18.9.11

chp apresenta

CLONE WARS

EDIÇÃO ESPECIAL



Era como se fosse apenas uma nota de rodapé. Léia fala sobre as tais GUERRAS CLÔNICAS, meio que de passagem, no filme de 1977. Não dava pra gente ter uma ideia da importância deste evento na saga de star wars. Após o lançamento do episódio II, as guerras clônicas tiveram inicio oficialmente, e desta vez, o universo de star wars se expandiu numa velocidade nunca antes vista. Livros, HQs, mini series, seriados de tv, games, hoje as guerras clônicas estão em toda parte. Acompanhar o roteiro desta guerra é meio difícil, há pedaços dela em vários lugares diferentes. O universo de star wars costuma se expandir nos espaços de tempo entre os filmes, entre os episódios II e III há um período de 3 anos, essa é a duração aproximada desta guerra que terminou quase no final do episódio III. As guerras clônicas trazem novos personagens à saga de star wars e também algumas revelações.


UMA GALÁXIA DIVIDIDA
OS JEDI E A REPÚBLICA

Tecnicamente os Jedi nem sequer deveriam participar da guerra, eles são mensageiros da paz. Mas não confiam nos políticos do senado galático. Muitos Jedi como Obi Wan Kenobi e Anakin Skywalker se tornaram Generais nesta guerra. Anakin ganhou uma aprendiz, seu futuro pós guerra ainda é incerto, uma vez que a mocinha não está presente nem mesmo no ep III. Seu nome é Ahsoka Tano. Levada até a ordem Jedi pelo mestre Plo Koon, Ahsoka é tão rebelde quanto Anakin. Ela usa seu sabre de luz na posição invertida (estilo Shien) e pertence à raça Togruta. Bail Organa e Padmé Amidala (secretamente casada com Anakin) são dois senadores da república bastante ativos durante a guerra. Na cadeira do Chanceler está o ex senador de Naboo, Palpatine, controlando o rumo da guerra que ele mesmo começou ao criar o exercito de clones da república usando o nome de um falecido mestre Jedi. A república precisa impedir que muitos planetas passem para o lado dos separatistas, que alegam que a república é corrupta. Outros planetas são tomados pelos separatistas a força. Entre os clones, muitos ganharam papéis de destaque na guerra, como Rex e Cody.


OS SEPARATISTAS E OS CAÇADORES DE RECOMPENSAS

Sem que ninguém desconfie, o chanceler Palpatine é um lorde Sith, Darth Sidious. Ele pretende usar a guerra para se tornar o primeiro imperador da galáxia, e também para eliminar a ordem Jedi. Sob suas ordens está Darth Tyranus, o Conde Dookan, um ex mestre Jedi que se voltou para o lado negro. Dookan criou o poderoso general Grievous, um ser da raça Kaleesh com implantes cibernéticos. Apenas a cabeça e o peito de Grievous são biológicos. Ele tem quatro braços e recebeu treinamento Jedi de Dookan, mas não é sensível à Força. Mesmo assim já matou muitos Jedi e tomou seus sabres como troféus. A guarda costas de Dookan é Asajj Ventress. Quando era bebê, em Dathomir, ela foi levada embora como escrava para salvar seu vilarejo. Resgatada por um mestre Jedi, anos mais tarde, ela recebeu treinamento Jedi, mas passou para o lado negro da força ao se entregar ao ódio, após testemunhar o assassinato de seu mestre. Ela foi descoberta por Dookan no inicio das guerras clônicas e enviada para derrotar Anakin Skywalker, a luta em Yavin 4 fez com que Anakin tocasse no lado negro. O futuro de Ventress é incerto, ela se voltou contra Dookan após a traição do Conde e as Irmãs da noite (bruxas do lado negro da força de Dathomir, parentes de Ventress) criaram o guerreiro Savage Opress (um zabrak como Darth Maul) para ajudar Ventress em sua vingança.
Caçadores de recompensas também atuam durante as guerras clônicas, fazendo muitos lideres políticos como reféns. Eles até conseguiram tomar o prédio do senado em Coruscant (o planeta capital da república) certa vez. Entre eles estão: Aurra Sing, Bossk, Cad Bane, Castas e Hondo Ohnaka. Os separatistas usam vários tipos de dróides de batalhas e muitos espiões, alguns deles são clones da república.


O ROTEIRO DAS GUERRAS CLÔNICAS
EPISÓDIO 2 - ATAQUE DOS CLONES
Oficialmente as guerras clônicas começaram na Batalha de Geonosis. Os separatistas foram pegos de surpresa quando o exercito clone surgiu. Dookan estava no local mas conseguiu fugir após enfrentar Anakin, Obi Wan o também o mestre Yoda. O senado votou e Palpatine ganhou poderes especiais para cuidar dos separatistas usando os clones. Dookan chegou a revelar para Obi Wan que há um lorde Sith no senado, mas Obi Wan parece não ter levado isso à sério. Antes de partir para a guerra, Anakin se casou com Padmé em Naboo.


