifante sozinho. Numa única tomada, vemos todos os heróis lutando em pontos distantes da cidade, uma sequência puxava a outra, essa foi a parte mais bonita do filme.


PIRATAS DO CARIBE, O BAÚ DA MORTE
Começa na praia. Jack, Will e Norrington estão lutando pela chave do baú, ninguém liga para o "desmaio" da pobre Elizabeth. Em seguida, eles correm pela mata e encontram um moinho em ruínas. A luta vai parar em cima da roda do moinho que se solta e sai rolando pela ilha. E a todo momento alguém tenta roubar a chave. O quarto Indiana Jones precisava de uma sequência como essa.


KUNG FU PANDA
Uma sequência de tirar o fôlego, a luta foi boa, o cenário (uma longa ponte de cordas sobre um abismo escondido na neblina) passava a sensação de perigo. Os Cinco Furiosos enfrentaram o vilão do filme cedo demais. Por pura sorte, escaparam com vida. Antes disso, o vilão deu um show, fugindo de sua prisão, com a ajuda de uma pena.


BLADE 2
Não havia necessidade disso, mas fizeram isso mesmo assim. No início do filme, uma cena de luta. Os holofotes tentam proteger o segredo, mas você vai reparar que os atores estão se movimentando de uma maneira estranha. É porque eles não são reais! São dois bonecos digitais. A tecnologia visual podia estar lá em cima, mas os movimentos lembravam um game de luta 3D (do tipo poligonal) anos 1990.


ATAQUE DOS CLONES
"Olhe para mim, você me julga pelo meu tamanho? E não devia mesmo". Esse é o mestre Yoda em 1980. Mas se ele é um mestre Jedi, ele sabe lutar com um sabre de luz? Como seria isso? Yoda vs Dookan pode não ser a mais impressionante sequência de luta de Star Wars, mas valeu a pena pela surpresa. O mestre Yoda deixa sua bengala num canto e pula de um lado para o outro, todo endiabrado. O Google não encontrou nenhuma imagem legal para mim, então eu...


AS DUAS TORRES
Uma coisa chata nos livros é que poucas batalhas são narradas no momento em que estão acontecendo. Na maior parte do tempo temos relatos posteriores. Mas isso não acontece nos filmes. A luta entre Gandalf e o Balrog acontece no segundo "o senhor dos anéis", em forma de flashback, como nos livros, mas a gente vê tudo, ponto pro filme.


A ORDEM DA FÊNIX
Esse ainda é o meu livro favorito do HP. O filme ainda é aquela decepção. A trama foi toda mastigada e cuspida, o filme tem um ritmo apressado e muitos personagens foram esquecidos. Valeu a pena pela batalha entre Dumbledore e Voldemort, até então, a gente não sabia o que o velhote era capaz de fazer.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

No final do ano vou fazer mais uma enquete de "melhor cena de luta do ano".
Já tenho 18 candidatos.

Mich disse...

Existe um filme alemão de vampiras chamado "As Donas da Noite", onde uma cena de luta, muito bem fotografada, acontece no fim.

Rafael disse...

Fico demais a lista realmente são cenas inesquecíveis.

Alex Andrade disse...

Cara, que blog interessantíssimo!!! Adorei a ideia!!! Concordo com praticamente todas as cenas citadas hehehe :D