4.8.11

CASABLANCA

Dizem que o cinema atingiu sua maturidade com CASABLANCA. É um dos mais amados vencedores do Oscar, mas há muitos diálogos suspeitos, é um melodrama que deveria ser levado à sério? isso não importa! são vários os diálogos que foram parar na boca do povo tornando o filme cult. Nenhum outro filme na história conseguiu esse feito, a cada 8 minutos temos um "pelos velhos tempos, Sam" ou um "estou de olho em você garota". Depois de 50 minutos, o filme dá um tempo, aí vem o final, com mais frases, que se tornaram famosas, por minuto, "sempre teremos Paris" ou "reúna os suspeitos de sempre". Hoje temos a simplória cota de 1 frase por filme (hasta la vista baby, eu vejo gente morta) e finais em aberto, ou finais nada românticos, estão por toda parte. Ah, a música tema, "as time goes by", nunca fica velha.


O QUE ACONTECEU EM PARIS, FICOU EM PARIS

Rick (Humphrey Bogart) vive em Casablanca (Marrocos), onde é o dono de um bar, nos primeiros anos da segunda guerra. Quando os nazistas ocuparam Paris, muita gente fugiu da França em direção à Casablanca, esperando conseguir um avião para Lisboa onde poderão pegar um navio para os isteites. Mas a espera para se conseguir um visto é longa e os alemães estão por toda parte. Logo, a cidade é um barril de pólvora, o que dá ao filme alguns momentos de tensão. Rick tem dois vistos com ele, e se recusa a ajudar Ilsa (Ingrid Bergman) e seu marido (procurado em vários países pelos nazis) a deixarem a cidade. Rick teve um caso com Ilsa em Paris antes da ocupação e ela o abandonou sem maiores explicações. Bogart faz o tipo durão o tempo todo, quando sofre por amor fica meio estranho, mas Ingrid está ótima. Filme favorito dos homo conspiradores que enxergam gays em toda parte. O capitão Renault pode ser meio suspeito, mas ele apenas carrega um pouco do alívio cômico do filme, e depois descobre que é um pouco sentimental e romântico também, não há nada de gay na frase final de Casablanca. O dvd duplo de 2003 traz vários documentários e uma versão em desenho animado estrelada pelos looney tunes!

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 1942
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: Michael Curtiz (as aventuras de Robin Hood)
ELENCO: Humphrey Bogart,Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains e Dooley Wilson
PRÊMIOS: indicado para 8 Oscars (diretor (V), melhor filme (V), roteiro (V), ator, ator coadjuvante,fotografia em P&B, edição e trilha musical)

Carlos Saraiva disse...

Será que casablanca teria o mesmo sucesso se fossem utilizados os atores que foram escolhidos primeiro, Ronald Reagan e Bette Davis?