21.11.11

chp apresenta


HARRY POTTER
EDIÇÃO ESPECIAL
(ANOS 5 - 7)

A primeira parte desta edição especial foi atacada pelo Pirraça. Mas não se deve culpar o poltergeist de Hogwarts por tudo, o Blogger também anda meio maluco. De repente, dois meses de trabalho desapareceram, fui obrigado a começar tudo novamente. Dias depois, outro problema, códigos e símbolos estranhos surgiram no meio do texto. Estou torcendo para que essa segunda edição especial do Harry Potter esteja livre de maldições. Entre a primeira edição e a segunda, o último filme estreou nos cinemas, e agora ele está sendo lançado em dvd/blu-ray. Então é isso? Acabou? E agora?


A SEGUNDA PROFECIA
"O Lorde das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos 12 anos. Hoje a noite, antes da meia-noite... O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível do que nunca. Hoje a noite... o servo..., vai se juntar... ao seu mestre..."


A SEGUNDA GUERRA BRUXA
24/06/1995- 02/05/1998

Voldemort está de volta, graças ao seu servo Rabicho. Apesar dos alertas de Dumbledore, o ministro da magia se recusa a acreditar no retorno do Lorde das trevas. Em Hogwarts, Dumbledore se afasta de Harry, temendo que Voldemort use a conexão mental que tem com o garoto. Os membros sobreviventes da antiga Ordem da Fênix se unem novamente, agora com Harry, Hermione e Rony no grupo (entre outros jovens). Na escola, as crianças precisam enfrentar a nova diretora, Dolores Umbridge. Dumbledore começa a caçar horcruxes com Harry e o passado de Voldemort vem a tona. Após a morte de Dumbledore, na batalha da torre de astronomia, o ministério da magia deixa de existir. Voldemort ataca até o mundo dos trouxas. Harry deixa a escola e parte em busca das horcruxes, enquanto Voldemort tenta encontrar a Varinha das varinhas, uma das lendárias relíquias da Morte. Tudo termina em 1998, na batalha de Hogwarts.


HORCRUXES

Na Grécia antiga, Herpo o sujo, foi o primeiro bruxo a criar uma horcrux (e também o primeiro Basilisco). Criar uma horcrux é uma maneira de se tentar viver para sempre. Primeiro você precisa matar alguém, e em seguida fazer uso das artes das trevas e colocar um pedaço da sua alma num objeto qualquer. Se você morrer, poderá renascer a partir do tal objeto. Poucas coisas podem destruir uma horcrux, o fogomaldito, o veneno do Basilisco, a espada de Gryffindor (quando impregnada pelo veneno do Basilisco) ou ainda tentar fazer o dono da horcrux sentir remorso (mas isso o mataria). Voldemort criou 6 horcruxes, uma vez que dividir a alma em mais de 7 pedaços poderia ser perigoso, não restaria muita coisa no corpo da própria pessoa (e ela poderia ficar louca também). Nunca antes um bruxo criou tantas horcruxes de uma só vez.

O diário de Tom Riddle
Voldemort deixou essa horcrux aos cuidados de Lúcio Malfoy. Ele cuidou para que o diário fosse parar nas mãos de Gina Weasley, ela foi enganada pelo pedaço da alma de Voldemort que está no diário e acabou abrindo a Câmara secreta. Harry destruiu o diário usando a presa do Basilisco. Dumbledore começou a suspeitar da existência das horcruxes nesse momento.

O anel de Servolo Gaunt
Quando roubou seu tio Morfino (culpando o cara pela morte da família), e usou o anel do avô Servolo para criar uma horcrux, Voldemort não sabia que a Pedra da Ressurreição (uma das relíquias da morte, texto a seguir) era a jóia cravada no anel. Dumbledore encontrou o anel e o destruiu. E isso lhe custou sua vida. Com os dias contados, Dumbledore escondeu a Pedra da Ressurreição no pomo de ouro que Harry apanhou (com a boca) em sua primeira partida de Quadribol e escreveu seu testamento em seguida.

