1.9.12

FIQUE POR DENTRO DE DONNIE DARKO

1- Segundo o filme, que se passa em 1988, o mundo vai acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. A soma desses números dá 88, e tem muito número 8 espalhado por esse filme. "De volta para o futuro" é mencionado, a velocidade do Delorean é de 88 milhas por hora. Donnie Darko foi filmado em 28 dias e há 28 cenas adicionais na versão do diretor.
2- A contagem para o fim do mundo é na verdade o mês lunar (27 dias, 7 horas, 43 minutos e 11 segundos) adicionando ou subtraindo 1.
3- No quadro negro, Donnie vê a frase Cellar Door, ele pergunta para sua professora o que significa isso e ela lhe diz que "Um famoso escritor disse certa vez que, de todas as frases na língua inglesa, de todas as combinações de palavras em toda a história, Cellar Door é a mais bonita". Foi JRR Tolkien (autor de "o senhor dos anéis") quem disse isso.
4- Esse foi o primeiro filme de Seth Rogen.
5- Há muitas referências aos quadrinhos nesse filme. Vários personagens possuem nomes e sobrenomes que começam com a mesma letra: Donnie Darko, Cherita Chen, Frankie Feedler, Daye Dennis, Joannie James, Sean Smith, Donnie Dickson. Como Peter Parker, Lois Lane, Bruce Banner...
6- Após os créditos finais, na versão do diretor, aparece o titulo do filme seguido por um desenho do coelho Frank.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2001
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 113 min, 133 min (versão do diretor)
DIRETOR: Richard Kelly
ELENCO: Jake Gyllenhaal, Maggie Gyllenhaal, Patrick Swayze, Drew Barrymore e Seth Rogen.

hugo disse...

Sem contar a música MAD WORLD!!!

Anselmo disse...

Nunca tinha visto o filme, apesar de já ter ouvido falar. Vi a versão do diretor e claro, não entendi muita coisa. Fui no pc, fucei bastante na internet e descobri que é do mesmo diretor de "A Caixa". Mais tranquilo, por saber que o problema não era comigo, revi o filme e tirei minhas conclusões durante o jantar. Isso tudo hoje, ao menos seis horas de Donnie Darko em meu domingo (bem melhor que futebol, faustão, etc rs).

É fácil entender porque o filme é tão cultuado, além de muito interessante é bem complexo e dá margem a muitas teorias. Não vou aqui discorrer sobre minhas conclusões nem levantar mais teorias, pois seria mais produtivo e bem mais divertido discutir o filme pessoalmente, com mais um grupo de amigos. Mas gostaria de dizer que adorei o clima oitentista, não só pela ambientação mas pelo aspecto de velho que se percebe na imagem. Pareceu realmente que o filme foi rodado em 1988 com equipamentos da época! Ponto para as referências(Smurfs, Married With Children e BTTF) e para a excelente trilha sonora. Tears for Fears é sem dúvida a cara dos anos 80.