21.5.11

chp apresenta


aperte play

HARRY POTTER
EDIÇÃO ESPECIAL
(ANOS 1-4)
Parece bruxaria e é bruxaria mesmo! A era espacial no cinema chegou ao fim e os filmes de fantasia estão de volta. Filmes mágicos estrelados por crianças bem no estilo Spielberg anos 1980. É a franquia de filmes mais lucrativa da história. Livros condenados pela igreja, que anos mais tarde resolveu defender os filmes, fizeram uma geração inteira de crianças tomar gosto pela leitura. Leitores de todas as idades acampavam nas portas das livrarias de todo o mundo à espera de um novo capítulo, agora eles montam a barraca nas portas dos cinemas. O que há de tão incrível nos livros de J.K. Rowling afinal? Há um mundo secreto habitado por bruxos bem de baixo dos nossos narizes, mas eles não são os vilões da história, são pessoas comuns, donas de casa, advogados, professores... e crianças indo para a escola. É a vida real com um toque de magia que faz toda a diferença. Logo, é impossível não se identificar com os personagens, você já foi à escola certo? Havia o professor que você odiava e aquela pilha de deveres de casa para fazer. Para sair da monotonia que tal um bruxo das trevas tentando te matar? Aí, é aventura na veia.

J.K. ROWLING

Ela nasceu no dia 31 de agosto de 1965 na Inglaterra, sempre quis ser escritora, se formou em francês e trabalhou como secretária bilíngüe. Aos 26 anos se mudou para Portugal onde ensinava inglês. Quando voltou para Inglaterra, estava à procura de emprego ao mesmo tempo em que fazia anotações sobre Harry Potter, até em guardanapos de papel em lanchonetes. Segunda ela, Harry Potter surgiu em sua mente durante uma viagem de trem, trazendo o pacote completo. Criou mais de 100 personagens usando nomes da mitologia grega, indiana, céltica... além de explorar o mito dos bruxos ao máximo, vassouras, chapéu pontudo, varinhas... Mas não foi fácil publicar seu livro. Primeiro ela abreviou seu nome, a editora acreditava que nenhum menino compraria um livro escrito por uma mulher. Quando o livro foi lançado nos isteites mudou de nome, a editora acreditava que nenhuma criança americana compraria um livro com a palavra "filosofia" no titulo. E assim, "Harry Potter e a pedra do feiticeiro", fez um baita sucesso. Enquanto ela lançava um livro por ano, a filha do diretor Chris Columbus apresentou os livros ao pai. Chris leu cada um deles e foi atrás de Rowling na mesma hora e ela topou transformar os livros em filmes sob 2 condições: todo o elenco deveria ser de atores britânicos e a trama não seria alterada de modo algum, pois isso poderia prejudicar seriamente o desfecho da história. Chris Columbus acabou dirigindo o filme com o livro embaixo do braço, literalmente. Hoje Rowling é a mulher mais rica do Reino Unido.

OS PERSONAGENS

HARRY POTTER
Harry Thiago Potter nasceu no dia 31 de agosto de 1980. Filho de Thiago Potter e de Lílian Evans. Dois ex alunos de Hogwarts que faziam parte da Ordem da Fênix, um grupo de bruxos que combatia o Lorde das trevas na Primeira guerra bruxa. Quando tinha 15 meses de idade ele foi atacado por Voldemort e sobreviveu. Mas perdeu seu pai e sua mãe. Foi levado até a casa dos tios trouxas (humanos não bruxos) onde viveu totalmente isolado do mundo bruxo por 11 anos. Em 1991 começou a estudar em Hogwarts. Sua varinha e a varinha de Voldemort foram criadas a partir das penas de uma mesma ave fênix, sua capa da invisibilidade é uma das lendárias relíquias da morte e pertenceu ao seu pai, ele consegue falar com cobras (habilidade que herdou da conexão que estabeleceu com Voldemort na noite em que foi atacado) e sua coruja Edwiges foi um presente de Hagrid. Pertence a casa da Grifinória e seu Patrono (feitiço de proteção contra dementadores - criatura que guarda a prisão bruxa de Azkaban) é um veado, igual ao de seu pai. Seu bicho papão (monstro que assume a forma de seu maior medo) é um dementador.


