16.4.12

REPLAY - SOMENTE DEUS POR TESTEMUNHA

Hã? Como assim? Bem, tanto SOMENTE DEUS POR TESTEMUNHA quanto TITANIC de James Cameron são baseados em fatos reais. O filme de 1958 foi escrito a partir dos relatos dos sobreviventes, é incrivelmente fiel à realidade. Baseado no livro de Walter Lord, que se tornou um expert no assunto, ajudando até James Cameron no filme de 1997, SOMENTE DEUS POR TESTEMUNHA é metade filme metade documentário histórico. Não existem personagens fictícios ou nomes fictícios neste filme. Mas ele toma algumas liberdades artísticas sem comprometer a trama no geral. E quando você encarar esse filme de 1958, vai ter uma surpresa! James Cameron retirou muitas coisas deste filme (tirando os fatos reais), inclusive alguns diálogos. Sim, o filme de 1997 É um remake!

O filme começa nos apresentando a um grupo de personagens (todos verídicos) que estão a caminho do Titanic. Eles fazem parte de um grande elenco, alguns estão na terceira classe, outros na primeira. Não existem "personagens principais", você vai reconhecer o capitão e também a famosa Molly Brown (interpretada por Kathy Bates em 1997). Depois de 30 minutos de filme, iceberg. Na época, ninguém sabia que o navio havia se partido ao meio, os sobreviventes já estavam longe, não haviam luzes acesas e a ruptura aconteceu sob a água. Então, esse Titanic simplesmente mergulha no mar. Para 1958, esse filme é uma mega produção. Maquetes do navio foram criadas e um tamanho gigante também, para os atores. Muita água e muita ação, o pessoal se agarrando na popa nos minutos finais, não deve nada ao filme de 1997. O drama também rola solto, crianças perdidas, a luta pelos poucos botes salva-vidas e o sufoco dos passageiros da terceira classe.
Esse filme é imperdível e obrigatório para dois tipos de pessoas. Aqueles que amam o filme de 1997 e aqueles que gostam apenas da metade "tragédia" do filme de 1997, nada de romances adolescentes desta vez.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: a night to remember
ANO: 1958
PAÍS: reino unido
DURAÇÃO: 123 min
DIRETOR: Roy Ward Baker (almas desesperadas)
ELENCO: Kenneth More, Ronald Allen, Robert Ayres entre outros.