CLONE WARS - MINI SERIE
As guerras clônicas se espalham pela galáxia. Asajj Ventress aparece pela primeira vez na saga e enfrenta Anakin em Yavin 4 (a lua que servirá de base para os rebeldes no ep IV). Obi Wan enfrenta o terrível Durge e Grievous faz sua estreia no final do volume 1 desta mini serie. No volume 2, Anakin se torna um Jedi e ganha uma cicatriz no olho. C3PO ganha seu revestimento dourado e os separatistas invadem Coruscant para sequestrar Palpatine (tudo parte de seu plano é claro). Mestre Windu usa a força e amassa o peito de Grievous, o general vai passar o resto de sua vida tossindo por conta disso. Anakin e Obi Wan, que estavam numa missão, são chamados de volta para ajudar na batalha. O ep III começa exatamente onde o volume 2 desta serie parou.


CLONE WARS O FILME
É o filme que deu origem ao seriado de tv digital. Anakin recebe Ahsoka como aprendiz e aceita a missão de salvar o filho de Jabba, que foi sequestrado por Ventress, que está tentando por a culpa nos Jedi. O tio de Jabba, Ziro, é o responsável por tudo, e ele acaba sendo preso pela república.


CLONE WARS A SERIE ANIMADA
Ok, vamos lá, é meio complicado. Clone wars, a mini serie, volume 2. Anakin se torna um cavaleiro Jedi no primeiro capitulo. Há um espaço de tempo após esse evento, Anakin ganha sua cicatriz e seu cabelo cresce. Bem, ANTES DISSO, você deve encaixar TODA a serie digital aí no meio. Temos um Anakin que já é um Jedi mas seu cabelo continua curto (se você avançar demais no volume 2 vai parar a poucos minutos do inicio do ep III). A serie mostra as aventuras de Anakin, Ahsoka e Obi Wan, até os clones têm suas mini aventuras nesse seriado. Mas é sempre necessário respeitar a cronologia da saga. Por esse motivo, não importa quantas temporadas o seriado terá, Anakin nunca deverá se encontrar com o general Grievous, uma vez que o primeiro encontro deles se deu no ep III, como revela um diálogo entre os dois logo no inicio do filme.
Mas o seriado está tomando algumas liberdades. Chewbacca e o Moff Tarkin já foram vistos na serie. A morte do mestre Jedi Piell não altera o futuro, já que ele não aparece no ep III. E, por incrível que pareça, a serie sugere que Darth Maul ainda está vivo! é esperar para ver.


EPISÓDIO 3 - A VINGANÇA DOS SITH
Continuando do ponto em que a mini serie animada parou. Anakin e Obi Wan chegam a Coruscant e salvam Palpatine. O conde Dookan é morto e Grievous é caçado por Obi Wan. A guerra termina quando os últimos lideres separatistas são mortos por Anakin, agora chamado Lorde Darth Vader, a serviço de Darth Sidius. O chanceler culpa os Jedi pelo atentado à sua vida e lança todo o exercito clone contra eles. Nesse momento ele se torna o primeiro imperador da galáxia. Padmé, Organa e Mon Mothma começam a criar um grupo que, no futuro, será a Aliança rebelde.


UMA LINHA DO TEMPO UM TANTO CONFUSA
1- Episódio II ataque dos clones (batalha de Geonosis).
2- Clone wars a mini serie animada volume 1 (estreia de Grievous e Ventress).
3- Clone wars a mini serie animada volume 2 até os primeiros minutos do capítulo1 (Anakin se torna um cavaleiro Jedi).
4- Clone wars a serie digital, 1ª temporada episódio "o inimigo oculto" (Ventress parte para sequestrar o filho de Jabba).
5- Clone wars o filme que deu origem ao seriado digital (estreia de Ahsoka, o filho de Jabba é salvo e Ziro vai para a cadeia).
6- Clone wars a serie digital, atualmente em sua 4ª temporada (caçadores de recompensas tomam o prédio do senado, Dookan tenta matar Ventress, surge Savage Opress, os separatistas criam uma super arma: a Malevolência, os Jedi impedem os separatistas de começarem uma guerra biológica usando um perigoso vírus).
7- Clone wars a mini serie animada volume 2, demais episódios (Shaaki Ti tenta manter o chanceler a salvo de Grievous durante a invasão de Coruscant, Obi Wan e Anakin ajudam os guerreiros Nelvaan a conquistarem sua liberdade).
8- Episódio III a vingança dos Sith (morte de Dookan, morte de Grievous, expurgo Jedi, criação do Império galático, fim das guerras clônicas).

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

MAKING OF

O roteiro das guerras clônicas não leva em consideração os livros e as HQs sobre a saga.
Um gibi, em especial, apresenta um final para Asajj Ventress, abandonando a galáxia para sempre.
Após ter sido ferida por Anakin numa batalha em Coruscant, mas ainda como aprendiz de Dookan.
Logo, não dá para encaixar isso nas outras produções...

Todos os fatos, sobre as guerras clônicas, relatados nessa edição especial são de minha autoria.
Conteúdo retirado diretamente dos filmes e seriados.
Adicionais: "wookieepedia" e "star wars the clone wars character encyclopedia 2010"

Anônimo disse...

E no fim das contas, o que acontece com a aprendiz de Anakin?


t.

Latinha disse...

Caraca, muito bom esse post! Eu mesmo não sabia um monte de coisas sobre a Guerras Clônicas, sorte de quem tiver a chance de ler esse post, vai poder entender um monte de coisas!!!

Abração! Boa Semana!

Marcelo Doni disse...

Se você for me leva ok....
Atração da Disney tem viagem por Star Wars em 3D
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/fotos/0,,OI170858-EI14045,00-Atracao+da+Disney+tem+viagem+por+Star+Wars+em+D.html