8.8.11

MELANCOLIA

Eu estava na fila do cinema e ouvi duas mulheres conversando logo atrás de mim. Elas iam ver "quero matar meu chefe", e falavam sobre MELANCOLIA, já haviam visto o filme e não gostaram dele. Uma delas disse: filme que faz a gente pensar me dá dor de cabeça... Certo, o filme tem poucos diálogos e muitos personagens em silêncio refletindo sobre algo, que fica ao seu critério. E como pouca gente conversa no filme, nós ficamos sem entender algumas coisas, como a tal da "doença" de Kirsten Dunst, mas, no geral, isso não atrapalha a trama, não é importante, são assuntos tratados como detalhes. A história está lá, um tanto incompleta, mas dá para pescar algo. O filme também tem um aspecto de "filme caseiro", não se sente muito perto da tela, a câmera balança demais, o tempo todo.

INFELIZ COM O MARIDO PERFEITO

Nos primeiros minutos, cenas estranhas em câmera lenta. Aí começa a parte 1, o casamento de Justine (Kirsten Dunst - cena de nudez, ops, blog errado) com Alexander Skarsgard (ele não fica no filme por muito tempo) na mansão de Kiefer Sutherland, o cunhado rico da moça. Mas ela não está feliz por algum motivo, ou por vários (veja um sexy Brady Corbet entre os convidados) sua irmã percebe isso e tenta evitar que ela faça uma cena durante a festa. Na segunda parte, a irmã de Justine, Claire, é a protagonista do filme. Ela está apavorada, um gigantesco planeta chamado Melancolia está "passeando" pelo nosso sistema solar e pode se chocar com a Terra (ele também traz consigo uns 448 erros científicos). Então, o filme fala sobre o quê exatamente? Justine tem algum tipo de tumor e está deprimida? Justine sempre foi uma ninfo? Sua irmã tem uma vida perfeita e isso não significa nada já que o mundo vai acabar? isso é com você. O filme tem 136 minutos de duração com uma "sensação cronológica" de 4 horas, talvez seja melhor esperar pelo dvd, alugue e dê um pause para ir ao banheiro ou à geladeira. Não tem cenas fortes como "o anticristo" (filme anterior do diretor) e se daria bem melhor como mini série de tv e não como filme.










VEJA TAMBÉM: Impacto profundo, As horas, Encontros e desencontros, Paradise now, O casamento de Rachel.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: melancholia
ANO: 2011
PAÍS: dinamarca, suíça, frança e alemanha
DURAÇÃO: 136 min
DIRETOR: Lars Von Trier (dançando no escuro)
ELENCO: Kirten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Alexander Skarsgard e John Hurt
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 5 de agosto

Marcelo Doni disse...

Também fiquei com dúvidas, porque o cavalo nunca passava a ponte? porque o carrinho de golfe parou antes de passar a ponte? o que significa os cavalos ficarem quietos porque havia "algo na cocheira" ?
enfim realmente tem que cada um inventa sua hístoria dentro da hístoria apresentando pelo filme(esse foi grande legado do filme) Alê ai vai umas perguntas
reconheceu a música tema de Um filme da Julia Robert qual esse filme? curtiu as cenas da lua azul?
é o sobrinho do chefe da noiva conhece o ator? e qual é o nome do chefe da noiva?eu gostei do filme, não fiquei entendiado em nenhum momento