5.6.12

TOP 10 - QUADRILOGIAS

10ª POSIÇÃO - MÁQUINA MORTÍFERA
Lançou moda, um filme policial que também é uma comédia. É quase uma nova versão de 48 horas. Tem o cara todo certinho e seu parceiro maluco, uma fórmula que é usada até hoje! Depois de dois filmes, a coisa virou uma tele novela. Os protagonistas ficaram velhos e os filhos de Danny Glover cresceram, virou um filme família. Pelo menos, os quatro filmes respeitam a passagem de tempo.
O melhor capítulo: O primeiro.
Ponto fraco: Joe Pesci entrou para a "família" no segundo filme, tirando de Mel Gibson o posto de "alívio cômico".
Vem mais? Sem diretor e sem elenco, mas prometido para 2015.



9ª POSIÇÃO - SHREK
A Dreamworks acertou em cheio, atacando a Disney, descobriu a verdadeira fórmula do sucesso. Shrek ainda ganhou uma continuação de responsa, mas depois... perdeu o rumo, parece ter ficado sem assunto. Com tantos coadjuvantes roubando a cena, raramente o ogro conseguia dar uma de personagem principal.
O melhor capítulo: O segundo
Ponto fraco: O terceiro filme.
Vem mais? O quarto filme foi vendido como "o capítulo final". Acho que queriam tocar seu coração e fazer você pedir mais. Mas, embora seja melhor que o terceiro, o quarto filme é fraquinho. Então, acho que acabou mesmo. Ou a Dreamworks será chamada de mentirosa, ou um "Shrek: a origem" pode pintar algum dia...



8ª POSIÇÃO - RAMBO
O primeiro filme tem um começo, um meio e um fim. Mas o personagem principal é quase "um maluco qualquer", parece não ter potencial algum. Algo poderia ser reaproveitado? Stallone se juntou a James Cameron e Rambo foi turbinado na continuação escrita pelos dois. Se tornou um ícone e deixou o palco com dignidade. Trazer o personagem de volta para um quarto filme, 20 anos depois do terceiro, foi complicado. O mundo mudou, onde podemos encaixar um cara como Rambo nos dias de hoje?
O melhor capítulo: O segundo
Ponto fraco: O quarto filme apelou para a ultraviolência para poder ser levado a sério.
Vem mais? Sly ainda quer fazer um filme de despedida.



7ª POSIÇÃO - SUPERMAN COM CHRISTOPHER REEVE
Literalmente, o primeiro filme provou que o homem podia mesmo voar. O segundo, no meio a meio, foi salvo pelos vilões, porque o herói estava preso num romance meia boca. O terceiro deixou o herói de lado e investiu na comédia. O quarto filme conseguiu ser pior ainda, investiu no patriotismo, numa mensagem furada de paz, e no ridículo.
O melhor capítulo: Os dois primeiros são bons.
Ponto fraco: Os dois últimos filmes.
Vem mais? Não.



6ª POSIÇÃO - MISSÃO IMPOSSÍVEL
O primeiro filme tinha aquela cara de M:I "O" filme, o segundo fez mais sucesso ainda, cheio de cenas de ação mirabolantes que, hoje em dia, a gente não consegue engolir. O terceiro tentou ser mais psicológico apelando para o suspense, mas apenas encheu linguiça. A ação voltou com tudo no quarto filme, numa trama mais interessante.
O melhor capítulo: O primeiro e o quarto.
Ponto fraco: O terceiro filme, coelho branco cretino aquele.
Vem mais? Sim, e Jeremy Renner vai voltar.




5ª POSIÇÃO - DURO DE MATAR
O cinema de ação em seu melhor momento. E ninguém ligou para a repetição no segundo filme, onde tivemos apenas uma mudança de cenário. Depois disso, a franquia quebrou a tradição do natal. O terceiro filme ainda tem gás, e um pouco de suspense, mas no quarto episódio vemos um novo Bruce Willis. O cara simplesmente esqueceu quem era John McClane.
O melhor capítulo: Os dois primeiros filmes.
Ponto fraco: MacClane vs Tecnologia moderna no quarto filme.
Vem mais? Nada até 2014




4ª POSIÇÃO - PÂNICO
Mudou o gênero do terror, marcou época e gerou muitos clones. A franquia tentou evoluir no segundo filme apenas aumentando o conteúdo do filme anterior. O terceiro já mostrava sinais de cansaço (Neve Campbell recebeu uma fortuna para voltar à franquia) e o quarto, tardio, fez homenagens à trilogia, mas não trouxe nenhuma novidade.
O melhor capítulo: Os dois primeiros.
Ponto fraco: O final do quarto filme.
Vem mais? Corre o risco de virar seriado de tv.





