8.7.11

TOP 10 - FILMES SUB AQUÁTICOS

10ª POSIÇÃO - PONYO
Essa nova versão do conto da pequena sereia traz muitas novidades. Mas o filme não se dá ao trabalho de explicar suas regras e você pode ficar meio confuso. Visualmente ele é lindo, mas é direcionado para crianças bem pequenas.


9ª POSIÇÃO - MAR ABERTO
Baseado numa história real, o filme foi chamado de "a bruxa de Blair encontra o tubarão", isso por conta do baixo orçamento. Durante boa parte do filme temos apenas dois atores boiando no mar e nada mais, não deixa de ser um tanto original. Eles estão perdidos no mar e ninguém virá salvá-los. O final causa desconforto. O bonitão Daniel Travis faz valer a compra do dvd.


8ª POSIÇÃO - SEAQUEST: EPISÓDIO PILOTO
Era um star trek submerso. Quem precisa viajar pela galáxia quando há tanta coisa interessante no fundo do mar? Roy Scheider comandava o submarino Seaquest pelos sete mares na segunda metade do século 21. Era um seriado bem caro para a época (tinha um golfinho falante e tudo o mais) e durou apenas 57 episódios.



7ª POSIÇÃO - O DESTINO DO POSEIDON
Você pode dar uma olhada no remake de 2006 que vale a pena pelos efeitos digitais, mas é no filme de 1972 que você vai encontrar personagens mais interessantes. No remake a gente nem se importa com a vida ou com a morte dos personagens, que são bem chatos. Com Gene Hackman e Ernest Borgnine, vemos no filme original um enorme navio, o Poseidon, que virou de cabeça para baixo após ser atropelado por uma onda gigante. Os passageiros sobreviventes precisam "subir" até a parte mais baixa do navio antes que ele afunde.




6ª POSIÇÃO - COCOON e COCOON O REGRESSO
Motivos para se visitar a Terra: temos água! Aliens adoram a nossa água. Cocoon, e sua continuação, são dois ótimos filmes e bem diferentes entre si. No primeiro temos muita emoção, no segundo temos um pouco de aventura. Idosos carismáticos (e suas famílias) que fazem o filme parecer uma mini novela gostosa de se acompanhar, um Steve Guttenberg bonitão e aliens que renderam ao primeiro filme um Oscar de melhores efeitos especiais.




5ª POSIÇÃO - A PEQUENA SEREIA
Aí a gente olha e chama a Ariel de maluca. Trocar o fundo do mar pela terra firme? Isso aqui é um porre em comparação, aqui se trabalha o dia inteiro, aqui somos escravos do dinheiro, a vida é boa e se vive a toa no fundo do mar. Belos cenários num dos mais lindos desenhos da velha nova safra da Disney.




4ª POSIÇÃO - TUBARÃO
Sim, o clássico, em alto mar ninguém vai ouvir você gritar. Bruce, o tubarão robótico, mete muito mais medo que qualquer tubarão digital, com seus olhos sem vida e sua mania de "brincar com a comida". O filme continua assustador graças às cenas em que o bicho não dá as caras, nos basta o ponto de vista do animal e a famosa música tema.




3ª POSIÇÃO - IMENSIDÃO AZUL
Drama? Romance? Aventura? nem sei dizer. Dois mergulhadores rivais, que eram amigos quando crianças, querem saber quem consegue ir mais fundo sem levar oxigênio. O filme francês, de Luc Besson, é uma declaração de amor ao oceano, é tão terapêutico quanto olhar para um aquário. Prefira a versão estendida com 167 minutos.





2ª POSIÇÃO - PROCURANDO NEMO
Não é o melhor filme da Pixar (esse seria Wall-e), mas é de longe o mais bonito. Ao deixar para trás o trágico começo, o restante do filme é só diversão, um road movie de primeira. Diferente de outros filmes do estúdio, esse merecia ganhar uma continuação, pois há muuuuito mar para se explorar por aí. Mas chega de tartarugas junkies, o maior pecado do filme.





1ª POSIÇÃO - O SEGREDO DO ABISMO
Esqueça Titanic e Avatar, o verdadeiro épico de James Cameron é "o segredo do abismo" (ok, "Aliens o resgate" também é imperdível, em sua versão estendida). Novamente temos aliens que adoram a nossa água, habitando as profundezas das profundezas do mar. E estes são os aliens mais lindos que o cinema já mostrou. A versão estendida é obrigatória: há uma ameaça global, os aliens querem varrer os humanos da face da Terra, ainda estamos vivos? agradeça ao Ed Harris.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

NÃO VALE O MERGULHO

As aventuras de Sammy
Eliana e o segredo dos golfinhos
Mamãe virei um peixe

Leo Carioca disse...

Bom, apesar de o final de Mar Aberto não ser um final feliz, não tinha como ser de outra forma, né?
Foi inspirado no que aconteceu de verdade...

JORGE ALISON disse...

Ah, vai.
Eu até gostei das tartarugas fumadas de Procurando Nemo.

Marcelo Doni disse...

Adorei o filme Mar Aberto está na lista e a forma como descreve cada filme

Hiago Mello disse...

Achei que tinha comido alguma coisa estragada quando assisti Ponyo.