HERMIONE GRANGER
Hermione Jane Granger nasceu no dia 19 de setembro de 1979. Filha de dois pais trouxas, ela descobriu tudo o que se podia descobrir a respeito do mundo dos bruxos em livros escolares em tempo recorde, antes mesmo de entrar em Hogwarts. É uma devoradora de livros, aluna nota 10 e por conta disso suas primeiras semanas em Hogwarts foram bem solitárias. Mas ela foi se aproximando aos poucos de Harry e de Rony. Usou um vira-tempo para poder estudar várias matérias no mesmo dia até cair de exaustão. Adora aprender coisas novas em livros avançados, aprendeu a fazer muitas poções sem a ajuda de nenhum professor, apenas seguindo os livros que encontrava na biblioteca da escola. Em 1994 tentou libertar os elfos domésticos (contra a vontade deles). Seu gato Bichento consegue detectar pessoas mal intencionadas. Ela pertence à casa de Grifinória e seu patrono é uma lontra. Seu bicho papão é uma nota zero em todas as provas.

RONY WEASLEY
Ronald Abílio Weasley nasceu no dia 1º de março de 1980, é o sexto filho de Artur Weasley (funcionário do ministério da magia que adora mexer em coisas de trouxas para descobrir como elas funcionam sem mágica) e de Molly Prewett Weasley. Ambos pertenceram à ordem da fênix original que combateu Voldemort na Primeira guerra bruxa*. Rony tem 5 irmãos: Guilherme (29/11/1969), Carlos (12/12/1971), Percy (22/08/1976) e os gêmeos Fred e Jorge (01/04/1978), e uma irmã: Ginevra, "Gina", (11/08/1981) mais nova que ele. Logo, em sua pobre família, o que não falta para Rony são roupas e livros escolares de segunda mão. Desde sempre Rony tem como bichinho de estimação o rato Perebas, que na verdade é Pedro Pettigrew, o homem que traiu a ordem da fênix. O patrono de Rony toma a forma de um Terrier, ele é um ótimo jogador de xadrez de bruxo e seu bicho papão é a aranha gigante Acromântula. Como seus irmãos, Rony pertence à casa de Grifinória.

*São chamadas de Primeira (1970-1981) e Segunda (1995-1998) guerras bruxas sem levar em conta duas antigas guerras que ocorreram séculos atrás. A primeira (239-251) entre bruxos e duendes contra outros bruxos por salários justos (os trouxas ainda estavam na idade média e não conheciam os bruxos, e eles também não conheciam os trouxas, não haviam feitiços perigosos, o pessoal lutou com espadas) e a segunda guerra (845-848) onde bruxos alemães (união gemânica) lutaram contra os bruxos ingleses (os Branquietais) devastando o Egito e matando todos os bruxos que lá viviam, quando a guerra chegou ao fim surgiu a União Bruxa Européia (durante uma das batalhas um bruxo chamado Lodo Flew errou o feitiço Kroacius criando acidentalmente a maldição Crucios), e os bruxos descobriram a existência dos trouxas.


OUTROS ALUNOS DE HOGWARTS

NA SONSERINA
Draco Malfoy (05/06/1980)
Seu pai, Lúcio Malfoy, foi um dos comensais da morte de Voldemort durante a primeira guerra bruxa. Após o desaparecimento do Lorde das trevas Lúcio finge estar profundamente arrependido de seus crimes e se livra de ir para a prisão, o fato de ser um ricaço também o ajudou. A mãe de Draco, Narcisa Malfoy (que convenceu Lúcio a não enviar Draco para a escola Durmstrang), tem uma irmã, Belatriz Lestrange, que também é uma comensal da morte. Draco está sempre acompanhado por seus amigos Crabbe e Goyle, cujos pais também são comensais da morte de Voldemort. Pansy Parkinson é sua pseudo namorada.

