29.1.12

cinema, homens e pipoca apresenta

CAVERNA DO DRAGÃO

EDIÇÃO ESPECIAL

E tudo começou com Frodo e o Anel. Tolkien é chamado por muitos de "o pai do RPG". DUNGEONS & DRAGONS (calabouços e dragões) é um RPG de tabuleiro com pecinhas que representam os jogadores (cavaleiro, fada, elfo, duende, bárbaro, etc) e vários dados malucos. Um jogador faz o papel do Mestre do jogo (ou Mestre do calabouço) narrando a trama e ditando as regras da aventura medieval. O jogo foi lançado pela primeira vez nos isteites em 1974 e recebeu várias versões ao longo dos anos. No Brasil, o "advanced dungeons & dragons" só pintou em 1994. Hoje, existem vários tipos de RPGs por aí, gerando grandes competições ao redor do mundo e também on line.

Em 1983, D&D ganhou uma versão animada. A serie, com personagens próprios (mas havia um Mestre do jogo presente) durou 3 temporadas (27 episódios) e foi cancelada quando a D&D Corp fechou as portas. Por aqui, o seriado recebeu o nome de CAVERNA DO DRAGÃO e foi exibido na mesma década.
Seis jovens, num parque de diversões, entram numa "montanha russa fantasma" chamada Dungeons & Dragons e vão parar num reino distante de mesmo nome (também chamado simplesmente de "o reino"). O Mestre dos magos, o guia do pedaço, entrega à cada um deles uma arma mágica. Eles se tornam personagens (ou pecinhas de plástico do RPG) num jogo e a aventura começa.




OS PERSONAGENS

HANK (O ARQUEIRO)

Não sabemos muita coisa a respeito desses personagens. Como era a vida deles na Terra? A serie não revela muito, mas a gente consegue pescar alguns fragmentos aqui e ali. Sabemos que Hank estuda na mesma escola que Diana. Seu namoro com Sheila é apenas sugerido, o cara está disponível. Diana já deu em cima do rapaz duas vezes e, por conta disso, sabemos também que ele é tímido. Hank conhece história americana muito bem, e também conhece aviões antigos. É o único personagem da serie que nunca teve um envolvimento amoroso. Seu arco dispara flechas energéticas que podem ser fatais, quentes, sólidas ou flexíveis. O maior medo de Hank é falhar como líder quando todos estão dependendo dele.


DIANA (A ACROBATA)

Estudou, ou estuda, na mesma escola que Hank. Possivelmente, todos os personagens estudam juntos lá (o Eric também??). Diana já venceu muitas competições de ginástica na escola. Seu pai é um astrônomo. Há uma grande chance da moça ter vivido o primeiro romance interracial (maldita nova ortografia) num desenho animado para a tv, quando se apaixonou por um rapaz chamado Kosar. Nesse mesmo episódio, o Mestre dos magos sugere que Diana e Kosar já se encontraram em uma vida passada e se encontrarão novamente na próxima vida. A arma de Diana é um bastão mágico que pode aumentar ou diminuir de tamanho conforme a necessidade. Não é inquebrável, mas pode se consertar sozinho. O maior medo de Diana é se tornar uma velha incapaz de se defender.


SHEILA (A LADRA)

Ela pode ser esperta, mas precisa provar aos outros que também é corajosa. É a irmã mais velha de Bobby, e se sente na obrigação de proteger o irmão já que seus pais não estão presentes. Sua arma é uma capa que a torna invisível. Algumas vezes o seriado comete alguns erros em relação ao seu poder, e sua invisibilidade fica com cara de "teleportação". Ela também tem a estranha habilidade de se comunicar com fadas e é apaixonada por Hank. O rei Solarz a pediu em casamento mas ela recusou a oferta. Seu maior medo é ficar sozinha.


PRESTO (O MÁGICO)

Ganhou o apelido de "presto" quando se tornou o mago da turma, seu nome verdadeiro nunca foi revelado. A serie também nunca explicou por que o chapéu de Presto não funciona direito. Mas há duas razões para isso: o Mestre dos magos já disse que Presto precisa evoluir como mago. E no cemitério de dragões, seu chapéu (com a energia ao máximo) funcionou perfeitamente. Então, a culpa não é do chapéu. Mas leve em consideração que, tanto Presto quanto Eric, fazem parte do alívio cômico da serie. Teve um relacionamento amoroso barra telepático com uma moça chamada Varla, que podia criar ilusões. Seu maior medo é perder os óculos, fica totalmente cego sem eles.


ERIC (O CAVALEIRO)

Ele nunca se cansa de dizer o quanto sua família é rica (e eles estudam na mesma escola?). Um iate, um quintal descomunal, um mordomo, carros de luxo... ele não exagera, está sendo sincero quando conta essas coisas. Ele também já deixou bem claro que é um péssimo estudante. Sua arma é um escudo indestrutível. Ele já se transformou numa fera do pântano, no Mestre dos magos e num macaco de nariz azul. Seu maior medo é ver as pessoas rindo dele. Quase se casou com a rainha Zinn.


