31.1.11

O MELHOR FILME ANIMADO DA DISNEY

O REI LEÃO venceu a enquete. Um clássico acidental. Após o sucesso de A PEQUENA SEREIA, A BELA E A FERA e ALADDIN a Disney só queria investir em filmes com humanos. Mas levaria um tempo até que POCAHONTAS ficasse pronto. Então uma segunda equipe dentro do estúdio recebeu a missão de fazer um filme que iria segurar as pontas nas férias de 1994, um "filme com bichinhos", o estúdio estava apostando alto em Pocahontas, o rei leão seria apenas uma espécie de "filme no banco de reservas". Mas a tal equipe secundária caprichou na produção, enquanto os animadores visitavam zoológicos para estudarem o movimento dos bichos, outros artistas foram até a África para capturar as cores e os sons da savana africana. Um coro de vozes na trilha musical e canções de Elton John. Matthew Broderick, Whoopi Goldberg, James Earl Jones, Jeremy Irons e até o Mr Bean no elenco de vozes. O filme é uma versão animal de Hamlet mas, embora tenha semelhanças com a peça de Shakespeare, é tido como o "primeiro filme da Disney baseado numa história original". Foi a animação de maior bilheteria da história até a estreia de "procurando Nemo" 9 anos depois. Será lançado em blu-ray em 2011.

HENRY CAVILL É O NOVO SUPERMAN

Quem?
O cara do THE TUDORS.
Primeiro lugar no top 10 - decotes de macho do CHP.
Mas ele não é britânico?
Ora, Aaron Johnson também é, e ele consegue fazer um sotaque norte americano sem problemas.
Bem, não é o Sups que eu queria mas boa sorte para ele.

CONHEÇA OS VENCEDORES DO SCREEN ACTORS GUILD AWARDS 2011

MELHOR ATOR - COLIN FIRTH (O DISCURSO DO REI)
MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN (CISNE NEGRO)
MELHOR ATOR CODJUVANTE - CHRISTIAN BALE (O VENCEDOR)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - MELISSA LEO (O VENCEDOR)

PREDADORES

Desde 1987 o Predador não ganha um filme de responsa. Após sua estreia ao lado de Arnold Xuarza ele esteve ao lado de Danny Glover no sofrível "predador 2" de 1990 (péssima ideia essa de trocar a selva pela cidade grande), o filme só serviu para unir o Predador e o Alien numa mesma franquia (você viu o crânio do alien na nave do predador no final do filme?). O encontro se deu nos gibis e nos games e, muito mais tarde, em dois filmes. A serie versus não foi justa com o predador (Raoul Bova salva o primeiro filme) e nós ainda tivemos que aguentar um "predalien" num filme bem violento (a cena da mulher grávida violentada é nojenta). Bem, PREDADORES se encaixa naquele enorme espaço de tempo entre os filmes do predador (que se passam em nossa época) e o primeiro alien (que se passa no futuro), mas deixa de fora a trama com a empresa Weyland (a dona do Nostromo em "alien") que se apossou da tecnologia dos predadores no último AVP. PREDADORES é um filme que funciona muito bem sozinho, mas a personagem da brasileira Alice Braga garante uma ponte até o filme de 1987.

BRODY, O REI DA SELVA

Começa assim, meio "Lost", vários humanos despertam em queda livre, caindo no meio de uma selva. Mas eles não estão na Terra. Eles foram capturados pelos predadores e levados até um planeta "reserva de caça" para serem caçados pelos bichos, que desta vez usam até "cachorros". Não demora muito e o pessoal acaba somando 2 + 2, e descobrem algo interessante. Todos eles são bandidos, assassinos, mercenários, gente da pesada, o pior que a Terra tem a oferecer em matéria de humanos. Se eles são os piores, então são um ótimo desafio para os predadores da reserva (e a gente nem vai sentir a falta deles por aqui). Logo, a franquia volta às origens, numa selva onde humanos são caçados. É um ótimo filme de ação, diverte em alguns momentos. Topher Grace usa óculos e me faz lembrar de um $#%@&* por quem já fui apaixonado, mas tento ver o filme sem me abalar com isso. Alice Braga é a mulher macho da vez, um arraso, Adrien Brody fica entre o "sou o mocinho?" ou "sou o vilão?" e Laurence Fishburne faz uma ponta bizarra. O blu-ray traz ótimos extras mas, infelizmente, também traz uma versão do filme em dvd no pacote (isso deveria ser de graça e não estar incluído no preço), que mania mais idiota essa do dvd no pacote. Lembra de quando você comprou o dvd do "Gladiador" em 2001 e veio o VHS junto? pois é. O meu amigo, que recolhe o meu "lixo", já está juntando uma bela coleção. Amanhã levo mais esse dvd pra ele. PREDADORES também está disponível num box que traz o filme de 1987, e o de 1990, ao lado deste de 2010, todos em blu.