O medalhão de Slytherin
A mãe de Voldemort herdou o antigo medalhão de Salazar Slytherin, mas ela o vendeu na Borgins & Burke. Voldemort conseguiu recuperar o medalhão anos depois e o colocou numa caverna, cheia de Inferis (um tipo de zumbi). Um de seus comensais da morte, Regulus Black (o irmão de Sirius) se voltou contra ele e resolveu encontrar e destruir suas horcruxes. Com a ajuda de seu elfo doméstico chamado Monstro, Regulus pegou o medalhão e deixou um falso no lugar. Mas Regulus foi morto pelos Inferis, Monstro voltou para a casa da família Black e escondeu o medalhão. Anos depois, ele foi roubado por Mundungo Fletcher que o vendeu para Dolores Umbridge. Rony destruiu o medalhão usando a espada de Gryffindor.

A taça de Hufflepuff
Voldemort conseguiu a taça de Helga Hufflepuff matando um bruxo e colocando a culpa na elfa doméstica de sua casa. Ele entregou a taça para Belatriz Lestrange, que a guardou em seu cofre no banco Gringotes. A taça foi destruída por Hermione que usou uma presa do Basilisco que ela encontrou na Câmara secreta.

O diadema de Ravenclaw
Por conta dessa mania de criar horcruxes usando objetos que já pertenceram aos fundadores de Hogwarts, Tom Riddle voltou para a escola, anos depois da formatura, para encontrar o diadema de Ravenclaw. Ele o escondeu na sala Precisa*. Em 1998, Harry procurou pelo diadema durante a batalha de Hogwarts e deu de frente com Draco Malfoy e seus amigos Blaize (apenas no filme) e Goyle na sala Precisa. Durante a luta, Goyle invocou o fogomaldito, o feitiço se descontrolou e o incêndio destruiu a horcrux (no filme ela foi destruída pela presa do Basilisco antes de ser jogada no fogomaldito).

Nagini
A bruxa Berta Jorkins estava de férias na Albânia quando desapareceu misteriosamente. Voldemort a matou e transformou a cobra gigante de estimação, Nagini, numa horcrux. O lorde das trevas tem uma conexão mental com seu bichinho (até Harry pode entrar na mente da cobra). Ela foi morta por Neville Longbottom na batalha de Hogwarts, com a espada de Gryffindor.

Harry Potter
Quando tentou matar o bebê Potter, Voldemort criou acidentalmente uma nova horcrux. O próprio Harry Potter. O amor de Lílian por seu filho o protegeu do bruxo maligno, a maldição atingiu Harry e foi refletida matando, em parte, o lorde das trevas. Um fragmento do sétimo pedaço da alma de Voldemort ficou em Harry (e desse modo ele pode se comunicar com cobras e entrar na mente de Voldemort). O lorde das trevas se transformou num quase nada, necessitando de sangue de unicórnio para viver, ele tentou roubar a pedra Filosofal para se recompor em 1992. Mas foi só em 1995 que ele conseguiu voltar à forma humana (ou quase isso, despedaçar a alma tantas e tantas vezes, não faz bem à sua aparência).

O CAMINHO DO SUCESSO
Matar Voldemort não ajuda em muita coisa, ele pode voltar a viver por conta das horcruxes. O plano de Dumbledore é simples, destruir cada uma das horcruxes antes de enfrentar Voldemort. Mas, para o seu terror, o mago descobre que Harry também é uma horcrux. Nesse ponto, uma parte da profecia de Trelawney começa a fazer sentido: nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver.
Quando lançou a maldição Avada Kedavra em Harry, em 1998, Voldemort destruiu, sem saber, sua própria horcrux. Harry finalmente se livrou da conexão que tinha com o Lorde das trevas.

*SOBRE A SALA PRECISA
Um estranho aposento de Hogwarts que não aparece no mapa do Maroto. Essa sala só surge quando é necessária. No quarto livro, Dumbledore diz que, certa vez, procurava por um banheiro e a sala apareceu do nada. E havia um banheiro lá dentro. Quando procurou por ela novamente, não a encontrou. A sala, em uma de suas formas, é usada como depósito. Lá você encontra vários artefatos mágicos esquecidos, como o diadema de Ravenclaw e um armário sumidouro, que te leva até outro armário na Bogins & Burke (os comensais da morte o usaram para entrar em Hogwarts em 1997). No quinto livro, Harry fundou a Armada de Dumbledore e começou a ensinar, para alguns alunos, as matérias que, para Umbridge, eram inapropriadas e inúteis. A sala Precisa se tornou a sede da Armada de Dumbledore.


