4.6.12

BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR

Novas versões de velhos contos, a moda não é nova mas agora veio com tudo. E você tem que se preparar para isso, não entre num cinema dizendo que você já sabe tudo o que se deve saber sobre Branca de Neve e tal. Neste filme, tem game of thrones, o senhor dos anéis, A lenda... e ganha um caramelo quem encontrar uma referência ao desenho A princesa Mononoke. Ou seja, o filme tenta se afastar ao máximo do clássico da Disney (muita gente costuma tomar a versão da Disney como "a oficial"). E não tente fazer comparações com "espelho, espelho meu", aquele filme é uma comédia para os pequenos. BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR já é um campeão de bilheteria em seu fim de semana de estreia. Tem o Thor e tem a KS como iscas no elenco mas, depois de ver o filme, você vai descobrir que quem realmente brilhou em cena, foi a Charlize Theron. O filme exige demais da personagem principal, como se ela fosse uma deusa, mas a própria personagem foi esquecida pelo roteiro (é uma deusa para todos, mas age como uma garotinha assustada e perdida, ela parece estar em outro filme), é claro que a atuação da KS acaba estragando ainda mais a trama que foi pouco trabalhada nesse ponto. Já se fala de uma trilogia e é bem verdade que o filme deixou duas pontas soltas no final mas... embora o filme seja uma ótima aventura, quem já ouviu falar em Branca de neve 2?


PRA CASA AGORA EU VOU

O filme começa legal, a jovem Branca de Neve é uma atriz muito mais competente que a KS. Vemos a morte da rainha e depois a morte do rei, assassinado pela nova esposa. Esse é o passatempo favorito de Ravenna, destruir reinos inteiros. Depois de matar o rei, ela abre as portas do castelo para seu irmão e seu exército. Ela precisa sugar a juventude de donzelas para se manter jovem, mas, por algum motivo, ela mantêm a princesa presa no castelo por 15 anos. E, novamente, por algum motivo, o espelho mágico deixou um grande conselho para mais tarde: se Ravenna comer o coração da princesa, se tornará imortal. É nesse momento que Neve Branca (será tarde demais para mudar o nome da personagem aqui no Brasil?) foge do castelo pelo sistema de esgoto, com a ajuda de dois passarinhos e um cavalo (nesse momento você vai dizer: ah, fala sério! Mas existe uma explicação para isso). A rainha envia o caçador sem nome até a floresta negra para trazer a princesa de volta. Ele descobre que foi enganado por Ravenna e fica do lado da moça, juntos, eles encontram oito anões (quem disse que precisam ser 7?), entre eles está o Bob Hoskins e o Ray Winstone (são anões do tipo "o senhor dos anéis", e não anões de verdade). A missão é levar a princesa até um duque, que possui um exército, que pode ajudá-la a reconquistar seu trono. Ótimos efeitos especiais, alguns desnecessários e outros estranhos e sem maiores explicações. O final é bobinho (aquele Troll deveria ter reaparecido na batalha final) e KS está em uma de suas piores atuações (aquela criatura dourada do espelho mágico é o mais perto que a moça vai chegar de um Oscar). O restante do filme é ok, valeu pela diversão e pelos momentos "sociedade do anel".










VEJA TAMBÉM: O feitiço de Áquila, A lenda, Os irmãos Grimm, A garota da capa vermelha, Espelho espelho meu, Encantada, Para sempre Cinderella, Floresta negra: Branca de neve - um conto de terror.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Snow White and the Huntsman
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 127 min
DIRETOR: Rupert Sanders
ELENCO: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Sam Claffin, Bob Hoskins, Ray Winstone
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 1º de junho

joão disse...

na verdade, a melhor tradução pra 'snow white' não seria 'neve branca' (nem 'branca de neve')

mas sim algo como 'branca como a neve'

assim como em 'blood red' o sangue tá qualificando o grau de vermelho, em 'snow white' a neve tá qualificando o grau de brancura

esse nome, snow white, na verdade funcionaria muito bem como um nome de tinta ou de esmalte, pois é um indicador de uma cor muito específica (que só funciona no conto pois é o tom de pele da princesa assim batizada)

perdão por esse momento cdf-chato-preciosista, nem sou da linguistica mas sempre quis defender essa minha opinião sobre branca de neve e nunca encontrei o espaço adequado hahah obrigado, alessandro, beijos

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi joão

eu não estava tentando traduzir, apenas sugerindo algo mais proximo de um nome, se bem que ficou meio indigena...

Jessika disse...

Oie!! Eu ando meio sumida dos comentários, mas visito o site todo dia =) Eu sou meio devagar, mas queria confirmar com vc, quais seriam as pontas soltas!?
O blog continua excelente!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi jessika

você já viu o filme, certo?

Após a batalha final, a princesa encara o espelho mágico e... nada acontece, o destino do espelho é incerto.

Ela não ficou com o filho do Duque e nem com o caçador, esse triângulo amoroso poderá ser o pano de fundo para a continuação

Jessika disse...

Eh isso msm q eu imaginei.. Assisti sim, e adorei!! a Branca de Neve deixou a desejar, mas o caçador salva tuuudo! bjs*