AMOR & OUTRAS DROGAS

Hum, espero que seja essa a capa do blu-ray... Ok, então você vai ao cinema para ver Jake Anne Jake pelado Anne e se divertir com essa comédia, mas, quem foi que disse "comédia"? Sim, é um daqueles filmes que mudam de gênero em determinado momento, às vezes isso incomoda, às vezes não. Chega uma hora em que a comédia desaparece de vez, completamente, tenta voltar antes do final mas já não é a mesma coisa, aí ficamos com o drama romance drama, esteja avisado. Que mais? ah sim, ele fica nu em pelo! Anne também, seios... hunf, vários deles... Mas eu sobrevivi, porque sua personagem é muito legal, muito divertida, pelo menos até a mudança de gênero. Jake também muda, é como se o filme fosse sobre sua entrada no mundo dos adultos, começa brincalhão e depois fica todo sério, deste ponto de vista a mudança de gênero até faz sentido.


MOMENTO ESTRANHO: ELE FAZ DE TUDO PARA ESCONDER SEU PÊNIS DO IRMÃO MAIS NOVO, IRMÃOS FAZEM ISSO?

O filme se passa em 1996 e avança até 1997, a trilha musical entrega a época. Depois de perder seu último emprego por transar com a namorada do patrão, Jake entra para o ramo farmacêutico, tentando convencer médicos a receitarem seus remédios. Mas a concorrência, o pessoal do prozac, é poderosa, Jake usa seu super poder de conquistar qualquer mulher para se dar bem no emprego, enquanto seu irmão mais novo (seria adotivo?) entra em depressão após perder sua garota e passa a morar com ele. Certo dia Jake conhece a personagem de Anne no consultório de Hank Azaria (quero ficar com Polly, mas ele não tira a camisa). Anne tem 26 e sofre do mal de Parkinson. Ela não quer compromisso, faz "apenas" sexo com Jake sempre que dá vontade. Para o garanhão esse é um ótimo acordo, mas (oh que surpresa) ele amadurece e se apaixona por ela. Você ama os atores + Jake peladão = "(500) dias com ela" para adultos. Prepare-se para a entrada do drama após ter se divertido na primeira metade do filme.

30.1.11

LEGO BIG BROTHER

DR. JONES: WOW, O QUE É ISSO VEZES AQUILO?
DOBBY: DOBBY QUER COMER UM CAMELO ASSADO NO JANTAR, E OVOS DE AVESTRUZ MACHO.



DR. JONES: HEY, EU NÃO SEI PREPARAR NENHUMA DESSAS COISAS, Ô DA ORELHA.
DOBBY: AZAR O SEU, SE DOBBY NÃO GOSTAR DO JANTAR DOBBY VAI TE COLOCAR NO PRÓXIMO PAREDÃO.
DR. JONES: AI, ESSE JANTAR VAI SER UM DESASTRE, MAIOR QUE AQUELE QUE ME OFERECERAM NO TEMPLO DA PERDIÇÃO.



MANEKIN: ARGH, CARA, ME AJUDA, POR FAVOR.
DR. JONES: POR QUE É QUE TU TÁ ANDANDO DESSE JEITO?



MANEKIN: EU ESTAVA NO CHUVEIRO COLETIVO FAZENDO UMA DAS MINHAS BRINCADEIRAS HETEROSSEXUALMENTE PERMITIDAS, QUANDO EU DISSE PRO CARA DO SMALLVILLE CHUPAR O MEU PAU E ELE USOU O SOPRO GELADO. CARA, MEU PAU VIROU PICOLÉ, VOU PERDÊ-LO PARA A HIPOTERMIA EM MENOS DE UM MINUTO, ME AJUDE!
DR. JONES: OK, ME DÊ SEU SABRE DE LUZ.