NA GRIFINÓRIA
Boa parte do elenco de apoio se concentra na casa da Grifinória. Além de Harry, Rony (e seus irmãos) e Hermione, temos também Neville Longbottom (30/07/1980)*, Olivio Wood, Lino Jordan, Simas Finnigan, Colin Creevey (o garoto que adora tirar fotos), Dino Thomas, Lilá Brown (a primeira namorada de Rony) e Parvati Patil (sua irmã Padma faz parte da Corvinal).

* Sobre Neville: Logo após seu nascimento, os pais de Neville, Franco e Alice (membros da ordem da Fênix), foram torturados por 4 comensais da morte com a maldição cruciatus. Eles acabaram enlouquecendo e estão internados no hospital St. Mungus até hoje. Neville foi criado por sua avó Augusta. Quando Voldemort descobriu a respeito da profecia** que falava sobre um garoto que iria derrotá-lo no futuro, ele procurou pelo tal garoto recem nascido e conseguiu reduzir suas opções a duas: Neville Longbottom e Harry Potter. Ao passar primeiro pela casa dos Potter, Voldemort acabou transformando Harry no garoto da profecia. Neville escapou de uma boa... Hoje ele está casado com Ana Abbott e é professor de herbologia em Hogwarts.

** A profecia feita pela professora Sibila Trelawney:
"Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar...".

NA LUFA LUFA
O membro mais famoso desta casa, além de Ana Abbott, é Cedrico Diggory (1977-1995). Orgulho do pai Amos (que trabalha no ministério da magia), capitão do time de quadribol, bom moço e bonitão. Escolhido pelo cálice de fogo como representante de Hogwarts no torneio tribruxo. Namorou, por um curto período, com Cho Chang da Corvinal. Morreu pelas mãos de Pettigrew, a mando do lorde das trevas, recebendo a maldição Avada Kedavra. Hoje ele é um vampiro...

NA CORVINAL
É estranho, Hermione preenche todos os requisitos para fazer parte da casa que reúne os alunos mais estudiosos de Hogwarts, mas o chapéu Seletor a colocou na Grifinória... Na Corvinal encontra-se Cho Chang (o primeiro amor de Harry), Penelope Clearwater, a fofoqueira Marieta Edgecombe, Padma Patil e Luna Lovegood, filha do editor do Pasquim, um jornal que divulga fatos bizarros.


DUMBLEDORE

Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore (1881-1997) estudou em Hogwarts de 1892 a 1899, se tornou professor de transfiguração em 1938, e foi o diretor da escola de 1955 até sua morte em 1997. Famoso por ter derrotado o bruxo das trevas Grindelwald (morto por Voldemort em 1998), por quem nutria uma secreta paixão. Foi assim que a famosa Varinha das Varinhas* veio parar em suas mãos (*relíquias da morte, na próxima postagem). Durante essa batalha a irmã de Dumbledore foi morta**. Dumbledore estava com Sibila Trelawney quando esta recitou a famosa profecia. Desde então, ele tentou proteger Harry após a morte da família Potter. Dumbledore descobriu a respeito das Horcruxes de Voldemort (na próxima postagem) e se empenhou em encontrá-las e destruí-las. Dizem que ele pode se tornar invisível sem a ajuda de uma capa da invisibilidade. Após o final da primeira guerra bruxa ele acolheu um, supostamente arrependido, comensal da morte em Hogwarts. Deixando muita gente de queixo caído.

** Sobre Ariana Dumbledore (1885-1899): filha de Kendra e de Percival Dumbledore, irmã mais nova de Alvo e de Alberforth. Quando pequena foi atacada por três garotos trouxas que a viram praticando magia. Percival matou os garotos e foi preso em Azkaban por isso, mas conseguiu evitar que a filha, traumatizada e com os poderes descontrolados, fosse internada no hospital St Mungus. Sem conseguir controlar seus poderes, Ariana matou sua mãe acidentalmente e, meses depois, morreu ao receber um feitiço quando se meteu no meio de uma briga entre seus irmãos e Grindelwald. Por conta da confusão, durante a batalha, foi impossível dizer quem disparou o feitiço que matou a jovem.


