10.9.11

11/09 E POR AÍ VAI

ANTES
No dia 7 de setembro de 2001, o filme A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL estreou no Brésil, mas só pude ver o filme na tela grande alguns dias depois. Muita gente no escurinho do cinema notou as torres gêmeas lá perto do final do filme, ouvi muitos comentários em voz baixa.
X7

DEPOIS
Mariah bateu o pé, os norte americanos não estavam a fim de cinema no momento, mas GLITTER estreou mesmo assim, dez dias após os atentados. Toda linda e sorridente, Mariah irritou algumas pessoas, ok, muitas pessoas. O filme foi relançado em outubro para correr atrás do preju, mas...
X2

O primeiro trailer do HOMEM ARANHA já estava sendo exibido nos cinemas. O filme ia estrear no ano seguinte. No trailer a gente vê um bando de assaltantes fugindo num helicóptero, mas de repente, ao passar por entre as torres do WTC, eles ficam presos numa teia. Era legal ver as pás do helicóptero se agitando como se fossem as asas de uma mosca. O trailer foi retirado dos cinemas rapidinho. Nos gibis, o Aranha ganhou uma edição especial sobre o 11/09, foi difícil para os heróis da Marvel (Vingadores, Quarteto fantástico, X-men...) explicar ao povo da cidade por que eles deixaram aquilo acontecer.

NA TV
A abertura de SEX AND THE CITY foi alterada. No lugar das torres entrou a ponte do Brooklin.

2004
MICHAEL MOORE foi vaiado pelo público, quando recebeu seu Oscar em 2003, ao criticar o presidente e sua guerra fictícia. No ano seguinte as celebridades no Oscar deram pela falta de seu novo documentário, FAHRENHEIT 9/11, entre os indicados. Muitos famosos enlouqueceram os produtores da premiação deixando o texto de lado e dizendo um "não" para a invasão do Iraque.
X9


Ainda em 2004. Todo mundo concorda que os bombeiros foram os verdadeiros heróis do 11/09. RESCUE ME estreou na tv e ainda está no ar.


2006
A história do maior atentado terrorista em solo americano finalmente chega aos cinemas. VOO UNITED 93 é o melhor filme sobre os atentados que já foi feito. Paul Greengrass (Jason Bourne 2 e 3, Zona verde) arrasou nesse filme, tem drama, ação e suspense, você não tira os olhos da tela. Embora já saiba como será o final.
X9


Ainda em 2006. Oliver Stone mandou bala e Nicolas Cage foi soterrado pelos escombros em AS TORRES GÊMEAS. Um ótimo drama, mas decepciona em alguns momentos.
X7

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

CHP - torcendo para que amanhã seja um belo dia.

Anônimo disse...

Engraçado que todo o mundo se lembra e se comove com o 11/09,mas ninguem se lembra de maneira igual a essa o que os americanos fizeram com Hiroshima e Nagazaki(apenas o propio povo japones).

Nota:não quero santificar a Al-Qaeda com este meu comentário.Só acho uma injustiça com outros povos que passaram por momentos iguais(ou até piores)que o 11/09.

Netto disse...

Alessandro, porque possui poucas postagens sobre documnetário no blog.

Carlos Saraiva disse...

Merecia ser citado a coletãnea de 11 curtas por 11 diretores sobre o atentado. O que eu mais gosto é o da dona-de-casa super atarefada que não consegue ver o que está passando na tv da cozinha.

Marcelo Doni disse...

Otimas informações como sempre ....
feliz 11/9 pata todo o mundo

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi netto

antigamente haviam muitos documentarios por aqui, mas o pessoal prefere filmes...

e quando um documentario entra em cartaz nos cinemas, eu raramente o menciono, porque normalmente eles estão em pouquissimas salas espalhadas pelo país e pouca gente consegue vê-los

eu adoro documents, meus canais favoritos são History, Nat Geo e Discovery, tenhos vários dvds

alguns documentarios que já pintaram no blog:
Fahrenheit 11/9
tiros em columbine
meu encontro com Drew Barrymore
Cosmos de Carl Sagan
super size me