31.1.12

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN

Por que diabos esse filme ficou de fora do Oscar deste ano? É forte demais? Tocou num tema que ninguém quer ouvir falar? Uma indicação para Tilda Swinton seria bem vinda. Esse não é um filme fácil de se ver, pode ser perturbador em alguns momentos. Tem poucos diálogos e nem sequer precisa deles, é apresentado como se fosse um sonho, de fato, a personagem de Tilda está num estado zumbificado. E você vai entender o motivo lá no final. O filme foi ignorado pelo Globo de ouro (1 mísera indicação) e pelo Oscar, não porque seja um filme ruim, ele apenas foge um pouco do padrão hollywoodiano, não é para todos os públicos, e como eu disse, ninguém quer discutir um assunto tão espinhoso.

PRECISAMOS DAR UMA PALMADA NO KEVIN

O filme começa no presente, o passado pinta em flashbacks sem nenhum aviso, mas você nunca fica perdido. O filme não abandona a personagem principal, Eva. Seu filho adolescente, Kevin, aprontou uma coisa muito muito feia (cuidado, muitas sinopses por aí estão contando o filme todo), é melhor não falar nada sobre isso. E Eva é quem está levando a culpa. A cidade toda a odeia. Ela é agredida na rua, sua casa e seu carro são vandalizados. Logo, vamos até o passado para acompanhar o nascimento de Kevin, sua infância e tudo o mais. Podemos ver que Eva nunca teve culpa alguma, Kevin sempre foi um monstrinho, desde muito pequeno. E a gente pode até sentir raiva da mãe porque ela nunca desistiu do filho, o garoto é realmente infernal e é um caso perdido. Ela nota isso mas não pode fazer muita coisa, pois ninguém acredita nela, uma vez que, perto do pai, o menino tem um comportamento normal. A narrativa do filme é soberba, a cor vermelha é um personagem coadjuvante, nem sempre é sangue, mas passa essa ideia sempre que aparece. Palmas para a diretora, o filme é uma pequena pérola do começo ao fim.










VEJA TAMBÉM: Elefante (2003), Nó na garganta, A fita branca, Tiros em Columbine.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: we need to talk about Kevin
ANO: 2011
PAÍS: eua, reino unido
DURAÇÃO: 112 min
DIRETORA: Lynne Ramsay
ELENCO: Tilda Swinton, John C. Reilly, Erza Miller e Jasper Newell
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 27 de janeiro de 2012
PRÊMIOS: indicado para o Globo de ouro de melhor atriz

JORGE ALISON disse...

Não sei se tenho tato pra falar desse filme.
Mas eu odiei.
Achei que muita coisa faltou pra apresentar a trama.
Sou fã da escritora do livro de onde basearam o filme e não consigo entender como alguém pode ter captado o que realmente aconteceu na história, a partir desse filme. Acho que pecaram em cortar pouquíssimos detalhes do enredo original. Tive a impressão de que se não tivesse lido o livro, o filme teria terminado e eu não teria entendido porra nenhuma.

Mas pelo menos gostei da escolha dos atores.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

ainda não tive tempo para ler o livro, então não posso dizer se o filme é uma boa adaptação, mas não achei o roteiro confuso

gostei dos atores que fazem os Kevins