AS RELÍQUIAS DA MORTE
Os contos de Beedle, o bardo


Crianças trouxas crescem ouvindo contos como Branca de neve e Cinderela. Crianças bruxas gostam dos contos de Beedle, o bardo. Para a saga de Harry Potter, o "conto dos 3 irmãos" é muito importante.

Três irmãos chegaram a um rio cuja travessia era perigosa. Mas eles eram bruxos, fazendo uso de magia criaram uma ponte. A Morte em pessoa apareceu no meio da ponte, estava brava por ter perdido 3 vítimas. Resolveu pregar uma peça nos irmãos e disse que estava disposta a dar um prêmio, para cada um, por terem sido tão espertos.
O irmão mais velho, Antíoco Peverell, pediu a Varinha das varinhas. Uma varinha que venceria todos os duelos, a mais poderosa do mundo. A Morte fabricou a varinha usando um sabugueiro na margem do rio.
O segundo irmão, Cadmo Peverell, queria despistar a Morte. A Morte pegou uma pedra e a transformou na Pedra da Ressurreição, que poderia trazer a pessoa de volta do mundo dos mortos.
O irmão mais novo, Ignotus Peverell, era também o mais esperto, ele não confiava na Morte. Ele queria sair dali sem ser seguido por ela. A Morte lhe deu, de má vontade, a capa da invisibilidade.

O primeiro irmão entrou numa estalagem, todo convencido, dizendo que sua varinha era invencível. Encheu a cara e foi pra cama. Enquanto dormia, foi assaltado e assassinado.
O segundo irmão trouxe uma antiga namorada de volta dos mortos usando a pedra. Mas a moça não voltou completamente viva. O cara enlouqueceu e se matou para poder ficar com ela.
A Morte nunca encontrou o irmão mais novo. Só quando estava bem velho, ele se livrou da capa, que entregou ao filho, e acompanhou a Morte.

Essa é uma história verdadeira? Ninguém sabe dizer. Mas as tais relíquias da Morte são, de fato, reais:

O DESTINO DAS RELÍQUIAS DA MORTE

A varinha do destino (ou varinha da morte) é feita de sabugueiro com pêlo de Trestálio em seu núcleo. Ela passou pelas mãos de muitos bruxos no decorrer dos séculos. Para se tornar o verdadeiro dono da varinha (e conseguir sua lealdade e usar seu incrível poder ao máximo) você deve matar (ou subjulgar) o dono anterior. No século 20, a varinha foi parar nas mãos do artesão de varinhas Gregorovitch, mas, logo em seguida, foi roubada pelo mago Grindelwald. Grindelwald foi derrotado por Dumbledore em 1945. Antes de morrer, Dumbledore foi desarmado por Draco Malfoy (em 1997), que se tornou o dono legítimo da varinha. Voldemort roubou a varinha do túmulo de Dumbledore sem saber que, desse modo, estaria anulando seu verdadeiro poder. Ele também não sabia que Harry havia desarmado Draco anteriormente (na mansão dos Malfoy). Na batalha final entre Voldemort e Harry, a varinha se recusou a matar seu novo mestre e se voltou contra o lorde das trevas (no livro). Harry recolocou a varinha no túmulo de Dumbledore (no filme ele a partiu em duas partes e a atirou no abismo, ao lado do castelo).

A pedra da ressurreição pode te dar uma segunda chance no segundo da sua morte, mas não pode, literalmente, ressuscitar os mortos. Embora Dumbledore soubesse muito bem disso, ele procurou avidamente pela pedra durante sua juventude. Passada por gerações, ela foi parar nas mãos de Servolo Gaunt, o avô de Voldemort, que a colocou num anel. O anel passou para Morfino Gaunt. Voldemort roubou o anel do tio, criou uma horcrux e ela foi destruída por Dumbledore. Dumbledore passou a pedra para Harry. Depois que ela o salvou, o garoto a abandonou na floresta. Agora ela está perdida para sempre.