SEVERO SNAPE

Epa, vamos falar de bullying? Severo Prince Snape (09/01/1960 - 01/05/1998) era motivo de piada na escola. O famoso Tiago Potter e seu grupo de amigos maltratavam o garoto. Ele sempre foi apaixonado por Lílian Evans (ele a conheceu antes que ambos entrassem em Hogwarts), mas era tímido demais e não gostava de expôr seus sentimentos para ninguém. Era solitário e retraído. Sofreu um duro golpe quando ela começou a namorar Tiago. Aluno aplicado e excepcional, criava seus próprios feitiços e poções, chamava a si mesmo de Príncipe mestiço (seu pai Tobias era um trouxa). Snape sempre acreditou que estava destinado a algo grande, quando a primeira guerra bruxa começou, ele ficou ao lado de Voldemort. Snape havia ouvido a profecia de Trelawney, mas não até o final, e a passou para Voldemort. Isso acabou resultando na morte de Lílian. Cheio de remorso, Snape se tornou um espião de Dumbledore entre os comensais da morte. Em 1981 se tornou professor de poções em Hogwarts, 10 anos depois teve que aturar o filho de Tiago e de Lílian na escola. Voltou a servir o Lorde das trevas no inicio da segunda guerra bruxa. Curiosamente, Snape tem um débito de vida para com Tiago Potter, que o salvou na escola, quando Lupin, em sua forma de lobisomem, tentou morder Snape.


OUTROS PROFESSORES

#Rúbeo Hagrid (06/12/1928) é um mestiço (o pai era humano e a mãe giganta, ela abandonou a família quando Hagrid tinha 3 anos) que estudou em Hogwarts em 1940, na Grifinória. Seu pai morreu um ano depois. No terceiro ano sua aranha de estimação foi acusada de matar alguns estudantes (entre eles, Murta que geme, da Corvinal). Na verdade, Tom Riddle (o jovem Voldemort) havia aberto a câmara secreta e libertado o Basilisco. Hagrid conseguiu salvar sua aranha mas foi expulso da escola. O ministério da magia o proibiu de fazer mágicas e partiu sua varinha. Dumbledore conseguiu convencer o atual diretor da escola a colocar Hagrid como guarda caça de Hogwarts e das criaturas da floresta proibida. Hagrid reconstruiu sua varinha colocando-a num guarda chuva. Em 1993 se tornou professor de "trato das criaturas mágicas". Tem um meio irmão gigante chamado Grope.
#Minerva McGonagall (04/10/1925) é a professora de transfiguração de Hogwarts e vice diretora da escola. Ela é uma animaga* registrada, se transforma numa gata quando bem quer. É a atual diretora de Hogwarts.
#Remo Lupin (1960-1998) foi o professor de defesa contra as artes das trevas em 1993. Amigo de Tiago Potter e de Sirius Black durante a adolescencia em Hogwarts. Foi mordido por um lobisomem nessa época e sofre preconceito na comunidade bruxa por conta disso.
#Gilderoy Lockhart foi o professor de defesa contra as artes das trevas em 1992. Famoso por seus livros onde conta incríveis aventuras que nunca viveu, ele as ouvia de outras pessoas e em seguida apagava a mente delas, sendo esse o único feitiço que ele sabe fazer com perfeição.
#Sibila Patricia Trelawney foi ao bar Caldeirão Furado em 1981 para uma entrevista de emprego com Dumbledore e, de repente, revelou a profecia de Harry e de Voldemort (mas ela não se lembra disso). Sua avó era a famosa vidente Cassandra Trelawney. Após ouvir a profecia, Dumbledore a contratou como professora de adivinhação, para mantê-la por perto.
#Argo Filch é o zelador de Hogwarts, ele adora castigar os alunos que são pegos, andando pelos corredores, fora de hora. Sua gata Madame Norra lhe conta tudo o que vê. Apesar de ter pais bruxos, Filch nasceu sem magia alguma.
#Alastor "olho tonto" Moody é um dos mais famosos aurores** do mundo da magia, com seu olho mágico pode ver muitas coisas, inclusive inimigos que se aproximam por trás.
#Dolores Joana Umbridge foi selecionada pelo ministério da magia para ser uma professora em Hogwarts e, acima de tudo, para espionar Dumbledore. Ela acabou com a liberdade de muitos alunos e aplicou castigos horríveis. Foi a diretora da escola por um curto período. Foi julgada e levada para Azkaban em 1998.
#Quirinus Quirrell também foi um professor de defesa contra as artes das trevas, mas foi possuído pelo espírito de Voldemort (ou pelo que restava dele) antes do ano letivo começar em 1991. Ele tentou roubar a pedra filosofal e se deu mal, morrendo assim que Voldemort abandonou seu corpo.
#Filius Flitwick é o professor de feitiços. Ele é um duende mestiço bem baixinho. Nos filmes o carinha mudou de aparência após HP3, sem maiores explicações. Deixou de ser um velho careca, ganhou um cabelo escuro e um bigode.
#Madame Hooch é a professora de voo. Pomona Sprout ensina herbologia e Madame Pomfrey é a responsável pela enfermaria da escola.

