25.6.12

SOMBRAS DA NOITE

Ok, acho que a primeira coisa que tem que ser dita sobre esse filme é: isso não é uma comédia. É um filme que, por um acaso, tem algumas piadinhas. E muitas delas estão no trailer, fazendo a gente pensar numa comédia. No filme o humor é raso, ele divide espaço com cenas do tipo terror e humor negro, mas diverte pouco. Alguns personagens são mortos sem cerimônias, e Johnny Depp, apesar de soltar algumas piadinhas (especialmente quando está se ambientando no século 20) está na verdade na pele de um personagem trágico. Tem Tim Burton e Danny Elfman, mas não o mesmo clima de seus filmes anteriores. O cenário gótico está lá mas falta conteúdo, a trama traz personagens complexos mas costuma deixá-los de lado. A gente até nota o toque de Tim Burton em alguns momentos no começo, mas depois o filme perde o rumo. Tenha em mente uma coisa, não entre no cinema esperando ver Johnny Depp numa comédia fazendo caras e bocas.

HIPNOSE ESTILO TRUE BLOOD

A bruxa Angelique (Eva Green, que bom, nada de seios a mostra) é apaixonada por Barnabas Collins (Depp), o herdeiro da família mais rica do pedaço. O filme começa em 1752, Angelique é uma das criadas da mansão Collins e o amor da moça não é correspondido. Irada, ela transforma o cara num vampiro e joga toda a cidade contra ele. Barnabas é preso num caixão e é esquecido por todos. Duzentos anos depois, ele é libertado, o ano é 1972, e agora ele quer ajudar seus descendentes que estão na pior. Michelle Pfeiffer vive com a filha, o irmão e o sobrinho na mansão Collins que está caindo aos pedaços. Barnabas quer fazer com que a família Collins volte a lucrar no ramo da pescaria, mas todos os pescadores da região trabalham para Angelique, que se tornou a pessoa mais amada da cidade, e passou 2 séculos humilhando a família Collins (que acredita estar amaldiçoada). Enquanto Barnabas enfrenta a bruxa no mundo dos negócios, o restante da família fica de lado. Eles voltam a ter importância para o filme no final, no clímax, com algumas revelações bobinhas e desnecessárias para a trama. O maior problema do filme é o clima, quer ser uma comédia, um terror, romance ou drama? Nada disso está em equilíbrio na trama. Alugue o dvd, diga legalzinho e depois dê um tchau. Ah sim, para se proteger do sol, Barnabas usa um estranho guarda chuvas que foi tirado de um certo filme de Halloween, vamos ver se você descobre que filme é esse.










VEJA TAMBÉM: A morte lhe cai bem, Os fantasmas se divertem, A família Adams.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORGINAL: dark shadows
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 113 min
DIRETOR: Tim Burton
ELENCO: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Helena Bonham Carter, Christopher Lee (ponta), e Alice Cooper (participação especial)
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 22 de junho