ZUIMMMM
CAMELO: GROUNFFF


DR. JONES: EU VOU ENFIAR VOCÊ DENTRO DO VENTRE DO CAMELO. É MEIO FEDORENTO MAS VAI MANTÊ-LO AQUECIDO ENQUANTO EU PREPARO UMAS TOALHAS QUENTES.



DR. JONES: ARGH, E EU QUE PENSAVA QUE ELES SÓ CHEIRAVAM MAL ... ARF ARF... PELO LADO DE FORA.



DOBBY: DOBBY NÃO LHE PEDIU PARA RECHEAR O CAMELO, MAS DOBBY GOSTOU DA SUA SUGESTÃO.



DOBBY: ENTÃO DOBBY VAI COLOCAR VOCÊS DOIS NO PRÓXIMO PAREDÃO.
AQUELE CARA DO SMALLVILLE: O QUÊ? SÓ PORQUE USEI MEU SOPRO GELADO NO GAROTÃO? TÍPICO, OS HOMOSSEXUAIS SEMPRE LEVAM A CULPA.



DR. JONES: E ENTÃO? QUAL DE VOCÊS VAI ME DAR O OVO?

POR ONDE ANDA CARMEN SANDIEGO?

Era um dos melhores games dos anos 1990 mas pouca gente vai concordar comigo. Você não saía por aí atirando em monstros ou dando porrada em ninjas em WHERE IN THE WORLD IS CARMEN SANDIEGO? ou em sua continuação WHERE IN THE TIME IS CARMEN SANDIEGO? Era um game de estratégia, de raciocínio, trazia até um guia na caixa para te ajudar. Era necessário conhecer o nome da moeda de vários países, a cor de sua bandeira, sua capital e uma porrada de outras coisas. Tudo para poder prender a maior ladra do mundo, Carmen Sandiego.

Cleptomania com classe, toda estilosa Carmen roubava de tudo: o Coliseu, a torre Eiffel, a esfinge. Mas ela adora um joguinho, deixava pistas para você (o detetive que deve prender Carmen e seus capangas) seguí-la pelo mundo (ou pela linha do tempo na parte 2). Em 1994 o game virou um desenho animado cabeça, tão legal quanto o jogo e, é claro, com muito mais ação, educativo e divertido. Durou apenas 40 episódios e nem todos foram exibidos no Brasil. Desde então estou torcendo por um filme, pode ser com qualquer atriz (ok, Megan Fox não), mas que seja produzido ainda neste século.

A FITA BRANCA

Um dos melhores filmes de 2010 (ano em que estreou no Brasil) mas que saiu do último Oscar de mãos abanando, finalmente pinta em dvd por aqui. E em edição dupla, mas alguém se esqueceu de escrever "disco 1 - filme" e "disco 2 - extras" nos discos... Tudo bem, o que conta é ter o filme em sua coleção. Ele tem uma belíssima fotografia em preto e branco (indicada ao Oscar), nunca antes vi uma imagem em p&b tão cristalina num dvd. Leva um tempo até que você conheça todos os personagens principais do filme, lembra uma novela, a trama se passa numa aldeia alemã em 1913 onde vivem muitas famílias. Cada uma com seus próprios dramas e segredos sujos. É também um filme de mistério e você vai ter que bancar o Sherlock Holmes para não se decepcionar com o final.

CRIANÇAS NO LIMITE

No inicio eu pensei: o que é isso? a cidade dos amaldiçoados parte 6? essas crianças são realmente estranhas e parecem estar por trás de vários incidentes que estão ocorrendo na vila. Não demora muito e você vai começar a suspeitar até dos adultos. Ora, o modo como eles "educam" os filhos é questionável. São os costumes da época barra região. Então temos um grupo de crianças revoltadas que estão provocando as mortes, incêndios e outras monstruosidades no pequeno vilarejo? O filme não entrega seus segredos facilmente, e isso te deixa com o focinho colado na tela até o final. Destaque para a atuação de Burghart Klaußner (o pastor). Era meio difícil escolher entre A FITA BRANCA e "o segredo dos seus olhos" no último Oscar, mas A FITA BRANCA tem um certo charme, um filme com sexo e violência sem sexo e violência, um tema forte apresentado de uma maneira branda, sua imaginação faz o resto, e espero que ela também o ajude a entender o final...

