25.5.11

DÊ UMA CHANCE PARA...

História real. Quando "Anastasia", uma animação da Fox de 1997, foi exibido para uma platéia teste, alguém resolveu fazer uma brincadeira. Após o filme, o logo da Disney pintou na tela, algumas pessoas aplaudiram. Quando o logo da Fox apareceu, em outra exibição, não houve aplausos. E esse filme, realmente, é bem Disney. Conheço algumas pessoas que já cometeram esse erro. A dublagem brasileira fez bonito nas canções, muitas delas têm belas letras. O filme conta a lenda da princesa perdida Anastasia. No inicio do século passado a Rússia passou por uma revolução e a família real, os Romanov, no poder há 8 gerações, foi massacrada. O Czar Nicolau II, sua esposa e seus filhos, todos mortos. Tempos depois surgiu um boato que dizia que a jovem grã duquesa Anastasia havia escapado do massacre. Muitas mulheres, ao longo dos anos, diziam ser a tal da princesa perdida, a mais famosa delas morreu em 1984, dez anos depois um teste de dna revelou que ela era uma farsante.
Anastasia gerou inúmeros filmes, produzidos em vários países. A Fox soube escolher um ótimo tema para essa animação. Deixou a trama mais amena para as crianças e criou um vilão 100% desnecessário, pode crer, daria para se fazer o filme todo sem ele. Rasputin era amigo da mãe de Anastasia, Alexandra, e até curou um de seus filhos, Alexis. Ele morreu antes da revolução de um modo que nenhum desenho animado se atreveria a mostrar.
Tirando o vilão, temos belos cenários, momentos mágicos e alguma CG competente. A cena do baile, a sequência no trem, o romance no navio e o reencontro com a avó em Paris, o filme tem um ar de Róliudi anos 1950 barra 1960.
Mas esta é uma das últimas produções sobre a princesa perdida, cuja ossada foi encontrada em 2008 ao lado dos restos mortais de seu irmão Alexis, é o fim do "conto de fadas".

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 1997
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 94 min
DIRETORES: Don Bluth e Gary Goldman (a ratinha valente, todos os cães merecem o céu, Fievel, em busca do vale encantado, titan A.E.)
ELENCO: Meg Ryan, John Cusack, Kelsey Grammer, Christopher Lloyd, Hank Azaria, Kirsten Dunst e Angela Lansbury
PRÊMIOS: indicado para 2 Oscars (canção e trilha musical)

ArthurT-M disse...

Acho que o Rasputin e principalmente o Bartok dão o contra ponto do filme, para sair da melancolia da história.

Guilherme Z. disse...

Adoro Anastácia, é um desenho maravilhoso e com padrão de qualidade tão bom quanto da Disney. Para mim já é uma tradição de fim de ano revê-lo (ele estreou e passou na tv aberta pela primeira vez na véspera do Natal). Vale a pena!

http://acervodocinema.blogspot.com
http://memoriadasetimaarte.blogspot.com

Alan Raspante disse...

Sempre assisto quando passa na Sessão da Tarde, rs

Carlos Saraiva disse...

Quando eu vi isso me lembrei da piada que corria nos EUA na época sobre o título do filme:"Anestesia".Roteiro fraquinho, personagens rasos, animação simplesmente correta-o mínimo que se espera- além claro, de tentar transformar os alienados parasitas Romanoff em "gente boa".

Leo Carioca disse...

Guardando-se as devidas proporções de diferença, foi quase a mesma história que aconteceu na Revolução Francesa com o Rei Luís XVII.
Ele foi emparedado quando tinha 8 anos de idade e morreu com 10. Mas várias lendas populares contavam que ele tinha sobrevivido. E vários homens depois se manifestaram em público, dizendo que eram ele, embora o corpo dele estivesse enterrado e a sepultura fosse conhecida por todos.
No ano 2000, finalmente conseguiram fazer um teste de DNA comparando os restos mortais dele com os restos mortais do Luís XVI e da Maria Antonieta, os pais dele.
Como o exame deu positivo, acabaram as lendas a partir daí.