12.3.12

JOHN CARTER - ENTRE DOIS MUNDOS

Tava complicado, só dava cópias dubladas. Aí encontrei uma, supostamente, legendada, em IMAX (iêi), mas em 3D (GRR), e quando cheguei lá, descobri que a cópia legendada seria exibida apenas no final da tarde. Ok, dublado, vamos lá, não vou deixar que a dublagem faça o filme parecer medíocre, vou me concentrar no visual. Então, a Disney gastou uma fortuna nesse filme e ele não tá dando retorno. JOHN CARTER ENTRE DOIS MUNDOS é um filme ruim? Não, não é não. Só não dá para se dizer qual é o seu público alvo. Tem violência moderada, mas tem um clima de nostalgia que só os mais velhos vão notar. O problema é mais embaixo. A serie de livros "a princesa de Marte" serviu de inspiração para muitos filmes desde 1917, "avatar" é um deles (com um pouco de Pocahontas), e Avatar é um filme bem recente, então é impossível não se lembrar do filme de James Cameron ao ver JOHN CARTER. Por esse ângulo, o filme da Disney é inocente. Mas muitos outros filmes e seriados de tv vem à nossa mente quando vemos John Carter, todos baseados em "a princesa de Marte". Para mim, foi um misto de DUNA e de STARGATE (repare nos figurinos), e como o filme não se dá ao trabalho de te passar uma introdução descente, pinta esse clima de "ficção anos 1980", com personagens digitais ao invés de bonecos da oficina de Jim Henson. Não sei se esse clima nostálgico é ou não é proposital.


NÃO É UM PLÁGIO, JOHN CARTER VEIO ANTES DE TODO MUNDO

Hoje sabemos que Marte é um planeta vazio, mas esse planeta ainda guardava muitos segredos quando "a princesa de Marte" foi escrito. Ao invés de fugir de Marte, como Spielberg fez no remake de "guerra dos mundos", esse filme nos mostra um planeta vermelho cheio de vida, enquanto isso, na Terra, estamos no século 19, e ninguém está enviando sondas para o espaço. Aí pinta aquela sensação chata, talvez o filme tenha um final feliz, mas a gente já sabe como tudo vai terminar no planeta vermelho, extinção total. John Carter está procurando por ouro no meio de uma guerra entre o homem branco e os índios locais. Um misterioso amuleto o leva até o planeta Marte e o filme finalmente decola. Inclusive o personagem principal. Uma vez que a gravidade de Marte é mais fraca que a da Terra, John pode dar saltos enormes com pouco esforço e ele também ganha super força (seus músculos estão acostumados com a gravidade da Terra, então é fácil levantar qualquer tipo de rocha em Marte). Sim senhor, tem sci fi cerebral nesse filme. John vai parar no meio de uma guerra entre duas raças humanóides. Enquanto uma princesa tenta salvar seu reino, John encontra os "índios" locais. E um grupo de seres imortais atua nos bastidores da guerra, guiando o rumo das civilizações. O filme é o maior espetáculo visual do ano (o 3D não faz muita diferença), tem muita história para contar e isso compromete seu ritmo, ele não tem o ritmo de um filme para o cinema. É cerebral demais para um blockbuster, mas capricha nas cenas de ação.











VEJA TAMBÉM: Stargate, Avatar, Príncipe da Pérsia, Krull, O último guerreiro das estrelas, Atlantis o reino perdido, O guia do mochileiro das galáxias, Heróis fora de órbita, Inimigo meu, A princesa Xuxa e os trapalhões, O vingador do futuro.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: John Carter
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 132 min
DIRETOR: Andrew Stanton (vida de inseto, procurando Nemo, Wall-e)
ELENCO: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Willem Dafoe, Thomas Haden Church e Mark Strong
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 9 de março

Anônimo disse...

A Disney e a Pixar erraram feio em colocar esse título. Seria mais legal (e mais comercial) se fosse "John Carter e a Princesa de Marte". "John Carte - Entre Dois Mundos" parece nome de comédia "indi"!

Essa questão de originalidade já nem vale mais pra mim, vide a dois filmes, em 2010, em que todo mundo jurava ser "superoriginal" - "Cisne Negro" pegou muito de "Perfect Blue" e "A Origem", daquela HQ do Tio Patinhas. Nesse caso, acredito que o filme sendo bom e admitindo possíveis inspirações, tudo bem.

"John Carter - Entre Dois Mundos" foi apenas um filme assistível, com muita ação. Pelo o menos pra mim.

Leo Carioca disse...

Quando eu vi que esse filme era da Disney, até estranhei. Porque não é bem a praia deles fazer filmes ´violentos`. Quero dizer, com ESSE tipo de violência.
Geralmente eles apostam mais em filmes meio ´água com açúcar`, né? Aliás, a gente vê mais violência nos desenhos da Disney do que nos filmes deles!rs