13.12.11

O PÁSSARO AZUL

Estou muito decepcionado com a era do dvd, muitos filmes legais ficaram de fora. Alguns estão ganhando uma segunda chance com o blu-ray. Mas, ainda assim, nada se compara a era do vhs, onde, praticamente, todos os filmes já produzidos foram convertidos para o formato. O PÁSSARO AZUL é um filme que está escondido em algum canto remoto do meu cérebro. Eu era bem pequeno, e costumava ver esse filme com as minhas irmãs. Mas eu o vi na tv ou foi em vhs?? Não consigo me lembrar, está na área mais antiga do meu cérebro, e é difícil puxar maiores detalhes de lá. Então, ontem, tive a maior surpresa do ano. A Cult Classic desenterrou outro tesouro. Agora que a era do dvd está perto do seu final (?), os tesouros aparecem...

SHIRLEY TEMPLE E O MÁGICO DE OZ

É impossível não se lembrar do "mágico de Oz" ao ver O PÁSSARO AZUL, mas esse filme é uma produção um pouco mais modesta. Começa em preto e branco. Shirley e seu irmão estão temendo pela vida do pai, que vai ser convocado para uma guerra. Numa bela noite, antes do natal, uma fada esquisita aparece do nada. Ela envia os dois irmãos numa missão: encontrar o pássaro azul da felicidade. Mas eles são dois menores desacompanhados. Sendo assim, o cão e a gata da família, em versões humanas, são recrutados para ajudar na missão. Aí pinta o technicolor, e o quarteto faz uma viagem por vários lugares mágicos, viajando para o passado e para o futuro. Pode parecer um tanto maluco mas funciona. E tem uma bela mensagem no final. A aventura termina no "céu das crianças que ainda não nasceram", e os irmãos vão ter uma baita surpresa. Shirley Temple está um tanto mal humorada, parece que fez o filme de má vontade. É só para matar saudades.









VEJA TAMBÉM: O mágico de Oz, Labirinto a magia do tempo, Harry Potter e a pedra filosofal, A flauta mágica, Mary Poppins, Peter Pan.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the blue bird
ANO: 1940
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 88 min
DIRETOR: Walter Lang
ELENCO: Shirley Temple,Johnny Russell, Gale Sondergaard e Eddie Collins
PRÊMIOS: indicado para 2 Oscars (fotografia em cores, efeitos especiais)

Anônimo disse...

Acho que DVD e Blu-ray devem dividir as prateleiras das lojas e locadoras. Certeza que se o novo modelo prevalecer perderemos mais algumas centenas de títulos maravilhosos. Eu não comprei blu-ray e nem quero, acho uma bobagem que inventaram para barrar pirataria, mas já li em algum lugar que algum desocupado já quebrou o segredo da tecnologia e já se pode obter cópias da nova mídia. Continuo com meu bom e velho DVD que está me suprindo muito bem.

Leo Carioca disse...

Nossa! Eu vi isso há uns 150 anos atrás quando eu era criança!
Não sabia que o filme era de 1940!

Unknown disse...

Esse filme marcou minha infância. Durante muitos anos procurei o original em português e nunca encontrei. Certo dia passando por um camelô de DVD pirata, não acreditei no que vi. O rapaz estava vendendo o Pássaro Azul. Sou absolutamente contra a compra de DVD pirata, mas, confesso que cometi esse crime dessa vez. Corri pra casa e assisti , chorei, assisti, chorei...