29.1.11

CAÇA ÀS BRUXAS


Eu acho que Nicolas Cage não quer ser salvo, ele quer grana para pagar o aluguel e pronto, suas últimas escolhas foram terríveis, se salvou em "kick ass", mas manteve na cabeça a mesma peruca do sofrível "aprendiz de feiticeiro" para fazer CAÇA ÀS BRUXAS. Um filme que bem que poderia ser lançado diretamente em dvd, por pouco. Tem efeitos especiais chupados da trilogia do anel, castelos, criaturas e batalhas digitais, mas fora isso lembra bastante um filme qualquer de aventura do inicio dos anos 1990. É visualmente bonito, um capricho, mas não vai a lugar algum, você se senta, você o vê e depois de alguns minutos se esquece dele. Funciona durante boa parte do tempo, mas depois o foco muda bruscamente e isso incomoda.

TESTE: SE ELA PESAR O MESMO QUE UM PATO, ELA É UMA BRUXA

Nicolas Cage é um cavaleiro lutando nas cruzadas, ao lado de seu amigo Felson (Ron Perlman, o Hellboy). Devastando vilas e cidades, matando homens, mulheres e crianças em nome de deus. Mas aí cai a ficha, ele não quer mais continuar matando inocentes em nome de deus e deserda, e Felson vai com ele. É uma péssima época para se voltar para casa, a peste negra está em todo lugar e a igreja, é claro, coloca a culpa em qualquer coisa que faça oposição aos seus desejos. Milhares de mulheres são mortas, acusadas de bruxaria. Cage encontra um cardeal (Christopher Lee, totalmente deformado) que contraiu a peste. A "culpa" é de uma menina, supostamente uma bruxa, trancafiada em sua masmorra. Nick se junta a um grupinho animado e parte numa missão: levar a tal bruxa até uma cidade onde ela receberá um "julgamento justo". Há muitos perigos pelo caminho, a sequência na ponte de cordas é muito legal. Até aí o filme mantêm os pés no chão. Antes do final a coisa muda totalmente, a batalha no clímax é exagerada, o filme deixa de ser um thriller de suspense e vira uma aventura "múmia Brendan Fraser", deixa o anti cristianismo de lado e vira fantasia. Antes deste clímax o filme estava indo muito bem. Feito para a tela pequena, alugue o dvd quando a pipoca no armário estiver quase no fim do prazo de validade.

LEGO BIG BROTHER

DIA 22 - 03:00hs

DASTAN: SABE, EU ESTIVE PENSANDO SOBRE ESSE NOSSO RELACIONAMENTO.


DASTAN: O QUE VAI ACONTECER QUANDO O EFEITO DA KRIPTONITA ROSA ACABAR? VOCÊ VAI TERMINAR COMIGO? QUANTO TEMPO DURA O EFEITO AFINAL?



AQUELE CARA DO SMALLVILLE: SE NÃO ESTOU ENGANADO... 120 ANOS.


PRINCESA RAINHA BRANCA HATHAWAY: REALIZOU FEITICEIRA, ADORO ESSE SERIADO DE TV.
HARRY POTTER: PODE PARAR DE ME CHAMAR DE FEITICEIRA?
PRINCESA RAINHA BRANCA HATHAWAY: NÃO.


MÔNICA: RACHEL E EU CONCORDAMOS EM TROCAR DE APARTAMENTO, SE O JOEY DER UM BEIJO DE LÍNGUA DE 5 MINUTOS NO CHANDLER.


PRINCESA RAINHA BRANCA HATHAWAY: SOOKIE, ADOREI SEU CABELO.
SOOKIE: OBRIGADA PRINCESA RAINHA BRANCA HATHAWAY, DASTAN ME FEZ UMA ESCOVA. POR FALAR NISSO EU NÃO O VEJO HÁ DOIS DIAS.
PRINCESA RAINHA BRANCA HATHAWAY: SIM, ELE E O CARA DO SMALLVILLE CONSEGUIRAM ENGANAR OS DEMENTADORES QUE DOBBY ESPALHOU PELO QUINTAL E DERAM UMA SAÍDA. ME DISSERAM QUE IAM PESCAR.
HARRY POTTER: ELES ME DISSERAM QUE IAM PARA UMA MONTANHA...
PRINCESA RAINHA BRANCA HATHAWAY: ISSO, ELES FORAM PESCAR NUMA MONTANHA!