A capa de invisibilidade de Ignotus Peverell é diferente de todas as outras capas de invisibilidade que existem. Não é um tecido que recebeu algum tipo de feitiço. Essa relíquia da Morte foi passada de pai para filho através de muitas gerações. E como os bruxos puro sangue tinham o costume de casar com primos, a família Potter entrou no meio. Tiago Potter herdou a capa e aprontou bastante em Hogwarts. Um dia, ele entregou a capa para Dumbledore examinar. O diretor de Hogwarts já havia desistido de procurar pelas relíquias da morte e não conseguia acreditar naquilo que via. Mas Tiago foi morto por Voldemort algum tempo depois. Em 1991 Dumbledore entregou a capa para o último descendente vivo de Ignotus, Harry Potter. Harry se tornou a primeira pessoa a reunir as 3 relíquias, desde que os irmãos Peverell se separaram na ponte.

UMA PROFECIA PERDIDA?

Coisa estranha no quinto livro da serie. Harry encontra uma profecia destinada a Voldemort (e "talvez" para ele também). No filme, essa profecia foi transformada na primeira profecia de Trelawney (postagem anterior). Mas no livro vemos algo estranho e sem explicação:

"No solstício virá um novo (...) e não virá outro depois"

Bem, o solstício de inverno acontece no dia 21 de dezembro. Foi exatamente neste dia, em 2006, que JK Rowling revelou ao mundo o nome do último livro da saga de Harry Potter: relíquias da morte. Coincidência? Alguém?


OS LIVROS E OS FILMES


A ORDEM DA FÊNIX (2003 L - 2007 F)

Eu adoro esse livro, mas não gostei do filme. Começa aqui a era do diretor David Yates. E ela só vai ficar interessante lá no final. Começam os cortes imperdoáveis, as pontas soltas, o ritmo apressado e principalmente a escuridão. Boa parte do filme está no escuro, parece que Hogwarts agora dá aulas noturnas. O ministério da magia é ainda mais sombrio, onde foi parar o sol? Será que essa é uma tentativa de tornar a franquia mais adulta? Voldemort voltou e tal... o perigo está em todo canto. Bem, o sol só voltará a brilhar nos dois últimos filmes. Até lá, fique com os dois piores da franquia. Tudo acontece meio rápido, sem maiores explicações. A conversa que Dumbledore teve com Harry no final do livro, revelando alguns segredos, dura uns 3 minutos no filme. O final também é apressado e tosco. Num momento, vemos Umbridge sendo levada pelos centauros, depois a vemos em boa saúde numa foto no jornal. O tal jornal no final tenta finalizar o filme de um modo bem preguiçoso. Os não-leitores podem se perder, ou ficam sem saber o que realmente perderam. Muitos personagens novos nem sequer apareceram. Mas esse filme tem um mérito, a cena de beijo mais comentada da história do cinema, passo a passo, desde o ensaio, tudo na internet.


O ENIGMA DO PRÍNCIPE (2005 L - 2009 F)

Agora chegamos no pior filme de todos. Ainda na escuridão, e com cortes absurdos. A passagem de tempo no filme não está clara, um ano letivo inteiro parece estar comprimido numa única semana, em que nevou na quarta feira. Acompanhe as cenas de Draco no armário Sumidouro, ele levou meses para consertar aquele portal. Mas no filme parece que foram algumas poucas horas e, como não há diálogos, não dá para entender o que está se passando exatamente (mais uma vez, sinto pena dos não-leitores). Aí vamos de encontro com a cena mais imperdoável da franquia, nenhum fã engoliu essa. Harry fica parado, imóvel num canto, vendo Snape matar Dumbledore. No jardim do castelo, mais uma. Snape se vira eu diz: eu sou o príncipe mestiço. Hã? Como? explique. Mas ele vai embora e tchau. Muita coisa importante ficou de fora, e os filmes seguintes terão que pôr ordem na casa, obrigatoriamente.



