29.3.12

O MELHOR E O PIOR DAS MAIORES FRANQUIAS DO CINEMA

SEXTA FEIRA 13 (10 FILMES, 1 REMAKE, 1 CROSSOVER)
Já viu aquela estúpida lista que mostra "quem matou mais gente? Freddy ou Jason"? Jason leva o prêmio com certeza, depois de 12 filmes contra 9, mas não se pode levar em consideração o primeiro e o quinto filme, Jason não está presente nesses dois filmes. Qualquer dia, eu mesmo vou fazer essa contagem do modo certo.
O primeiro filme é legal até o final. No segundo vemos a estreia de Jason, que é morto por Corey Feldman no quarto filme, e volta à vida, pela primeira vez, no sexto filme. No nono filme, essa série de ressurreições ganha uma explicação. Antes de ver o décimo filme (Jason X), você confere o "VS Freddy".
NO FUNDO DO POÇO: Eu nunca gostei do fato do oitavo filme ter tirado Jason do acampamento e levado o cara até niuiorqui. Mas esse filme consegue ser melhor que o maldito remake que pintou em 2009, tentou ser uma "parte dois nos dias de hoje" sem levar com conta os outros sete filmes anteriores. Mesmo sendo ultraviolento, não me conquistou.


STAR TREK (11 FILMES)
Franquia dividida em três partes. A primeira traz o elenco original do famoso seriado de tv. A segunda se passa no futuro, é a "nova geração" com o capitão Picard. E a terceira é uma realidade alternativa da primeira parte, ganhou um filme em 2009 e a sequência está prometida para 2013.
STAR TREK 2 - A IRA DE KHAN ainda é o episódio favorito de muitos trekkers. Quando vimos Khan pela primeira vez, na série clássica, o cara mostrou que poderia se tornar um super vilão, e quando ele voltou do limbo para se vingar neste filme, tirou o capitão Kirk do sério e um personagem famoso morreu. Aconteceu de tudo nesse filme, o inimaginável. Nenhum outro vilão supera esse cara.
NO FUNDO DO POÇO: O elenco original já mostrava sinais de cansaço quando pintou "a terra desconhecida", com um roteiro fraquinho e atuações gélidas, parece que o pessoal não tava com ânimo para mais um filme. A trama brinca com a idade dos atores tirando os personagens da aposentadoria. Era para ser meigo e nostálgico, mas ficou um tanto brega.


HELLRAISER (9 FILMES)
A trama é sempre a mesma. Algum infeliz encontra o cubo, descobre seu segredo e um portal para o inferno se abre.
O primeiro filme é dez, o segundo é legal, o terceiro tem um ator bonitinho e efeitos especiais mais elaborados surgiram a partir daí.
POÇO: E se você pensa que a franquia desceu ladeira abaixo a cada novo filme, você está certo. O nono Hellraiser, de 2011, é um fiasco. Eles acabaram com o "belo" universo criado por Clive Barker.


HALLOWEEN (8 FILMES, 2 REMAKES)
Um marco na história do terror, o pai dos assassinos mascarados que povoaram a década seguinte (os anos 1980).
O primeiro filme nasceu clássico, o segundo tinha gosto de, bem, de segundo. E o terceiro, por incrível que pareça, deixou Mike Myers de lado (?!?). H20 tentou ser comemorativo, trazendo Jamie Lee de volta e seu irmão foi decapitado. É o final? Que nada, agora Myers virou uma espécie de Jason Voorhees, voltando sempre dos mortos.
POÇO: Os dois malditos remakes de Rob Zombie (2007-2009). O primeiro filme começou muito bem, mostrando a infância de Myers. Mas logo veio o festival de clichês. O filme seguinte é bizarro demais.


JAMES BOND (22 FILMES OFICIAIS E 2 NÃO OFICIAIS)
Todo mundo tem o seu James Bond favorito. Eu gosto muito do Pierce Brosnan, foi uma era cheia de ação (Sean Connery dava muitas bofetadas nas mulheres). A espionagem deu lugar para a comédia, que deu lugar para a política e depois veio a ação e o "mamãe quero ser Jason Bourne" com Daniel Craig.
Eu tenho um carinho todo especial por SÓ SE VIVE DUAS VEZES. Começa com a morte de James Bond e depois vemos o clássico Blofeld careca com seu gato branco no colo.
POÇO: James Bond no espaço, por favor, nunca mais. Os filmes de Roger Moore eram pura comédia, sátiras de James Bond num filme de James Bond. Em "007 contra o foguete da morte" nos despedimos do vilão tragicômico Jaws, minha nossa, já foi tarde.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

OUTROS 13 - Em busca do vale encantado
OUTROS 9 - A hora do pesadelo
OUTROS 8 - Harry Potter
OUTROS 8 - Filmes de zumbis de George A. Romero
OUTROS 7 - Planeta dos macacos
OUTROS 7 - Loucademia de polícia

Anônimo disse...

nunca vi todos os 007 por falta de paciencia, mas queria ver os do Timothy Dalton... ele tem algo que me encanta

Em Busca do Vale Encantado já vi e todos os meus irmãos também, agora é a vez da minha sobrina conhecer Littlefoot. Mesmo os ruinzinhos vale a pena.

Esse filme me faz amar meus avós mais do que já os amei.