29.10.12

007 - OPERAÇÃO SKYFALL

Num belo dia, alguém disse - é o melhor filme de James Bond até o momento. Na semana seguinte li que - apenas Javier Bardem salva o filme. Nhé, SKYFALL é mais ou menos isso. A história tem duas páginas, não decepciona nos momentos de ação, em vários momentos o filme está apenas enchendo linguiça, há inúmeras referências aos filmes clássicos (o personagem está completando 50 anos, é um filme comemorativo), e muitas piadinhas no estilo "duro de matar", que não combinam com o universo de James Bond. Na balança, metade do filme pode irritar os fãs, a outra metade cobre você com ouro. A MGM estava passando por maus bocados e quase perdeu os direitos do personagem, é verdade que SKYFALL surgiu em tempo recorde, mas não parece ser um filme feito às pressas, apenas a trama parece ter sido escrita em meia hora. A música tema pinta nos momentos heróicos, só para lembrar você que, esse filme, é um filme de James Bond (quase apagando da existência o novo estilo, que surgiu nos dois últimos filmes).
 
VAMOS COLOCAR UM SORRISO NESSE ROSTINHO, SR BOND

O filme começa com uma pequena aventura (dã, é 007), Bond está tentando recuperar uma lista roubada do MI6 com nomes de vários agentes secretos infiltrados. Ele se machuca e é dado como morto. Aí, entra a abertura, e Adele, finalmente ouvi a voz dessa zinha, achei que fosse muda (ainda falta ouvir a Amy Winehouse, outra muda para mim). M está na pior, perdeu a lista e seu melhor agente, o governo quer afastá-la do cargo. Quando o QG do MI6 é atacado, Bond resolve voltar dos mortos para ajudar M (agora ela tem seu próprio agente Coulson). Ela é o alvo do vilão. O vilão... bem, se os dois últimos filmes de James Bond beberam da fonte de Jason Bourne, SKYFALL é um Bátima de Nolan, é sério. Javier faz o tipo Coringa Ledger, ou tenta, e há muitas outras semelhanças no filme. Mas a tal da "polêmica" homocena, entre ele e Daniel Craig, é apenas uma brincadeira. Danny bate o recorde de cenas descamisadas ao mesmo tempo em que o filme bate o recorde de cenas comportadinhas, SIM, é um filme de James Bond e as mulheres foram esquecidas. O vilão também recebeu pouca atenção no final, foi decepcionante. Essa trilogia de Daniel Craig começou  com um filme de origem (Cassino royale) e este terceiro filme conecta a trilogia aos filmes clássicos, e isso fez o finalzinho valer a pena. Depois do filme, você fica pensando no estúpido título brasileiro, "operação" ? O cara que bolou esse título não viu o filme, não faz a menor ideia do significado de "skyfall"...










VEJA TAMBÉM: Controle absoluto, O cavaleiro das trevas, Só se vive duas vezes, Duro de matar 4.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: skyfall
ANO: 2012
PAÍS: eua, reino unido
DURAÇÃO: 143 min
DIRETOR: Sam Mendes (estrada para perdição, beleza americana)
ELENCO: Daniel Craig, Judi Dench, Javier Bardem e Ralph Fiennes
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 26 de outubro

Mich disse...

Por causa das "cenas gays" desse e de "ParaNorman" e "Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo", tive que aguentar comentários homofóbicos na sala de cinema. Incrível como essa gentalha não perde o tempo de ficar calada...

Enfim, adorei o filme! Se ele é o melhor filme do James Bond de todos os tempos ou melhor que "Quantum Of Solace" ou melhor do que isso e aquilo... pouco importa! O importante que vi um ótimo filme, com um ótimo elenco (Daniel, Judi e Javier).

Acontece que o personagem é muito mais do que as suas características clássicas, como o Martini, sua famosa frase ou seu charme e astucia. Quando pensamos em 007 vem em mente tais coisas e esquecemos das ousadias liberdades que outros filmes da série já fizeram.

Pra falar a verdade, essa era Craig está me lembrando muito a era Dalton. "Skyfall" é a maior prova disso. Ah! Eu adorei a cena dos dragões de komodo!


P.S. Que ótima trilha sonora! O Thomas Newman não fez senitr do David Arnold, assim como a voz de Adele não deve em nada a Shirley Bassey.

P.S. 2 Se você assistiu ao filme "Juntos Pelo o Acaso" então você ouviu a voz de Amy Winehouse logo na introdução!

Marcelo Doni disse...

Finalmente o cinemark colocou o filme na pomoção das 15:00 e la fui eu ver no shopping Paulista , gostei do filme concordo que as mulheres foram deixado de lado(somente uma que não "M" é claro a grande mocinha desse filme rsrsr,)gostei que 007 estava mais para MacGyver, tá um corpaço e ele estava mais humanos claro que teve falhas no roteiro e Javier e o filme sem dúvida mas o final ....e Adele e o maximo a música e o clipe do filme arrasaram, mas desta vez sai sem aquela impressão de que gostaria de ser um bond James Bond