AS RELÍQUIAS DA MORTE (2007 L - 2010/2011 F)

A decisão de dividir o último livro em dois filmes, salvou a franquia. Com muito mais tempo em cena, voltamos ao clássico "livro filmado" (como em HP1 e HP2). Mas e as pontas soltas criadas pelos dois últimos filmes? Essa primeira parte do último livro leva em consideração o espaço de tempo entre um filme e o outro. Durante esse tempo, Harry conheceu os "novos" personagens que só estão fazendo sua estreia na franquia neste filme. Muitos deles já deveriam ter aparecido nos filmes anteriores. O filme não quer perder tempo com as "devidas apresentações" (super atrasadas) e parte logo para a trama do livro. Está tudo lá. Ou quase. Harry não passa muito tempo ouvindo rádio, como no livro, então a gente fica sem saber o que está acontecendo com os outros personagens durante a guerra. O filme não abandona o trio principal em nenhum momento. E a cena da tortura de Hermione é forte demais (e olha que a gente não vê nada, apenas ouvimos os gritos). É o único filme da franquia onde Hogwarts não aparece.

O último filme segue o mesmo rumo do anterior. Mas toma certas liberdades, exagera em alguns pontos e prolonga algumas cenas pouco importantes. Os dois últimos filmes tentam botar ordem na casa, mas ainda assim pisam na bola em alguns momentos. Podemos ver Tonks tentando falar com Lupin, possivelmente a respeito de sua gravidez, mas o filme abandona os personagens em seguida. A tragédia na família Weasley também é deixada um pouco de lado. Nos minutos finais, o filme é todo do Harry, personagens coadjuvantes não têm vez (ou finais conclusivos). O final é o mesmo do livro, nenhuma novidade. Então temos uma parte 1 mais concentrada nos detalhes do livro e uma parte 2 mais concentrada na ação, mas decepciona um pouco na batalha final. Voldemort precisava mesmo se desmanchar em cinzas?


A LINHA DO TEMPO
parte 2

ANO 1996 - Acontece a batalha no ministério da magia. Voldemort e Harry lutam pela posse de uma profecia perdida que pode ter sido endereçada a ambos. Sirius é morto por Belatriz e Dumbledore confronta o Lorde das trevas. O ministro da magia, Cornélio Fudge, finalmente reconhece que Voldemort voltou. Dumbledore destrói uma horcrux e isso acaba lhe custando a própria vida. Ele pede a Snape que o mate quando o momento certo chegar.
ANO 1997 - Dumbledore e Harry encontram outra horcrux, mas ela é falsa. Snape mata Dumbledore na batalha da torre de astronomia. Harry decide não voltar para Hogwarts no próximo ano letivo.
ANO 1998 - Neville destrói a última horcrux na batalha de Hogwarts. Voldemort é derrotado. O maior segredo de Snape é revelado. Final da segunda guerra bruxa. Minerva McGonagall é a nova diretora de Hogwarts.

OS ANOS PERDIDOS

# Harry se torna Auror no ministério da magia e se casa com Gina Weasley.
# Gina vira jogadora profissional de quadribol. Após seu casamento com Harry ela muda de profissão e passa a escrever sobre esportes numa coluna no Profeta diário.
# Rony vai trabalhar na loja do irmão Jorge no beco diagonal e depois se junta a Harry como auror.
# Rony se casa com Hermione Granger.
# Hermione foi a única dos três amigos que voltou para Hogwarts para concluir o sétimo e último ano. Depois de se formar, ela foi trabalhar no departamento de execução das leis da magia.
# Neville se casou com Ana Abott e agora é professor de herbologia em Hogwarts.
# Kingsley Shacklebolt é o novo ministro da magia. Percy Weasley é seu braço direito.
# Por ordem do novo ministro, a prisão de Azkaban deixa de usar dementadores como guardas.

