6.11.11

O PREÇO DO AMANHÃ

Acho que se não fosse pelo J.T. esse filme poderia ter sido lançado diretamente em dvd. Não tem cara de tela grande. O conceito é ótimo, é uma boa ideia, mas o filme está muito mal construído. Escrito e dirigido por Andrew Niccol, que também escreveu "o show de Truman" e "Gattaca". Mas o diretor não conseguiu transformar em filme aquilo que ele colocou no papel. Pode-se notar que a história tinha muito mais a oferecer, só que o resultado foi um filme fraquinho, que deixou de explorar certos pontos mais atraentes, questões filosóficas, sociais ou políticas. É claro que cenas de ação são bem vindas, mas um filme não pode girar ao redor delas o tempo todo, há muito potencial para o drama mas pouca coisa é aproveitada. Poderia ser AQUELE filme de ficção, mas tomba um pouco para o lado pipoca.


TEMPO É DINHEIRO, LITERALMENTE

Estamos no futuro, nem dá para notar, nada de carros voadores ou espaço naves. É como um 2011 paralelo. A raça humana agora pode viver para sempre, mas para evitar a super população ninguém pode passar dos 25 anos. Todo mundo tem um cronometro no braço, debaixo da pele, dizendo quanto tempo de vida a pessoa ainda tem. Você pode conseguir um tempo extra trabalhando, tempo é usado como moeda. Você pode dar alguns minutos de sua vida como gorjeta ou, se for podre de rico, 57 anos por um carro de luxo. Existe a zona dos ricos e a zona dos pobres, onde a inflação é terrível. Justin Timberlake vive com sua mãe nessa zona. Certo dia, ele salva a vida de um ricaço, que está cansado de viver. O homem lhe dá 100 anos de presente e morre feliz logo em seguida (a transferência de tempo está mais para magia do que para tecnologia nesse filme) Depois de perder sua mãe (a cena é legal mas JT não sabe chorar de um modo convincente) o rapaz se muda para a zona dos ricos (que roubo, passar pelos pedágios custa quase 1 ano). Ele pode ser morto em sua zona por conta desse tempo extra, e mesmo saindo de lá, ele é caçado pelo vilão (sem graça) do filme. Justin conhece Amanda Seyfried, filha de um magnata, e os dois se tornam bandidos. Roubando tempo dos ricos para dar aos pobres. O final é meio bobo, o filme não tem mais nada para dizer então acaba (qualé? estão correndo por uma estrada aberta e nenhum dos dois viu o vilão chegando pela frente????). Faltou um pouco mais de empenho na direção e um elenco mais afiado para levar o filme a sério.










VEJA TAMBÉM: Bonnie & Clyde, Substitutos, Não me abandone jamais, 1984, Gattaca, Blade Runner, O demolidor, Eu robô, Thx 1138, Johnny mnemonic, A origem.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: in time
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 109 min
DIRETOR: Andrew Niccol (gattaca)
ELENCO: Justin Timberlake, Amanda Seyfried, Matt Bomer e Alex Pettyfer
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 4 de novembro