O NATAL SÓ ACONTECE 3 VEZES AO ANO

Para quem gosta de ir ao cinema existem três ótimas épocas, dentro de um único ano, para se fazer isso............. eu vou pular a introdução, o cara da foto tá me distraindo...


JANEIRO/FEVEREIRO
Esse pessoal não é burro não, eles querem um Oscar no bolso. Seu filme vai estar fresquinho na memória dos membros da academia se pintar nos cinemas semanas antes da divulgação da lista dos indicados. Estamos na época das atuações marcantes, filmes produzidos com aquele capricho, dramas em sua grande maioria. No Brasil muitos vão chegar com atraso e, todo ano eu passo por isso, na "segunda feira ressaca do Oscar" várias sessões estarão lotadas (costumo ver muitos idosos) de gente querendo conferir os campeões da noite anterior. Nas próximas semanas você vai conferir 6 dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme no cinema, os outros já passaram por aqui em 2010.


JUNHO/JULHO
É o natal mais divertido do ano. Inaugurado em 1975 pelo filme "tubarão". Época de férias escolares nos isteites. Desde a virada do século tem sido a época dos super heróis e dos bichinhos digitais. Só dá filmes pipoca. Este ano tem Lanterna verde, Carros 2, Transformers 3, kung fu panda 2, capitão América e o Harry Potter fechando a temporada.


NOVEMBRO/DEZEMBRO
É o natal mais fraco do nosso ano. Aqui e ali pintam ótimos filmes isoladamente, tem "drama quero Oscar", filmes pipoca, animações digitais e, é claro, os filmes sobre natal Natal, hoje um tanto raros. Na virada do século esta temporada se tornou a melhor do ano, havia sempre um "senhor dos anéis" e um "Harry Potter" para se ver. Pena que durou pouco, a trilogia do anel acabou e o Harry Potter se mudou para o natal do meio do ano. Este ano vai dar vampiros...

28.1.11

INVERNO DA ALMA

Sabe quando você vê uma comédia que te faz rir a beça e quando você volta a pensar no filme nota que só tem boas lembranças dele? INVERNO DA ALMA é um ótimo filme, está entre os indicados ao Oscar 2011, tem cheiro de Oscar e tudo o mais, mas é um filme bem amargo de se assistir. É tanta desgraça, tanto drama, tanta injustiça, você se sente revoltado, o filme te deixa nervoso. Alguma vez você já disse: "no lugar desta personagem eu reagiria e matava todos esses canalhas" ? Bem, a personagem de Jennifer Lawrence está de mãos atadas, seu mundo está ruindo e ela não pode fazer nada contra os tais canalhas que a cercam. Não interessa se o final é feliz ou triste, INVERNO DA ALMA é um bom filme, mas eu não gostaria de vê-lo uma segunda vez, fiquei muito estressado.

CAÇANDO ESQUILOS PARA O JANTAR

Ree tem 17 anos. Ela mora com sua mãe, que tem problemas mentais, numa pobre e velha casa com seus dois irmãos pequenos. Ela cuida da mãe e dos irmãos o tempo todo, sua vizinha às vezes lhe traz algo para comer, mas nem todos na cidade são boa gente. Ree mora numa área rural cheia de árvores, para visitar qualquer vizinho é preciso andar muito, apesar da pobreza ela consegue tocar a vida para frente. Mas um dia ela descobre que pode perder sua casa, toda a sua família irá para a rua em pleno inverno. Se ela conseguir encontrar seu pai poderá ter uma chance de salvação. Mas ninguém na cidade vai ajudá-la, são todos um bando de caipiras mal encarados e armados até os dentes. Seu desaparecido pai, e seu tio, são traficantes e, por essas e outras, os vizinhos não gostam de Ree e de sua família. Para poder encontrar seu pai, e salvar sua casa, ela vai ter que seguir um rastro, indo atrás de todos os vizinhos cretinos para fazer perguntas perigosas que vão metê-la em encrenca. É um drama DRAMA, se estiver de mau humor é melhor passar batido. Mas é um bom filme, tem quase 1 ano de idade e um blu-ray norte americano já nas lojas, que bom que foi lembrado pelo Oscar deste ano.