BOBBY (O BÁRBARO)

O irmão mais novo de Sheila tem apenas 9 anos (única idade revelada na serie), podemos ver seu nono aniversário no episódio "servo do mal". Aparentemente, nesse episódio, a turma ainda não sabe que, em nosso mundo, o tempo anda mais devagar, quase parando. Com seu poderoso tacape ele se joga na frente do perigo deixando sua irmã com os cabelos em pé. É o guardião do bebê unicórnio Uni. Sempre que pinta uma chance de voltar para casa, Bobby se atrapalha com Uni, não pode levá-la e não quer deixá-la sozinha. Mas no episódio "a bela e a fera do pântano", Bobby levou Uni para a Terra sem cerimônias. Teve um envolvimento amoroso com uma menina chamada Terri. Bobby ficou com o colar da garota quando ela voltou para o nosso mundo. Seu maior medo é ser tratado como um bebê.


O VINGADOR

Para muita gente, ele é o filho do Mestre dos magos. Por conta de uma certa frase (levante-se, meu filho). Mas isso não quer dizer nada, o Mestre dos magos nunca chamou a irmã do Vingador, Kareena, de "filha". Mas o Mestre dos magos já revelou que o Vingador foi seu aprendiz no passado, e se voltou para o mal, adotando o terrível demônio sem nome (o portal do amanhecer) como seu novo mestre. Sabemos que o Vingador tem mais de mil anos, ele lançou seus dragões contra a aldeia de Élix e foi derrotado pelo mago Merlim. O Vingador tem asas, mas não voa, para isso ele tem seu estranho cavalo voador, que não tem asas... (será que ele carrega o cavalo?) Seu braço direito é o Demônio das sombras, seus exércitos são formados por Orcs e por homens lagartos. A única coisa no Reino que pode derrotar o Vingador é o dragão Tiamat (bem, existem os corações de pedra dos Ursos amigos mas... nhé). Apenas com as armas do poder em mãos, o vilão poderá tomar todo o Reino.


O MESTRE DOS MAGOS

Sempre que fala por enigmas ele deixa claro que conhece o futuro, ou os próximos 20 minutos. Todo mundo no Reino conhece o cara, ele é respeitado ou temido. Tem uma grande amiga chamada Zandora que foi aprisionada pelo Vingador. Certa vez ele disse "a cada ato de bravura, vocês se aproximam cada vez mais do caminho de casa", e também "vocês já deram o primeiro passo para o caminho de casa", ou ainda "vocês estão mais próximos do caminho de casa do que imaginam". Ou seja, os personagens estão ganhando "pontos de experiência" do Mestre do calabouço. Só assim você avança no RPG. Para ele, tudo não passa de um jogo, que sádico...



TIAMAT

Tiamat é uma deusa da mitologia babilônica, às vezes assume a forma de uma serpente ou de um dragão. No seriado, o dragão tem uma voz masculina, no original em inglês ela é bem estranha. Tiamat é o ser mais poderoso do Reino (o demônio sem nome só conta por 1 episódio) e só quer saber de dormir sem ser incomodado. Cada uma das cinco cabeças de Tiamat tem um disparo único (fogo, gelo, ácido, raios, gás) e ele também é capaz de falar. Tiamat tem a habilidade de se teletransportar.


CURIOSIDADES DA CAVERNA

Foram 27 episódios produzidos.
Em 10 episódios os personagens chegaram bem pertinho de voltar para casa. Em 2 deles, eles conseguiram voltar, mas tiveram que retornar ao Reino por algum motivo.
Não existe uma ordem cronológica oficial, mas sabemos que "prisão sem muros" se passa depois de "o vale dos unicórnios", uma vez que vemos Uni se teletransportando após ter aprendido a usar essa técnica no vale.
A cidadela dos Ursos amigos é enorme. Mas, durante todo o episódio (o traidor) a gente só vê 3 ursos, sempre os mesmos.
Um furo enorme no episódio do Nevoeiro. Martha passou a vida toda fugindo do vilão depois que ele levou seus pais. Quando o Nevoeiro é derrotado, as pessoas que foram sequestradas retornam, mas não se vê os pais de Martha em canto algum.
A fera do lodo, Willy, aparece em dois episódios.
O episódio "o sonho" revela que existe um final. Pelo menos Bobby conseguiu voltar para casa.
As armas do poder vieram do cemitério de dragões. A "bateria" delas dura 300 anos, depois precisam ser recarregadas no Salão dos ossos (boa sorte na próxima vez, o Vingador destruiu o lugar).
Em 3 episódios vemos o Vingador escravizando anões.
O Vingador destruiu, acidentalmente, o caminho para o nosso mundo duas vezes.
O Reino fica num planeta que gira ao redor de 4 sóis e tem 3 luas (o cemitério de dragões fica em uma delas). As crianças perdidas vieram de um planeta distante e não de outra dimensão. Mesmo assim, o Mestre dos magos acreditava que a espaço nave delas poderia ajudar os jovens a voltar para a Terra.
Por conta de um erro na montagem dos cenários, a rainha dos dragões fada atravessou o espelho mágico e foi parar no parque de diversões.
O bastão de Diana, o arco de Hank e o chapéu de Presto, são as únicas armas que já demonstraram ter algum tipo de vontade própria.
No audio original, um mesmo homem fazia a voz de Uni e de Tiamat. Na dublagem brazuca, um mesmo dublador fazia a voz de Bobby e de Uni, sempre que o unicórnio abria a boca.


