9.5.11

VELOZES & FURIOSOS 5 - OPERAÇÃO RIO

Este ano não está sendo um bom ano para a cidade do Rio de Janeiro nos cinemas. Não vou dizer que achei RIO ofensivo, mas a animação trazia um Brézil muito estereotipado, uma visão norte americana do país que já tem mais de 50 anos, e olha que o filme foi escrito e dirigido por um brasileiro! Agora, V&F 5, mostra um Brézil mais atual, mas nada de carnaval e de futebol. Na trilha musical, insuportáveis raps brasileiros que devem agradar alguém em algum lugar, para os norte americanos funciona que é uma beleza, afinal eles não sabem português. E ninguém no filme sabe! Não há atores brasileiros, o pessoal recebeu uma dublagem com um português meio suspeito, do tipo "how to use a portuguese dictionary". Tosco ao extremo. Mas esse filme ofende alguém? na maior parte do tempo... não. Há uma "piada" onde Vin Diesel sugere que cada mísero brasileiro anda armado, no cinema lotado... muita gente deu risada... Coloque culpas adicionais em outro lugar, afinal, o filme todo se passa no Rio, mas na verdade as cenas filmadas no RJ são poucas. Durante boa parte do filme temos a ilha de Porto Rico fazendo o papel de RJ.


TESTOSTERONA VAZANDO DA TELA

O filme começa exatamente no mesmo ponto em que o quarto filme terminou. Brian (Walker) e Mia estão indo resgatar Dominic (Diesel), mais tarde, a turma foge para o Rio de Janeiro. Aí pinta um novo trabalho, roubar carros (dã) em um trem (?!?!) no meio do deserto brasileiro (?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!) aquele, há poucos quilômetros do Rio, que se parece com o Arizona (eua). Mas eles são traídos, e descobrem que o maior criminoso do Rio, o poderoso chefão do crime, Hernan Reyes, está por trás de tudo. Logo, Brian e Dominic reúnem seus velhos amigos, dos filmes anteriores, para dar o troco. Aí o filme fica meio "11 homens e um segredo", uma vez que eles vão tentar levar toda a grana que Hernan tem guardada num enorme cofre, que está numa DP com um sistema de segurança futurista. Ao mesmo tempo precisam fugir de Dwayne the rock Johnson que é um agente especial do FBI. O cara vai ter a ajuda da ÚNICA policial do Rio que não é corrupta. Dezenas de mulheres objeto, fanáticas por carros dirigidos por meninos crescidos, fecham o pacote. Esse filme é uma continuação direta do quarto filme e, como ele, a trama também se passa antes de V&F 3, o terceiro filme é meio que um "episódio final", logo, a ordem certa é 1, 2, 4, 5 e 3. Devido ao sucesso do filme lá fora, uma parte 6 já foi confirmada, parece que Michelle Rodriguez será trazida de volta dos mortos, cara, já vi essa mulher morrer 4 vezes. No fim das contas, o filme só valeu pela eletrizante sequência de perseguição no final, o restante, é apenas mais do mesmo.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: fast five
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 130 min
DIRETOR: Justin Lin (V&F 3 e 4)
ELENCO: Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Tyrese Gibson e Dwayne Johnson
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 6 de maio

Anselmo disse...

Espera um pouco, Rio recebeu nota 4 e FF5 recebeu 6? Sei que são gêneros totalmente diferentes, mas convenhamos, Rio é muito mais filme, ao menos no quesito diversão.

Gosto bastante da franquia FF e ver aquela galera toda reunida é sempre bom. Acho que faltou um pouco mais de ação, e a perseguição final apesar de muito exagerada foi bacana... mas o filme parece não ter identidade e não sei se esse novo caminho que eles querem seguir é o mais acertado, bom, veremos. Não quis ter o prazer de ouvir o sotaque brasileiro dos personagens, pois optei pela cópia dublada, PT-BR de verdade. Acho ótimo que a Michelle Rodriguez volte, gosto dela.

Marcelo Doni disse...

Não vi o filme provavelmente se assistir será pela internet (eu sei, eu sei,...) mas concordo com Anselmo

"Rio recebeu nota 4 e FV5 recebeu 6?" diante de tudo que falaram do filme e a frase de Vin Diesel e que nem Stallone dizendo "Lá (BRasil)você pode atirar nas pessoas, explodir coisas e eles dizem 'obrigado!

ArthurT-M disse...

Como sempre o Brasil não vale nada pra eles. Lembra do ultimo filme do Hulk, com aquelas dublagens?

Isso quando eles não contratam atores de mexicanos (outra de qualquer país) papel de brasileiros. bando de FDP

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Caras

RIO, para mim, ficou devendo na história, tem cara de desenho "direto para video", os personagens coadjuvantes são vazios e estão apenas enchendo linguiça, o filme só é bonito no visual e, como eu disse, traz uma visão estereotipada do país que vem lá da época da Carmen Miranda, que por sinal "aparece" no filme.

V&F 5, por outro lado, consegue divertir um pouco, vale uma pipoquinha,
Mas RIO é para crianças, beeem pequenas.

Marcelo Doni disse...

Quantas crianças beeem pequenas assistem ao filme Rio

Rio também caiu uma posição em relação a semana passada e assume o 5º lugar. Com perda de 44%, a animação acrescenta quase 58 mil ingressos ao total que já passa dos 6.2 milhões vendidos.
Fonte:

http://www.adorocinema.com/top10/brasil/

http://www.adorocinema.com/filmes/rio/

. Rio também faturou montante parecido, mas registrou a maior perda (62%) despencando da 6ª para a 10ª posição e um total de quase US$ 135 milhões após quase dois meses em cartaz.

Fonte:
http://www.adorocinema.com/top10/eua/