23.5.11

PIRATAS DO CARIBE - NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS

Eu não vou dizer que é "outro" PIRATAS DO CARIBE porque isso soaria meio ofensivo. NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS é "mais um" PIRATAS DO CARIBE, esse filme não tenta ser melhor que os anteriores, não tenta superar nenhum outro filme da franquia, vamos dizer apenas que é "mais um capítulo", nem melhor que ou pior que. Não é tão exagerado quanto o terceiro e nem tão engraçado quanto o segundo, é Jack Sparrow numa nova aventura, com começo meio e fim. Mas também se trata de um reboot, uma limpeza na casa. Orlando Bloom e Keira se foram, a história deles acabou (será que ela continua sendo o "rei" dos piratas? esse novo filme não diz nada sobre isso). Toda a tripulação do Pérola Negra se foi, nesse filme temos apenas o Gibbs e o Barbossa (agora com uma perna de pau), nem sinal do Cotton, do Pintel e do Ragett, nem do anão, o macaco zumbi faz uma pontinha, e Keith Richards também, novamente como Capitão Teague (o pai de Jack). E por falar nisso, Judi Dench faz uma ponta de 5 segundos! Novidades, Penélope Cruz, Ian McShane e o sacerdote Sam Claflin, que não é de se jogar ao mar. O cara pelo menos tira a camisa e usa calça de cintura baixa, do Orlando a gente só viu as costas, no segundo filme.

SPARROW, OS FAMOSOS CHILIQUES DIMINUÍRAM

O filme começa exatamente onde o terceiro terminou. Jack está com o mapa do Barbossa e quer encontrar a fonte da juventude. Pode-se ver que alguns meses ou anos se passaram. Jack está em Londres resgatando Gibbs, e Barbossa, que perdeu o Pérola Negra, agora trabalha para a coroa britânica. Os ingleses querem encontrar a tal da fonte, os espanhóis também (por obscuros motivos), e até Penélope Cruz, a filha do pirata Barba Negra. Ela é uma ex namorada de Jack (desta vez ele não levou tapa algum) e seu pai tem poderes de Jedi quando está em seu barco. Logo, temos uma corrida até a fonte com três participantes. Mas antes de tudo será necessário encontrar dois cálices de prata e roubar uma gota de lágrima de uma sereia. A cena em que as sereias atacam é muito legal, elas são meio que vampiras, respiram ar e soltam chicotes pelas mãos (!?!?). Como nos filmes anteriores esse aqui também é bem longo (P1- 143 min, P2- 151 min, P3- 169 min, P4- 137 min). Nos últimos dois filmes a gente tinha sequências de luta e de perseguições beeem estendidas, essas coisas estão de volta no novo filme, mas são poucas, felizmente. O romance do sacerdote sarado e da sereia "splash em minha vida" é meio fraquinho. Perto do final, o filme recebe um toque de Indiana Jones que foi muito bem vindo (melhor que uma certa caveira de cristal) e, como aconteceu nos outros três filmes, há uma cena adicional no final dos créditos. Ela pode ser apenas uma piadinha ou um gancho para uma parte 5. E não duvide, pois PIRATAS 4 já se tornou a maior bilheteria de estreia da história do cinema! 256 mi em 5 dias!! E o filme é isso mesmo, entretenimento, tem poucas piadas legais mas, como aventura, diverte.










E TEM MAIS PIRATAS POR AÍ
Por conta do novo filme pintou um box da trilogia nas lojas, já faz algum tempinho, um box de blu-ray. Mas não se trata de nenhum box especial. Apenas colocaram os blues, já lançados separadamente, numa caixa. Nem se deram ao trabalho de escrever 1,2 e 3 nas laterais (só o 2 e o 3). Vale apenas pela embalagem, pois os extras são poucos. E como eu pretendo comprar o quarto filme em blu (quando for lançado), acabei comprando o box só para ter toda a coleção em blu (caixa de dvd tem outro tamanho, aí fica feio na estante). Passei meu domingo vendo um filme atrás do outro, uma maratona de quase 8 horas, e vi o quarto filme nos cinemas no dia seguinte. Estou com tantas anotações ao meu redor que poderia fazer PIRATAS DO CARIBE - EDIÇÃO ESPECIAL no blog agora mesmo, mas vou esperar um pouco.
Outro lançamento é o game LEGO PIRATAS DO CARIBE, chegando às lojas ao mesmo tempo em que o filme chega aos cinemas. Isso porque o game reúne as tramas dos quatro filmes numa mesma aventura, os criadores do jogo tiveram acesso ao roteiro do novo filme durante as filmagens. O lançamento simultâneo é para evitar spoilers. Você controla Jack Sparrow e seus amigos em fases inspiradas em cada um dos filmes da franquia. Eu só espero que não haja bugs no game como em Lego Harry Potter. Depois de comprar os jogos LEGO STAR WARS (1,2 e 3), LEGO BATMAN, LEGO HARRY POTTER e LEGO INDIANA JONES (1 e 2), eu não deixaria de comprar mais este game, a mecânica dos jogos é sempre a mesma, mas eles são super divertidos.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL:pirates of caribbean,on stranger tides
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 137 min
DIRETOR: Rob Marshall (nine, chicago)
ELENCO: Johnny Depp, Penélope Cruz, Geoffrey Rush, Ian McShane, Kevin McNally, Sam Claflin, Astrid Berges-Frisbey, Keith Richards e Judi Dench (pontas)
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 20 de maio