14.4.12

cinema, homens e pipoca apresenta



APERTE PLAY

TITANIC

EDIÇÃO ESPECIAL

Na foto acima, um rebocador leva o RMS Titanic para fora do porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912. O navio levava 2.208 passageiros e 899 membros da tripulação. O Titanic tinha 20 botes salva-vidas, no caso de um acidente, apenas 33% dos passageiros poderiam ser salvos. Mas isso era impensável, nem mesmo deus, diziam, conseguiria afundar este navio.
Ele não era o maior navio de sua época, mas era de longe o mais luxuoso. Em sua viagem inaugural, com destino a Nova York, ele passou pela França e pela Irlanda, recebendo mais passageiros, num total de 2.240. Seu naufrágio, na madrugada de 15 de Abril de 1912, que resultou na morte de 1.496 pessoas, se tornou uma das maiores catástrofes marítimas da história. Por 73 anos, o navio mexeu com a imaginação das pessoas, gerou muitos filmes, livros, especiais de tv e algumas lendas. Por 73 anos, ele guardou seus maiores segredos na escuridão, a 4 mil metros de profundidade. Até ser descoberto no dia 1º de Setembro de 1985.


A TRAGÉDIA

14 DE ABRIL, 23h40
O navio viajava a 21 nós, rápido demais para desviar de um iceberg que o atingiu a estibordo. Não se esperava ver um iceberg tão ao sul daquele jeito, mas o navio foi projetado para continuar na superfície mesmo com quatro ou cinco de seus compartimentos de estanques cheios de água. O rasgo provocado pelo iceberg inundou 6 compartimentos a partir da proa.

15 DE ABRIL, 1h50
Uma das lendas que envolviam o naufrágio dizia que o navio levou quase 3 dias para afundar. Hoje sabemos que foram duas horas aproximadamente. A proa começou a afundar, empinando a popa do navio.

2h18
Por conta da tensão na proa, o navio começa a se partir em dois no ponto na frente da terceira chaminé. A popa se inclina para cima e para a esquerda enquanto a proa, presa ao restante do navio por um pedacinho do casco, afunda completamente.

2h19
A proa se solta da popa. Ela afunda com vários passageiros ainda em seu interior e leva cinco minutos para atingir o leito do oceano.

2h20
A popa se estabiliza na superfície, mas a água continua entrando pelo buraco e ela afunda rapidamente. A pressão da água torce e despedaça a popa durante a queda, bolsões de ar explodem quando ela chega a 150 metros de profundidade. Caindo em parafuso, a popa sofre os efeitos da pressão e quando atinge o leito do mar ela se reduz a ruínas.



APÓS O NAUFRÁGIO
Novas medidas de segurança são adotadas em relação ao número de botes salva-vidas em uma embarcação. Em 1914, surge a patrulha internacional do gelo, que rastreia cada iceberg no Atlântico norte. Em 1958 é lançado o filme "somente deus por testemunha", contando a história do naufrágio. Em 1985 os destroços do navio são localizados, até então, ninguém sabia que o Titanic havia se partido ao meio.


O FILME

James Cameron pegou uma pintura do navio afundando, com os sinalizadores brilhando no céu noturno, e levou até os executivos do estúdio. "É isso aqui + Romeu e Julieta", ele disse, e o projeto foi aceito no mesmo segundo.
O diretor já desceu até o local do naufrágio do Titanic mais de 30 vezes nos últimos anos. Até ajudou a desenvolver a tecnologia necessária para explorar e filmar o local. Em 1995, fez um teste e criou uma sequência digital do naufrágio tentando conseguir o máximo de realismo histórico a partir das últimas descobertas arqueológicas (aquele casal de idosos que morre abraçado numa cama? fato real!), partindo o navio ao meio e tudo o mais.

Fez algumas visitas ao Titanic, mas ainda não tinha imagens com uma boa resolução para usar no filme. Começou a criar maquetes do navio, inclusive uma réplica do Titanic no leito do mar. E ainda construiu um modelo em tamanho real, 10% menor que o original na verdade, oco, mas caro, no México. E a Fox resolveu dizer "basta".

Cameron conseguiu chegar a um acordo com o estúdio e a produção continuou em pé. Agora ele estava construindo uma réplica da popa em tamanho natural que se moveria com a ajuda de macacos hidráulicos para cima e para baixo.

Também foi necessário criar uma lagoa artificial para afundar duas metades, em tamanho real, do Titanic. O diretor precisava de mais dinheiro e a Fox disse "não", então ele resolveu abrir mão de seu salário para continuar com a produção. O orçamento do filme chegou a 200 milhões, bateu o recorde de "Waterworld", e como o filme de Kevin Costner, estava fadado a se transformar no maior fracasso da história.

Nos bastidores, até os atores sofriam. Não se podia usar água quente durante as filmagens, o vapor poderia aparecer no filme, então, usavam água fria de verdade. Kate Winslet (no papel que quase foi de Gwyneth Paltrow) pegou pneumonia. Leonardo Dicaprio chegou a discutir com James Cameron várias vezes. Ele nem sequer queria gritar "eu sou o rei do mundo" porque não entendeu a motivação do personagem. Muito me espanta ver o ator dizer, hoje em dia, que está feliz por ter participado de um filme que foi um marco na história do cinema. Para ele, esse filme foi um pesadelo. E o estúdio queria ver Matthew McConaughey no papel de Jack Dawson. O diretor acertou em cheio ao escolher Leonardo DiCaprio, parte do sucesso do filme se deve a presença do rapaz que atraiu milhões de meninas para os cinemas. Na cena em que Jack faz um desenho de Rose, vemos as mãos do diretor segurando o lápis.