3ª POSIÇÃO - PIRATAS DO CARIBE
O primeiro filme era bem modesto. Uma ótima aventura. O segundo caprichou no humor e o terceiro só quis saber de se exibir nos efeitos especiais, tinha tantas reviravoltas que irritava. O quarto filme voltou às origens, sem exageros. Johnny Depp se tornou a razão de viver da franquia.
O melhor capítulo: Os dois primeiros.
Ponto fraco: Mudanças de lado no terceiro filme, a deusa ficou devendo.
Vem mais? Sim, o quinto filme já foi anunciado. Orlando Bloom está doido para voltar.




2ª POSIÇÃO - INDIANA JONES
Outro marco histórico do cinema de ação e aventura. Enquanto estava em seu auge, três grandes filmes surgiram. Vários atrasos na produção do quarto filme aumentaram a expectativa dos fãs. E ela estava alta demais em 2008...
O melhor capítulo: Os três primeiros.
Ponto fraco: Seres de outra dimensão.
Vem mais? O quinto filme já foi anunciado. Para quando? Ninguém sabe. George Lucas se aposentou recentemente (de novo).





1ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO
O primeiro filme conta uma história bem interessante e nos deixa com um enigma no final. O segundo foi muito mais além, em vários sentidos, mas encerrou a trama definitivamente. O terceiro filme, do tipo "feito para lucrar", tentou criar um futuro alternativo para poder trazer os personagens de volta, apelou demais. Essa quadrilogia só está na primeira posição por conta do quarto filme. Vinte e cinco anos depois do primeiro Exterminador, o filme de 2009 respeitou a mitologia da saga com uma fidelidade absurda, sem mudar nada! É o futuro, como nos foi descrito décadas atrás, que também é o passado do filme de 1984.
O melhor capítulo: 1, 2 e 4
Ponto fraco: No fim das contas, o terceiro filme, sem Linda Hamilton, não serviu para nada. Os outros três formam uma trilogia perfeita.
Vem mais? Arnold quer ver um novo filme. Mas ele teria que ser uma continuação do quarto. Christian Bale ainda precisa mandar seu pai para o passado e fechar o ciclo.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Ok, mas e o alien?

A serie ALIEN VS PREDADOR (1 e 2) juntou o primeiro Alien ao segundo Predador (que já havia unido as duas franquias em seu final).
Aí, ficamos com 8 filmes.
Mas parece que PROMETHEUS vai mudar tudo, o filme deverá contar a origem dos aliens, lá no futuro.
Se isso acontecer, vamos ter que desconsiderar o filme O PREDADOR 2 e também a serie Versus (sem falar nos gibis e nos video games).

Anônimo disse...

Orlando Bloom de volta... não!

Anônimo disse...

Costumo não considerar o termo "Quadrilogia". A partir do quarto filme, pra mim já é uma cine-série. Pois todos nós sabemos que não vai parar (pode demorar, mas não vai parar) num quarto filme.

No caso de "Máquina Mortífera", é óbvio que o quinto filme não aconteceu por causa das "loucuras" (pra soar mais leve) do Mel Gibson.

P.S. Senti falta de outras quadrilogias ("Tubarão", "Resident Evil, "O Exorcista", e por aí vai) nessa lista. Mas eu já sei o motivo de você não querer coloca-las!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anonimo

não foi um "top 10 quadrilogias até o momento", se fosse eu teria que encaixar a saga crepúsculo,
o quinto resident evil vai estrear em setembro, então deixei de fora,
e
nenhuma das dez posições da lista tem uma data definida para uma volta.

o exorcista e o tubarão estariam presentes se fosse um top 15, mas só consegui juntar 14 então...

Mich disse...

Ah, tá bom. Valeu pelo esclarecimento.

Ei, hoje eu assisti "Os Que Chegam Com a Noite". Esse filme é considerado o primeiro prequel do cinema.
Daí eu pensei em te sugerir um post sobre prequels, a não ser que você já tenha feito um.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

acho que ainda não fiz nada sobre prequels Mich, vou anotar sua sugestão, valeu

Anônimo disse...

Adorei a lista mas tem um errinho desatento.

Superman vai ter um novo filme "Man of Steel " dirigido pelo Zack Snyder e Produzido pelo Chris Nolan.

Eu adoro quando tenho tempo de ficar em casa e ler o Blog tranquilo.

Bjão
R.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi R

nada de erros, essa é a quadrilogia do Christopher Reeve, como escrevi na postagem, por isso o filme do Brandon Routh também ficou de fora, e, infelizmente, não haverá novos filmes do sups com o Chris