18.9.12

JOHN CARTER ENTRE DOIS MUNDOS

O filme custou uma fortuna e foi um fracasso nos cinemas. O presidente da Disney, na época, até pediu demissão. Então JOHN CARTER é um filme ruim? Deixa eu ver: ator principal de terceira categoria, um final comprido demais, um roteiro meio adulto e meio infantil. No outro prato da balança, temos efeitos especiais incríveis, muita história para contar em pouco tempo (e no ritmo errado), e uma trama geek demais para um filme de ação. Ora, muita coisa pode ser salva aí. Em casa, na tela pequena, pode funcionar bem melhor, use o pause e visite a geladeira, sem pressa. O filme é baseado num livro que já tem quase 100 anos. Esse livro é um marco na história da ficção científica, inspirou muitas produções do gênero no último século, de star wars a avatar. Logo, você tem que evitar de fazer comparações com esses clones de John Carter. Ele veio antes de toda essa gente.


ESSE CARA ESTÁ REPRESENTANDO A TERRA?

Hoje sabemos que Marte é um planeta vazio, mas esse planeta ainda guardava muitos segredos quando "uma princesa de Marte" foi escrito. Ao invés de fugir de Marte, como Spielberg fez no remake de "guerra dos mundos", esse filme nos mostra um planeta vermelho cheio de vida, enquanto isso, na Terra, estamos no século 19, e ninguém está enviando sondas para o espaço. Aí pinta aquela sensação chata, talvez o filme tenha um final feliz, mas a gente já sabe como tudo vai terminar no planeta vermelho, extinção total. John Carter está procurando por ouro no meio de uma guerra entre o homem branco e os índios locais. Um misterioso amuleto o leva até o planeta Marte e o filme finalmente decola. Inclusive o personagem principal. Uma vez que a gravidade de Marte é mais fraca que a da Terra, John pode dar saltos enormes com pouco esforço e ele também ganha super força (seus músculos estão acostumados com a gravidade da Terra, então é fácil levantar qualquer tipo de rocha em Marte). Sim senhor, tem sci fi cerebral nesse filme. John vai parar no meio de uma guerra entre duas raças humanóides. Enquanto uma princesa tenta salvar seu reino, John encontra os "índios" locais. E um grupo de seres imortais atua nos bastidores da guerra, guiando o rumo das civilizações. O dvd tem uma capinha legal, o dvd + blu também, e o blu 3D idem. Mas o blu 2D traz apenas uma cena do filme, nada de poster, eu não dou sorte mesmo. Um único disco, poucos extras, mas eles são interessantes.









VEJA TAMBÉM: (os clones) Stargate, Avatar, Príncipe da Pérsia, Krull, O último guerreiro das estrelas, Atlantis o reino perdido, O guia do mochileiro das galáxias, Duna, Inimigo meu, A princesa Xuxa e os trapalhões, O vingador do futuro (1990), Star wars uma nova esperança.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: John Carter
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 132 min
DIRETOR: Andrew Stanton (vida de inseto, procurando Nemo, Wall-e)
ELENCO: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Willem Dafoe, Thomas Haden Church e Mark Strong