17.12.11

NÃO JULGUE UM LIVRO PELO FILME

- Socorro, Alessandro!
- O que foi, cara anônimo porém aflito?
- Não entendi patavinas do filme. Por que isso e por que aquilo?
- Porque sim e porque não, oras.
- Mas em que momento o filme explica isso?
- Aham, bem, isso está no livro...
- Cara... eu detestei esse filme...

Novembro de 2001, fui ver HP e a pedra filosofal. Gostei do filme, fui atrás do livro. Hoje tenho todos eles.
Dezembro de 2008, fui ver Crepúsculo. Não gostei do filme, mas dei uma chance ao livro. Começou legal, fui até o fim. Resultado final, 4 livros (e meio) bem fraquinhos. Nos cinemas, até agora, apenas "eclipse" se salvou.
Cresci lendo "o senhor dos anéis", gostei dos filmes. Mas não foi aquela adaptação.
"O planeta dos macacos", filme: 10, livro: muito bobo.
Percy Jackson. Detestei o filme. Resolvi conhecer os livros. Virei fã, hoje tenho 8 volumes.
E por aí vai.

Você já viu o blu do último HP?
Daniel Radcliffe: Eu acredito que, se fosse feito um filme de Harry Potter, com seis horas de duração, haveria um público para ele.
J.K Rowling: Sim, e mesmo assim haveriam leitores reclamando que algo ficou de fora (...) eu aprendi a separar os filmes dos livros...

Meu amigo aflito está uma pilha de nervos. "Os filmes são feitos para os leitores, não li droga nenhuma, e quero apenas entender a droga do filme. O filme deveria ser capaz de existir sozinho barra explicar tudo sem a ajuda do livro."
Acho que posso dizer que, em casos como esse, os livros funcionam como uma espécie de manual de instruções para o filme.
Para mim, em muitos casos, os filmes foram satisfatórios. E quando fui atrás dos livros, meu universo foi apenas expandido.
Acontece que sou um devorador de livros. Pintou a adaptação do livro 1 de uma nova franquia nos cinemas? Vou atrás de todos os volumes na mesma hora. Quando o segundo filme for lançado, minhas lembranças dos livros vão preencher as lacunas que surgirem no filme. Então, sinto muito, mas já faz um bom tempo que eu não fico perdido dentro do cinema, ao acompanhar uma franquia de livros adaptados. Não posso ajudar os não-leitores porque não sei como estão se sentindo. Meu amigo K já desistiu do Harry Potter, e também da saga Crepúsculo. "Nem quero saber como vai terminar (ou como terminou), estou perdido na história, cada novo filme parece ser um universo diferente com outras regras".

A frase lá em cima deveria ser gravada em pedra. Um filme tem que ser capaz de existir sozinho sem a ajuda do livro, no qual foi baseado. Mas os leitores vão reclamar que algo está faltando. Mesmo num HP com seis horas de duração.
Então quer dizer que não somos apenas nós, os roteiristas dos filmes TAMBÉM devem ser capazes de separar os livros dos filmes.

E não faça drama, você pode abrir um livro sem medo, eles são bem legais.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E chega desse papo de LIVRO VS FILME no blog, cruzes...

Anônimo disse...

E a trilogia Milennium?
Você está acompnhando?

Arthur Beaverhousen disse...

Li crepusculo porque amo vampiros, levei uma vida pra acabar de ler de tão chato, pedando e porser uma copia deslavada, quando finalmente acabei de ler corri dos filmes, mesmo tendo Lee Pace no cast.

Ai sempre me pergunto, se eu nunca tivesse lido Anne Rice e 'Diarios do Vampiro' será que eu teria gostado de Crepusculo? =S

Parece que não existe vida sem comparações no ramo do entretenimento.

Anônimo disse...

Só qro saber de uma coisa:

quem é o garoto da foto? ahahaha

Randal disse...

Ansioso para O Hobbit? (nada a ver com o tema do post)

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

ainda não fui atras dos livros, e também não gostei do 1º filme: os homens que não amavam as mulheres, mas espero que o remake com Daniel Craig seja mais interessante

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

doido para ver o Hobbit, e vou cobrar muita coisa, a última vez que li esse livro foi em maio