O LENDÁRIO EPISÓDIO FINAL

Não era moda escrever um episódio final para um desenho animado na década de 1980. Não fazia sentido na época. Mas os fãs nunca perdoaram isso. O lendário episódio final nunca foi produzido. Mas você já viu muitos finais duvidosos na internet. Aposto que havia um amiguinho seu na escola que dizia ter visto o último episódio num certo dia. E aí você começou a colar o rosto na tv para poder ver a reprise do tal episódio. Bem, seu amigo mentiroso nunca imaginou algo desse tipo:

AS TEORIAS MAIS MALUCAS DA INTERNET

- O mestre dos magos e o dragão Tiamat são a mesma pessoa.
- Por conta de um acidente fatal na montanha russa, todo mundo morreu. O Reino é na verdade uma espécie de purgatório. O mestre dos magos é Satanás e o dragão é um anjo.
- O Reino é uma dimensão-prisão. Onde todos os maus elementos do multiverso são aprisionados. O Vingador deveria ser o guarda da prisão, mas resolveu formar um exército para conquistar outros mundos. Depois que o Vingador foi derrotado, a porta para os outros mundos ficou aberta e o Mestre dos magos pediu aos garotos que fizessem uma escolha: voltar para casa, ou ficar no Reino defendendo o local de futuras invasões.
- O Vingador e o Mestre dos magos são a mesma pessoa, dividida em duas partes.
- O Vingador prendeu toda a bondade que tinha no coração em um monumento de pedra. Quando Eric destruiu o monumento, ele libertou a bondade do Vingador, que voltou a ser 100% bonzinho.
- Na quarta temporada, mudanças no elenco. Alguns personagens voltam para casa, outros ficam, e novos personagens são trazidos da Terra para completar a equipe.


CAVERNA DO DRAGÃO - O FILME

No ano 2000, DUNGEONS & DRAGONS ganhou um filme. Nada a ver com o seriado animado de 1983. Por conta disso o filme nem sequer foi chamado de "caverna do dragão" aqui no Brasil. O filme é meio bobinho, mas ganhou uma continuação em 2005. Uma parte 3 ainda está para ser lançada e um quarto filme foi prometido para 2012. Atualmente, a Mill Creek Entertainment é a dona dos direitos do seriado animado.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Fonte:

Tá pensando o quê?
Eu vi cada um dos 27 episódios com papel e caneta na mão.

Anônimo disse...

É incrível como uma série simples como essa conseguiu fazer tanto sucesso até hoje. Provavelmente foi criada sem muito critério e dedicação. A dublagem brasileira tem problemas técnicos enormes. Mas mesmo assim tem alguma coisa nesse desenho que cativa, prende o interesse e fica pra sempre na memória.

Malditos sejam aqueles que não fizeram um final para o desenho. Apesar de ser divertido conviver com todas as teorias malucas sobre o suposto final, esse desenho merecia mais. E um filme decente também!

Leonardo disse...

Encontrei na internet uma versão em quadrinhos para o final de A Caverna do Dragão. Ao que se conta, essa versão teria sido feita a partir do roteiro para o último episódio, que não foi comprado pela produtora. Não posso garantir a total veracidade desse fato, mas as ilustrações convencem e a história também, principalmente porque confirma, ao menos em partes, algumas das teorias que conhecia, como a de que o Mestre dos Magos é que, na verdade, era o carinha do mal.

Este é o link para download do formato em pdf dos quadrinhos: http://www.4shared.com/dir/32816827/cf7f54c3/sharing.html

Ah, se me permite dizer, Diana era, sim, uma acróbata, mas creio que no jogo ela representa o papel da Amazona

Anônimo disse...

Uma série incrivel e apaixonante, e ate hoje faz sucesso. Pena que com a tecnologia de hoje ainda não tenha feito um filme, seria ums series de 3 ou 4 dvds, superaia os padrões financeiros das produtoras, com também os thundercats.

ralado disse...

Ta Caverna do Dragao Deveria Ter um Remeiker com uma Historia Mais a Ver com O jogo de Rpg D&D ! Nada daquela Bobeira sem Sentido De Vingador ,Uni e o Tonto do Mestre dos Magos Uma Imitaçao do Yoda Star Wars kkkk

ralado disse...

Ta Caverna do Dragao Deveria Ter um Remeiker com uma Historia Mais a Ver com O jogo de Rpg D&D ! Nada daquela Bobeira sem Sentido De Vingador ,Uni e o Tonto do Mestre dos Magos Uma Imitaçao do Yoda Star Wars kkkk