11.9.12

REPLAY - TRILOGIA BOURNE

Há algo de especial nessa versão anos 2000 de A IDENTIDADE BOURNE. O filme deu um novo gás ao gênero ação e espionagem. Conseguiu até mudar o modo de se fazer um filme de James Bond. Quando Daniel Craig estreou no papel do agente secreto, James Bond havia sido reformulado no estilo Jason Bourne, basta dar uma olhada nos momentos finais de Cassino Royale e na sequência de abertura de Quantum of solace.
Faz a gente esquecer da mini serie de 1988, com Richard Chamberlain como Jason Bourne. Devidamente lançada em dvd após o sucesso desta trilogia.
O primeiro filme tinha muito material para manga. Matt Damon perdeu a memória e a gente vai aos poucos descobrindo novas informações sobre o cara. O filme guarda seus segredos muito bem. Mas foi estranho, e chato, ver Franka Potente de volta no segundo filme, só para morrer nos primeiros minutos. As melhores cenas de ação se concentram no terceiro filme quando Jason Bourne resolve que está na hora de contra atacar.
Os minutos finais são legais, de repente o cara sai nadando. O novo filme, O legado, fez uma homenagem a este final (e também ao filme de 2002), com Jeremy Renner imóvel na água, em sua primeira cena.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the Bourne identity, the Bourne supremacy, the Bourne ultimatum
ANO: 2002, 2004, 2007
PAÍS: eua, alemanha, república checa
DURAÇÃO: 119, 108, 115 min
DIRETOR: Doug Liman (jumper, sr e sra Smith, vamos nessa), Paul Greegrass (zona verde)
ELENCO: Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper, Clive Owen, Julia Stiles, Brian Cox, Karl Urban, Joan Allen, Édgar Ramirez e Scott Glenn
PRÊMIOS: O ultimato Bourne, 3 Oscars (edição, edição de som e mixagem de som)