* Sobre os animagos, bruxos podem aprender a se transformar em animais. Mas os animagos precisam ter um registro de controle no ministério da magia. Tiago Potter, Sirius Black, Pedro Pettigrew e a repórter (que inventa e aumenta) Rita Skeeter são animagos ilegais.

** Sobre os aurores, um auror é um bruxo que caça aqueles que praticam as artes das trevas. Muitos comensais da morte já foram mortos, ou levados para Azkaban, por aurores. Harry Potter começou a estudar para se tornar um auror após o torneio tribruxo.

Para ser auror, precisa-se de no mínimo 5 N.I.E.M.s (Defesa Contra as Artes das Trevas, Transfiguração, Feitiços e Poções são os recomendados pela Profa. McGonagall), todos com notas iguais ou superiores a "Excede Expectativas". Depois disso, o candidato ainda deve passar por uma série de rigorosos testes de caráter e aptidão ao cargo. Há de se demonstrar capacidade para reagir bem à pressão, perseverança, dedição e grande habilidade com defesa avançada. Uma vez aceito no programa, o treino continua por mais 3 anos, e inclui Esconderijos e Disfarces, assim como Vigilância e Rastreamento, duas das matérias exigidas e estudadas para se tornar um auror. Fonte Potterish.com.


VOLDEMORT

Tom Servoleo Riddle (31/12/26 - 02/05/1998) foi o bruxo das trevas mais poderoso que já existiu. Sua mãe, Mérope Gaunt, era descendente de Salazar Slytherin (um dos fundadores de Hogwarts) e ela herdou seu pesado medalhão de ouro quando seu pai e seu irmão foram mandados para Azkaban. Ela se apaixonou por um trouxa chamado Tom Riddle e usou uma poção do amor para que ele a amasse. Mas ela se cansou de ter Tom ao seu lado, sempre sob o efeito da poção, e desistiu da ideia. Ela estava grávida e imaginou que isso manteria Tom ao seu lado. Mas ele a abandonou. Mérope deixou seu filho recem nascido num orfanato de trouxas em Londres e morreu em seguida. O pequeno Tom Riddle foi descoberto por Dumbledore que o levou para Hogwarts em 1938. Na escola ele chegou ao posto de monitor e se interessou pelas artes das trevas. Em 1943, com 16 anos, encontrou e matou seu pai trouxa. Depois de formado ele trabalhou na Borgin & Burkes, no beco Diagonal, e viajou até a Albânia. Matou muitas pessoas para fabricar suas horcruxes e garantir sua imortalidade. Depois de 10 anos desaparecido, voltou para Hogwarts para pedir a Dumbledore que lhe desse o cargo de professor de Defesa contra as artes das trevas. Mas ele não queria ensinar magia em Hogwarts, ele sabia que Dumbledore diria "não". Ele havia ido até lá apenas para esconder uma de suas Horcruxes. Uma delas o salvou quando seu feitiço se voltou contra ele ao atacar o bebê Potter. Em 1995 ele usou os ossos de seu pai para renascer completamente. Logo em seguida, começou a procurar pela lendária Varinha das varinhas. Voldemort tem uma cobra gigante de estimação chamada Nagini.