James Cameron também escalou Billy Zane para um papel. O ator havia acabado de se assumir gay e acreditava que, por conta de sua saída do armário, nunca mais arrumaria um trabalho em Hollywood.
Temos aqui um dos melhores trabalhos de James Horner (Cameron queria Enya, mas ela recusou o convite). Uma trilha musical que faz valer a compra dos dois CDs que foram lançados (Titanic e Back to Titanic). A canção interpretada por Celine Dion foi gravada uma única vez. Aquilo que ouvimos até a exaustão em 1998, é na verdade uma gravação teste. Celine nunca mais cantou essa música num estúdio.

A edição final do filme levou uma eternidade para ficar pronta. Como aconteceu em "aliens o resgate" e em "o segredo do abismo", James Cameron se viu obrigado a fazer muitos cortes. Ele apresentava o filme, a Fox pedia alguns minutos a menos, ele cortava, e a Fox continuava exigindo cortes. Para o estúdio, o filme estava longo demais. Quando percebeu que boa parte da trama se perderia caso aceitasse as exigências do estúdio, Cameron começou a gritar com todo mundo, arrumou muitos inimigos, mas ele tinha seus aliados. E no fim, nenhuma das partes ficou satisfeita com a duração final de 194 minutos.
A estreia nos cinemas foi bem modesta, a Fox não acreditava no sucesso do filme. Estava querendo se ver livre de James Cameron e de seu delírio cinematográfico. O filme foi exibido em poucas salas. Mas o público adorou e teve inicio uma propaganda boca a boca. Logo, outros cinemas começaram a pedir cópias do filme. Foi a mesma coisa com Star Wars em 1977. Houve um "segundo lançamento" e a coisa explodiu. Ainda estava em cartaz nos cinemas quando o vhs foi lançado. E tirou Jurassic Park do topo da lista das maiores bilheterias mundiais.
O filme chegou ao Brasil no dia 16 de Janeiro de 1998. Na minha cidade ele recebeu duas estreias, a segunda após o Oscar.

OSCARS

O filme recebeu 14 indicações ao Oscar, empatando com "A malvada", levou 11 estatuetas para casa, empatando com "Ben-Hur". A cerimônia já começou mostrando no palco um pedaço da proa do navio, estava na cara que aquela seria a noite de James Cameron. O filme perdeu os Oscars de atriz e atriz coadjuvante, e melhor maquiagem. Helen Hunt, a única atriz norte americana entre as indicadas, levou a estatueta (muito suspeito). Leonardo DiCaprio (com apenas uma indicação ao Globo de ouro) não esteve presente, nem mesmo para dar uma força aos amigos de elenco. Atualmente, Kate Winslet está divulgando a versão 3D mundo afora sem o rapaz ao seu lado (!?!?). James Cameron lhe mandou um obrigado quando subiu ao palco. O filme já estava acumulando um Oscar atrás do outro quando Madonna apresentou o prêmio de melhor canção: "Oh, que surpresa, my heart will go on", ela disse, após abrir o envelope. Quebrando o protocolo, o diretor pediu um minuto de silêncio em homenagem às vitimas do naufrágio e depois gritou "eu sou o rei do mundo".

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Dia 14 de abril de 1912
23h40 (horário de Brasília?)
O Titanic colidiu com um iceberg e afundou na madrugada do dia 15.
1.496 pessoas morreram no mar.
Há exatamente 100 anos.

Já estou indo para a cama, vou tentar não pensar nisso.
Mas fica aqui a homenagem, o blog ficará em silêncio até segunda feira.

Anônimo disse...

Podem falar o que quiserem , mas é um filmaço!!
Fui assistir no fim de semana de estreia em Campinas, depois fui acompanhar uma amiga um mês depois e tivemos de comprar os convites antecipadamente, só tinha pra quinze dias depois!!!! no começo de outubro daquele mesmo ano fui assistir O Resgatedo Soldado Ryan tambem em campinas e ainda tinha uma sala passando Titanic e me lembro de ter contado 26 pessoas na fila do bendito...
Abraço Alessandro
Bom fim de semana

Adriano

Hugo disse...

Titanic em 3D

1. Fila imensa para v (denovo) um filme de 1998;
2. Piadas já sem graça e piadas sem graça tornaram-se engraçadas;
3. Como muita coisas evoluiu, no âmbitos dos efeitos especiais;
4. Filme visto sobre outra ótica, como uma única pode ser tão sem graça?(jack, foi aqui que nos conhecemos..)
5. 3h de duração mais a história em si mostra curto tempo;
6. Graças! Nenhuma "teen" histérica gritou quando Dicaprio apareceu...
7.A Cena da chaminé... com 3D pareceu que ia cair em mim (me assustei!)
8. Sim! Vi em 3D, e gostei e muito!

Anônimo disse...

eu ñ tive a chance de assistir em 3d

Unknown disse...

titanic o melhor filme.