19.4.12

8 FILMES QUE DEVERIAM GANHAR UMA NOVA VERSÃO POR CONTA DOS AVANÇOS NOS EFEITOS ESPECIAIS

OS GREMLINS
O retorno dos monstrinhos já foi prometido várias e várias vezes na última década. E não precisa ser um remake, todos nós já conhecemos as regras. O novo filme teria apenas que corrigir os "defeitos" dos filmes anteriores, digo, os movimentos limitados dos bonecos. Desta vez, os Gremlins seriam 100% digitais, poderiam fazer qualquer coisa, até correr atrás de uma vitima. Chega de monstrinhos pregados no chão.

BRINQUEDO ASSASSINO
O mesmo problema, mobilidade. O primeiro filme, com os recursos da época, não decepcionou, apresentou um Chucky bem animado. Mas um Chucky digital iria muito mais longe. Dois filmes já foram prometidos para 2014.

JASÃO E OS ARGONAUTAS
Eu amo esse filme. Os efeitos especiais ainda são impressionantes, como fizeram isso em 1963?? Um remake poderia substituir os monstros (bonecos animados por stop motion) por bichos digitais. Hoje, personagens em CGI interagem perfeitamente com atores e com o cenário. "Fúria de titãs" já teve sua chance, eu não seria contra um remake, se for um filme tão bom quanto o original, vou gostar dele também.

A HISTÓRIA SEM FIM
Um dos meus filmes favoritos, tá no meu top 20. Mas os efeitos especiais sempre me incomodavam. Mover a boca do Falcor era complicado, o boneco era grande demais, e sincronizar os movimentos da boca com as falas era quase impossível. Raramente ele aparecia de corpo inteiro. Um remake cheio de efeitos digitais, e com um Falcor mais animado, dificilmente vai superar o filme original, ele é pura magia, mas seria um ótimo show de imagens.

OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO
Não mexa nesse filme, posso morder você. Que tal apenas uma continuação? com outro elenco? Esse filme está cheio de efeitos especiais, de vários tipos, fantasias, bonecos, stop motion, etc. "De volta para o bairro proibido" traria monstros digitais e demônios com maior poder de fogo. E tem que ter John Carpenter na direção ou nada feito.

KRULL
Esse filme te dá apenas duas opções, ou você o ama ou você o odeia. Nunca vi um filme tão controverso (é a primeira vez na vida que escrevo essa palavra, saiu certo?) tem seus defensores e seus inimigos. Se você ainda não viu esse filme, tem que se perguntar: estou pronto para Krull? O filme quer muito, mas os efeitos da época não ajudam. Aí pinta uma frustrante batalha final e o vilão (um efeito especial) morre fácil fácil. Um remake com efeitos digitais seria cheio de ação nos momentos em que o filme de 1983 tentou e ficou devendo.

VIAGEM FANTÁSTICA
James Cameron nos prometeu um remake desse filme em 1998, e novamente em 2000, e até agora nada. Um novo rumor surgiu depois de Avatar mas... O filme original é de 1966, e os efeitos especiais são incríveis (vencedores do Oscar), até hoje me pergunto como foi que fizeram isso em 1966? O remake seria mais turbinado, com muito mais ação e pouco espaço para debates filosóficos, a era da mtv mudou tudo.

A ILHA DO DR MOREAU
Esse livro já foi adaptado para o cinema e para a tv várias vezes. Ainda me lembro da terrível versão de 1996, com Marlon Brando e Val Kilmer. Com o passar do tempo, a maquiagem dos monstros da ilha foi ficando cada vez mais realista. Mas no livro encontramos monstros de vários tamanhos e formas, nenhuma fantasia daria conta. Monstros digitais, por outro lado, dariam conta até da mulher-porca. A trama teria que ganhar um quê de engenharia genética futurista, atualmente, nem mesmo uma criança iria engolir o método de criação dos monstros como ele é retratado no livro, que foi escrito em 1896.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Um fato interessante:

O filme A ILHA DO DR MOREAU, de 1996, se preocupava com os avanços da ciência, logo, a trama deste filme se passa no distante ano de 2010.

Leo Carioca disse...

Bom, o único desses filmes aí que eu ainda não vi foi Viagem Fantástica. Mas vou falar sobre os outros:

No caso de Gremlins, acho que nem tem muito o que se mexer. Mas ajudaria em algumas cenas específicas se já existissem os efeitos 3D de hoje na época em que o filme foi feito. Tem cenas, por exemplo, que os atores têm que ficar olhando pro chão e virando o rosto de um lado pro outro pra dar a entender que os ´bichinhos` tão andando e eles tão acompanhando com o olhar.

No caso de Brinquedo Assassino, usaram uma tática bastante funcional no 1º filme: quando o boneco aparecia de longe, usaram um anão fantasiado pra fazer as cenas.

Jasão e Os Argonautas acho que não tem nada mesmo pra se mexer. Deixa do jeito que tá (mas concordo com você: efeitos especiais mega-incríveis pra época, então, eu até destaco ele se comparado aos outros).

E os outros todos que você mencionou (que são mais novos do que Jasão, né), aí acho que também é o caso de deixar do jeito que tá.

Mais uma coisinha: no caso da Ilha do Dr. Moreau tinha um mutante pequenininho que tocava piano, interpretado pelo hoje falecido ator dominicano Nelson de la Rosa (que era o menor ator do Mundo na época). Não sei se você viu um filme italiano chamado Quella Villa In Fondo Al Parco, mas nesse filme é ele que interpreta o ´monstrinho` da história também.

Anônimo disse...

para... nem cita o Bairro Proibido se não eles começam a pensar num remake... lembre-se das previsões que tu ja fez anteriormente.

até a da Xuxa aconteceu... abre o olho

Anônimo disse...

É, até que seria legal novas versões ( com exceção de "Krull", que seria uma verdadeira besteira).
Uma sugestão minha são "Sentinela dos Malditos", "A Revolução dos Bichos" e "A Lenda". O primeiro teria que ser bem mais perturbador e agoniante que o original, o segundo ficaria melhor como uma animação bem ao estilo "Selvagem" e o terceiro pelo mesmo motivo que você cita em "A História Sem Fim".

P.S. Falando em "refilmagens", amanhã vou conferir "Os Vingadores" na pré-estreia na minha cidade. Tenho muito medo que o filme seja um novo "A Liga Extraordinária".

Jefferson Reis disse...

Fiquei com vontade de assistir a Aventureiros do Bairro Proibido.

Lucas disse...

Você esqueceu de JUMANJI!!! esse filme é mto bom!

Anônimo disse...

imaginem PARQUE DOS DINOSSAUROS em 3D