LUGARES MÁGICOS

HOGWARTS
A escola de magia e bruxaria de Hogwarts é considerada uma das melhores escolas, de magia, da Europa. Foi fundada no ano de 992 (data aproximada) por quatro poderosos bruxos: Godrico Gryffindor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin. Cada um deles criou uma república dentro da escola. O castelo é protegido por vários feitiços de ocultamento anti trouxas e fica numa região isolada na Escócia. Slytherin brigou com os outros 3 fundadores porque queria admitir na escola apenas bruxos puro sangue. Ele abandonou Hogwarts após construir a câmara secreta. Salazar acreditava que, algum dia, um descendente seu a descobriria e libertaria o Basilisco para limpar a escola dos bruxos nascidos trouxas. Outras duas escolas famosas na Europa são: Beauxbatons (na França) e Durmstrang (provavelmente na Rússia ou na Escandinávia). As três costumam competir entre si no torneio tribruxo há mais de 700 anos. O lema da escola é "nunca cutuque um dragão adormecido".

O BECO DIAGONAL
O beco onde os bruxos fazem suas compras fica no centro de Londres. Para chegar lá é preciso andar até os fundos do bar Caldeirão Furado. No beco você encontra as seguintes lojas: Empório das corujas, Floreios & Borrões, Gambol e Japes, Gemialidades Weasley, Olivaras e o banco Gringotes. Na travessa do Tranco ficam as lojas que vendem produtos para as artes das trevas, como a Borgin & Burkes, e o ministério da magia aprova isso? Mas é o único lugar onde se pode encontrar repelente para lesmas carnívoras.

HOGSMEADE
É uma vila próxima ao castelo de Hogwarts. Tem lojas e bares. Lugares como a doceria Dedosdemel, o bar Cabeça de Javali (que pertence ao irmão de Dumbledore, Alberforth), o Três vassouras, o correio e a Zonko's. A vila é a estação terminal do trem Hogwarts Express. Nos arredores fica a Casa dos gritos, o lugar mais mal assombrado do Reino Unido.

MINISTÉRIO DA MAGIA
Fica nos subterrâneos de Londres, mas possui janelas encantadas que mostram o ar livre. Tem dez níveis, o elevador não chega até o último. É possível entrar no ministério de várias maneiras, aparatando ou usando pó de flu*, mas pode-se usar uma cabine telefônica abandonada na rua, discando 62442 (magic). O ministro da magia mantêm contato com o primeiro ministro trouxa da Inglaterra, mas aparentemente ignora a rainha...

HOSPITAL ST MUNGUS PARA DOENÇAS E ACIDENTES MÁGICOS
O hospital dos bruxos fica em Londres, sua fachada abandonada de uma loja de departamentos serve para enganar os trouxas. Basta falar com o velho manequim na vitrine e você entra. O hospital tem cinco andares e foi fundado pelo curandeiro Mungo Bonhan (1560- 1659).

LARGO GRIMMAULD
É onde fica a casa da família Black. Serviu de sede para a nova ordem da Fênix durante a segunda guerra bruxa. Lá vive o elfo doméstico Monstro, na família há gerações. Quando o padrinho de Harry, Sirius Black** , morreu, o garoto herdou a casa.

A TOCA
É a casa da família Weasley, fica numa área rural da Inglaterra e recebeu novos comodos conforme a família foi crescendo. Tem um vampiro no sotão e gnomos no jardim.

