9.7.11

O MELHOR E O PIOR DAS HQs ADAPTADAS PARA O CINEMA

1- X-MEN PRIMEIRA CLASSE
Tão diferente dos outros filmes que são descaradamente direcionados para adolescentes movidos a mtv... Esse filme tem um teor bem mais pesado e sério, não há muito espaço para piadas ou cenas de luta a la matrix. Acabou sendo uma das mais gratificantes surpresas do ano. Se equilibra perfeitamente entre a fidelidade ao material original e a falta da mesma. Uma vez que esse filme, do tipo "origem", quer respeitar o futuro já apresentado na trilogia dos équismem, certas mudanças foram necessárias. Seu ponto forte está na história, não é um filme feito para massagear o ego de algum ator famoso ou provocar sua super exposição.



2- OLD BOY
O mangá não fez muito sucesso no Japão, mas quando Old Boy virou filme, conquistou o mundo. Uma trama com inicio meio e fim que não abre espaço para continuações, mas uma versão norte americana está prometida para 2012. Já se falou de Will Smith no papel principal e de Steven Spielberg como produtor. Ao passar pelo filtro do "politicamente correto norte americano", essa nova versão terá fidelidade zero com toda certeza.



3- SUPERMAN
Definitivamente a melhor de todas as adaptações. Tudo foi respeitado, até o uniforme, eles não mudaram nada! Ok, faltou um Luthor careca. Por conta disso, hoje, o filme é único. É uma pena que tenha seguido pelo caminho errado nas continuações. Efeitos especiais que ainda impressionam e uma música tema que todos sabemos de cor, o filme marcou época e continua bastante presente na nossa memória. Se a sua professora perguntar o que aconteceria se a Terra girasse na direção oposta, você levaria uma nota zero, mas se lembraria na hora deste filme. O novo filme, que deve estrear em 2012, está sofrendo muitas pressões, ele promete recolocar, finalmente, o Superman no topo do mundo.


4- SIN CITY
Não basta respeitar apenas a história e os personagens, em Sin City a gente aprendeu que é possível respeitar até mesmo a arte das HQs. E estamos falando de um gibi violento em p&b, com traços simples e muitas silhuetas. Ninguém esperava por uma coisa dessas, novos e eficientes efeitos especiais deram conta do recado. Fazendo de Sin City uma adaptação de responsa.



5- O CAVALEIRO DAS TREVAS
Adaptar o homem morcego não é tão complicado, ele nem sequer tem um "uniforme oficial", respeitar sua origem também é fácil. Mas o Bátima, adaptado para a tela grande, carrega uma maldição. Ele sempre fica em segundo plano nos filmes, por conta dos vilões psicóticos, divertidos e carismáticos. Este filme resolveu ir além. O novo Coringa não é nada engraçado. Nos quadrinhos ele já aprontou coisas abomináveis. Correndo atrás do tempo perdido, o novo Coringa chutou o balde e matou a mocinha do filme, isso é que é inovação.


NO FUNDO DO POÇO:
O quê? cadê a Mulher Gato de Halle Berry? ou o Bátima de George Clooney? Bem, estamos discutindo fidelidade aqui (e bons filmes). O Bátima Clooney é uma adaptação fiel até certo ponto, se você tirar o lance da "comédia". E a Mulher Gato de Berry, desde antes do lançamento do filme, já era apresentada como uma personagem diferente. Ela não se chama Selina Kyle e sua origem é novidade. É como o Capitão Marvel, existem dois, em comum só mesmo o nome. Então, ELEKTRA, é a vitima da vez. Eu devo dizer que adoro o filme do Demolidor por ser tão fiel ao gibi, o maior pecado do filme é a Elektra de Jennifer Garner, uma Branca de neve vestida de vermelho e nada mais. Quando um filme solo foi prometido, a atriz disse que muitos elementos do sensacional gibi ELEKTRA ASSASSINA seriam usados no filme, mas pouca coisa foi realmente aproveitada... Pior, ela disse que HAVIA LIDO o livro, e mesmo assim nos presenteou com outra Elektra chorona? Um filme da ninja, 100% fiel, seria proibido para menores com toda certeza. E isso seria a morte para muitos filmes nos isteites, onde a maior parte do público dos cinemas é formada por adolescentes e crianças. Mas e os fãs? como ficam?

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM

OS OBRIGATÓRIOS:

Watchmen
V de vingança
O incrível Hulk
O homem aranha 2
O anti herói americano
300
Hellboy 2
30 dias de noite

VALE UMA ESPIADA:

Barbarella
Mundo cão
Batman o retorno
X-men 2
Superman 2
Batman Begins
Do inferno
Estrada para a perdição
O maskara
O motoqueiro fantasma
Timecop
Quarteto fantástico e o surfista prateado
Blade
Conan
O Demolidor
Dick Tracy

PASSE LONGE:

Tank Girl
Superman 3 e 4
Speed Racer
The spirit (2008)
O procurado
Aço
Brenda Starr
Besouro verde (2011)
A liga extraordinária
Howard o super herói
G.I. Joe a origem do Cobra

Marcelo Doni disse...

Além do post adorei a lista OS OBRIGATÓRIOS,VALE UMA ESPIADA,
PASSE LONGE

Blogger disse...

Confesso que gostei de Tank Girl. Considerando que assisti quando era pré-adolescente, acho uma opinião aceitável. rs

Latinha disse...

Esperei tanto pelo Speed Racer... :-(

Enfim, mas definitivamente o X-Men ganhou o ano... todo mundo sai bobo do cinema... E que venha o Capitão America!

Detalhe: No dia que fui assistir o X-Men, passou o trailer do Cap America, e na hora que ele aparece saindo da máquina, e alguém pergunta como ele está, o Homão que estava do meu lado não se conteve e deixou sair [mais alto do que ele provavelmente queria] um "está uma delicia!!!" kkk

Saulo disse...

Senti falta no VALE UMA ESPIADA de Hulk. Apesar do boneco borrachudo e do Pudle assassino, o filme é legal.