MEN'S HEALTH ELEGE OS MELHORES DO ANO

Toda revista tem sua lista de melhores filmes do ano, inclusive aquelas que não são sobre cinema. A men's health, a biblia dos gays, tem um conjuto de divertidas categorias, veja quem são os vencedores do ano que passou.


MELHOR CENA DE LUTA
Joseph Gordon-Levitt contra os seguranças no corredor sem gravidade (a origem)

Outros indicados:
Garret Hedlund contra os programas (tron o legado)
James Franco contra a pedra que está prendendo seu braço (127 horas)
Robert Downey Jr. e Don Cheadle contra Mickey Rourke (o homem de ferro 2)
Chloe Moretz (a Hit Girl) contra os bandidos (kick ass)


A MAIS SEXY
Olivia Wilde (tron o legado)

Outras indicadas:
Marion Cotiliard (a origem)
Zoe Saldana (Avatar)
Anne Hathaway (amor e outras drogas)
Jessica Alba (Machete)


O MELHOR CORPÃO
Mark Wahlberg (o vencedor)

Outros indicados:
Garrett Hedlund (tron o legado)
Adrian Brody (Predadores)
Jake Gyllenhaal (Príncipe da Persia)

MELHOR MACHÃO
Jeff Bridges (bravura indômita)

Outros indicados:
George Clooney (um homem misterioso)
James Franco (127 horas)
Danny Trejo (Machete)
Jeremy Renner (atração perigosa)

UM LUGAR QUALQUER

Sofia Coppola é, tipo, um Clint Eastwood de saia. Ela sabe como fazer um filme tocante e sensível, um filme simples com cara de cinema independente, além de dirigir ela também escreve. UM LUGAR QUALQUER lembra um pouco ENCONTROS E DESENCONTROS, durante uma viagem à Itália Stephen Dorff pode ficar meio "perdido na tradução" (nome original de "encontros") mas o filme tem poucos diálogos e muitas cenas do tipo "o filme está passando uma mensagem que fica ao seu critério", uma vez que cada um de nós pode interpretá-lo de um modo diferente, ainda mais depois da seca cena final. É um filme sobre paternidade? É um filme sobre um homem que tem que descobrir um novo rumo para sua vida? Eu acho que é um filme sobre a crise de meia idade. Não há fortes emoções, Dorff está cansado e entediado, suas cenas são um tédio, mas o filme não dá sono. Ele quer passar uma mensagem. Acontece que essas cenas com "pausas para reflexão" são muitas, você pode se dar mal se estiver esperando por um drama com grandes agitos.


COMO FAÇO PARA CONTRATAR ESSE MASSAGISTA?

Stephen Dorff (alerta, cenas de chuveiro, piscina, toalha...) é o famoso ator Johnny Marco. Sua vida se resume a festas e mulheres. Ocasionalmente sua ex-esposa deixa sua filha Cleo, de 11 anos, com ele. Johhny começa o filme avaliando sua vida, ele a olha pelo lado de fora e não gosta do que vê. Está tão desanimado que chega a dormir durante o sexo. Certo dia, a ex deixa Cleo com Johnny por algumas semanas. Ao lado da filha sua vida ganha muito mais ...bem... vida. Eles jogam video game juntos, fazem compras, ela sabe cozinhar muito bem. Johnny vai à Itália, para receber um prêmio num programa de tv, e leva Cleo com ele (veja Friends dublado em italiano). Johnny e Cleo são o casal perfeito, uma vez que Johnny não consegue se relacionar com mais ninguém, sem namorada, apenas sexo casual, seus encontros incomodam um pouco sua filha e ele tenta disfarçá-los. A crise de meia idade de Johnny chega à um ponto crítico no final, mas parece que ele sabe exatamente o que deve fazer (final estranho...). Destaque para a cena do massagista que gosta de tirar a roupa para deixar o cliente mais à vontade, será mesmo?