*Meios de transporte: os bruxos podem voar em vassouras, aparatar (teletransportar, precisa ser maior de idade) e usar o pó de flu numa lareira qualquer. Também podem tornar qualquer objeto uma chave de portal, mas pouca gente conhece o armário sumidouro e sua origem é um mistério.

** Sirius Black (1960-1996) era um dos melhores amigos de Tiago Potter e padrinho de seu filho Harry. Como animago ilegal ele se transformava num cão negro (ganhando o apelido de "Almofadinhas"). Em sua família só dá bruxos malvados (sua prima Andrômeda Tonks, a mãe de Ninfadora, é do bem, a família a rejeitou por se casar com um trouxa) sua prima maluca, Belatriz Lestrange é uma comensal da morte e a irmã dela, Narcisa, se casou com Lúcio Malfoy, outro comensal de Voldemort. Diferente de todos os seus ancestrais, Sirius foi colocado pelo chapéu Seletor na casa da Grifinória e não na Sonserina, e isso revoltou seus parentes. Sirius foi acusado de matar doze trouxas e de revelar a Voldemort onde a família Potter morava. Na verdade, Pedro Pettigrew foi o traidor, mas Sirius foi acusado de sua "morte" também (o cara se transformou num rato e desapareceu do local). E desse modo, Sirius foi mandado para Azkaban.

AS CASAS DE HOGWARTS

GRIFINÓRIA
Brasão: leão
Cores: vermelho e dourado
Fundador: Godrico Gryffindor
Diretora: Professora McGonagall
Fantasma residente: Sir Nicolas quase sem cabeça
Localização: torre norte, sétimo andar, atrás do quadro da mulher gorda
Valores: coragem e cavalherismo

SONSERINA
Brasão: serpente
Cores: verde e prata
Fundador: Salazar Slytherin
Diretor: Severo Snape
Fantasma residente: Barão Sangrento
Localização: primeiro subsolo, próximo a sala de poções
Valores: astúcia e ambição

LUFA-LUFA
Brasão: texugo
Cores: amarelo e preto
Fundadora: Helga Hufflepuff
Diretora: Pomona Sprout
Fantasma residente: Frei Gorducho
Localização: quinto subsolo, ao lado das cozinhas, atrás de um quadro
Valores: lealdade e sinceridade

CORVINAL
Brasão: águia
Cores: azul e bronze
Fundadora: Rowena Ravenclaw
Diretor: Prof Flitwick
Fantasma residente: Helena Ravenclaw, a dama cinzenta*
Localização: torre oeste
Valores: inteligência e sagacidade

*Além dos quatro fantasmas residentes nas repúblicas, Hogwarts ainda serve de casa para muitos outros, dois deles em especial estão em destaque nos livros:
Murta que geme é a menina que foi morta quando a Câmara secreta foi aberta em 1943. Ela habita um banheiro no segundo andar, lado sul, onde se encontra a entrada para a câmara secreta.
Pirraça é um poltergeist brincalhão que não aparece nos filmes, ele inferniza a vida dos alunos e dos professores pelos corredores da escola. O único que consegue detê-lo é o Barão Sangrento.


O QUADRIBOL
O esporte favorito dos bruxos foi criado por volta do ano 1000. Um manuscrito do século XI, de Trude Keddle, fala sobre bruxos que jogavam bola com vassouras. Com o passar dos séculos o jogo evoluiu e ganhou regras. A versão atual, aprovada pelo departamento de jogos e esportes mágicos, é de 1750 e tem um lista com mais de 700 tipos de faltas. Um única partida pode durar dias, pois o jogo só termina quando o pomo de ouro é apanhado. Cada time tem sete jogadores em quatro posições:

#Os artilheiros precisam jogar a bola Goles através dos arcos do time adversário. Isso vale 10 pontos.

#O goleiro protege os três arcos de seu time.

#Os batedores usam tacos para bater nos Balaços que são lançados contra os jogadores adversários. Eles também protegem os jogadores de seu time contra essas bolas malucas.

