13.1.12

DÊ UMA CHANCE PARA...

Quando cheguei no cinema havia um enorme display no corredor. Uma Julia Roberts descomunal parecia ser capaz de me engolir inteiro caso abrisse a boca. No poster do filme, outra big Julia. No dvd, mais uma. O meu dvd vem com uma capa dupla, e Julia também está em destaque na segunda capa (dourada, muito mais bonita). Mas, UM SEGREDO ENTRE NÓS, não é o que se pode chamar de "filme de Julia Roberts". Por esse ponto de vista, o filme é mó enganação, é a Julia! me assista e tal. A participação da moça no filme é pequena, ele é todo de Ryan Reynolds e de Willem Dafoe. Com Julia ou sem Julia, ou nesse caso com pouca Julia, o filme ainda vale uma espiada.
Alternando entre o presente e o passado, o filme nos mostra Rey Rey como um famoso escritor de romances que vive em niuiorqui. Sua mãe (Julia) acabou de morrer e sua estadia, em sua cidade natal, agora vai se estender até o dia do funeral da mãe. Até lá, ele vai ter que aguentar seu insuportável pai (Dafoe). No passado, vemos Rey Rey ainda criança, a mãe está sempre presente, mas nem sempre consegue proteger o filho do pai cretino.
Enquanto o garoto passa por maus bocados no passado e faz amizade com sua tia adolescente, seu "eu" adulto começa a descobrir que sua falecida mãe tinha alguns segredos. Mas nenhum deles é o tal segredo do titulo em português.
Esse segredo o filme não vai revelar pra você. Você vai ter que dar uma de detetive. Pode terminar o filme sem ter descoberto nada, ou pode apenas supor alguma coisa, uma vez que o filme não diz nadica de nada mesmo. O segredo é apenas sugerido, e aí, o desfecho, fica ao seu critério.
Mas eu acho que consegui captar algo, junte 1+1, a tia adolescente precisa ir ao médico por algum motivo não revelado (repare no climão entre ela e o sobrinho) e a tia, já adulta, se descontrola na pia da cozinha ao conversar com Rey Rey sobre seu novo livro. O tal segredo está no livro, mas você tem que prestar atenção nos personagens. Para mim, o priminho de Rey Rey é a chave do mistério. Primo dele? Será?

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: fireflies in the garden
ANO: 2008
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 99 min
DIRETOR: Dennis Lee
ELENCO: Ryan Reynolds, Willem Dafoe, Emily Watson, Carrie-Anne Moss, Ioan Gruffudd, Hayden Panettiere e Julia Roberts.