ANO 2005 - Nasce Tiago Sirius Potter, o primeiro filho de Harry e de Gina. Nasce Rose Jane Granger Weasley, a primeira filha de Rony e de Hermione.
ANO 2006 - Nasce Alvo Severo Potter, o segundo filho de Harry. Nasce Hugo Weasley, o segundo filho de Rony e de Hermione.
ANO (entre 2007 e 2008) - Nasce Lílian Luna Potter.
ANO 2016 - Primeiro ano de Tiago Sirius em Hogwarts. Antes de pegar o trem ele roubou o mapa do maroto do escritório de seu pai.
ANO 2017 - Primeiro ano de Alvo Severo em Hogwarts. Final do último livro de JK Rowling.
ANO 2024 - Alvo Severo se forma em Hogwarts.
ANO 2026 - Lílian Luna se forma em Hogwarts.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Fonte

Dados retirados diretamente dos livros e dos filmes.
Informações adicionais: enciclopédia Harry Potter, documentário JK ROWLING A YEAR IN THE LIFE.

Ztav disse...

Poxa, Sky, tem tanto erro nesse especial. =(

Juan Pablo disse...

Excelente texto!!!
Muito claro e esclarecedor...
Sinceramente... eu adoro os filmes... mas não tenho paciencia para os livros...

Anselmo disse...

Tá, entendi seu ódio pela primeira parte, mas ainda prefiro ela por ter me dito mais coisas que não sabia.

Apesar da sensação de que faltou informação, A Ordem da Fênix é um dos meus filmes favoritos, principalmente pela trilha, uma das melhores da saga(esta sim, é uma).

No geral gostei bastante da direção do Yates, apesar de achar ele muito comedido e que me parece ter um problema com a morte ou a retratação dela. Não lembro de nenhuma perda, nesses últimos cinco filmes, que tenha realmente me tocado. Não da forma que foram retratadas.

Quanto aos dois últimos gosto mais do 7.1. Mais ousado no estilo de narrativa, uma surpresa bem vinda, apresentou o melhor desempenho do trio, com destaque absoluto para Emma Watson, que melhorou muito mesmo.

O 7.2 me confundiu, juro, em certo ponto pensei que o Snape era o pai do Harry. Depois, quando ele e o Dumbledore estão conversando, o Snape conjura um patrono, que o filme leva a crer, indicou o local da espada para o Harry no lago. Mas como tal conversa poderia ter acontecido se no momento que o Harry encontra a espada o Dumbledore já estava morto?

Enfim, só para terminar quero deixar três coisas ditas: Alan Rickman é um ator muito f#%a, Severo Snape é o MELHOR personagem e você fez um bom trabalho aqui.

Elielson disse...

Os dois últimos filmes junto com Prisioneiro de Azkaban com certeza são os melhores. Gosto de Enigma do Príncipe e sei separar livro de filme, por isso não odeio Enigma e Ordem. Aliás, se fosse ligar para os cortes, nem gostava dos filmes, né?!

E Anselmo, quando o Snape conjurou o patrono, obviamente que não foi pro Harry. Ele enviou sim um patrono pro Harry, mas não naquela hora com o Dumbledore. O patrono do Snape é uma corsa, o mesmo de Lílian, a mãe do Harry. Ou seja, a ligação e a paixão que o Snape tinha por ela era tão grande que o patrono do Snape acabou sendo o mesmo que o dela.

Por isso que o Dumbledore diz logo depois: "Depois de todo esse tempo?". E o Snape responde: "Sempre". Lindo.

Sam Peregrine disse...

Na parte q vc diz:
"Dumbledore encontrou o anel e o destruiu com a espada de Gryffindor, mas ela estava impregnada pelo veneno do Basilisco (Harry a usou para matar o monstro em 1993). Envenenado, Dumbledore vê sua mão ficar negra..."
Isso não está certo.

Dumbledore ficou assim pq ele usou o anel antes de destruí-lo. Ele ficou encantado quando percebeu q era a pedra da ressurreição, a relíquia que ele mais queria, pois se culpava pela morte da irmã.

Ele quase morreu por causa dos feitiços que Voldemort colocou no anel, não pelo veneno do Basilisco, como vc deu a entender. Afinal outros personagens usam a espada e não sofrem nada.

A espada em si tbm n destrói orcruxes (vc diz isso). O que destrói é o veneno que ela absorveu do Basilisco.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Pintou uma certa confusão porque a postagem uniu alguns fatos exclusivos dos livros com outros que são exclusivos dos filmes. Tive que separar uma coisa da outra.

Em 2012, mais HP no CHP, numa nova edição da "edição especial".