#O Apanhador é o jogador mais rápido do time. Ele deve capturar o pomo de ouro. Quando isso acontece a partida termina. O pomo vale 150 pontos, mas a vitória vai depender do placar do jogo no momento da captura do pomo.



ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM

EUROPA
Leprechaun (um tipo de duende)
Agoureiro (fênix irlandesa)
Cão de 3 cabeças (Grécia)
Dementadores (Inglaterra)
Tronquilho
Rabo Córneo Húngaro (dragão)
Crupe
Hipogrifo
Pelúcios (Inglaterra)
Diabretes da Cornuália (Inglaterra)
Basilisco (Escócia)
Trasgo (Escandinávia)
Acromântulas
Grindylow (lagos do Reino Unido)
Explosivins (Inglaterra)

AMÉRICA
Cava Charco
Dente de Víbora peruano (dragão)
Fadas mordentes

ÁSIA
Olho de opala (dragão)
Meteoro chinês (dragão)
Fênix (Egito, índia e China)

ENCONTRADOS NO MUNDO TODO
Bicho papão, Trestálios*, Sereianos, Pomorin,
Briba, Gnomo, Unicórnio, Amasso,
Rabicurto, Furanzão, Murtisco, Seringa.

*Sobre os Trestálios: Cavalos alados de aparência esquelética que lembram um pouco pequenos dragões. São naturalmente invisíveis, só podem ser vistos por quem já viu a morte de perto, ou alguém próximo morrer. A lendária Varinha das varinhas tem pelo de Trestálio em seu núcleo.
Alguns personagens que conseguem ver Trestálios: Harry Potter, Dumbledore, Alberforth, Luna Lovegood e Severo Snape.



FEITIÇOS
Todo bruxo nasce com uma magia interior. Antes de comprar sua primeira varinha ele pode fazer alguns pequenos truques. A varinha escolhe o dono e deve ser manipulada do modo correto durante um feitiço, a pronúncia do mesmo também é importante. É possível lançar um feitiço sem abrir a boca, mas essa é uma daquelas técnicas que só se aprende no último ano escolar. Menores de idade não podem usar magia fora da escola.
Existem 3 feitiços proibidos pelo ministério da magia desde 1717, quando foram chamados pela primeira vez de "maldições imperdoáveis":

#A maldição Crucio (criada durante a 2ª guerra bruxa 845 D.C.) gera uma dor insuportável na vítima, podendo levar a pessoa à loucura.

#A maldição Império (criada na idade média para gerar escravos) permite controle total sobre qualquer pessoa.

#A maldição Avada Kedavra (criada na idade média para acabar com um duelo rapidamente) é a maldição da morte. Uma morte bem limpa. Nenhuma autópsia pode revelar sua causa. Não há cura ou contra feitiço. Harry Potter já recebeu essa maldição duas vezes (em 1981 e em 1998). Voldemort também a recebeu em 1981.


OS LIVROS E OS FILMES

A PEDRA FILOSOFAL (1997 L - 2001 F )

Chris Columbus não fez feio, apresentou o mundo da magia de uma maneira simples e eficaz. Mas, para alguns leitores, ele pisou na bola. O filme segue o livro a risca, não há surpresas ou novidades. É claro que existe aquele grupo de leitores que amou o filme por ele não ter mudado uma vírgula do livro, é impossível agradar a todos... Rapidamente o filme entrou para a lista das dez maiores bilheterias da história do cinema e Harry ganhou uma nova legião de fãs que correram atrás do tal livro para conhecer mais a respeito do bruxinho. O filme tem efeitos especiais deliciosos, o Trasgo pateta no banheiro, o teto do salão principal e a nossa primeira partida de Quadribol! O filme era uma novidade muito bem vinda. Hoje ele faz parte de poucas listas do tipo "melhores filmes do HP", mas foi uma senhora apresentação à esse novo mundo.


A CÂMARA SECRETA (1998 L - 2002 F )

Mais um filme de Chris Columbus e mais um "livro filmado". O elfo doméstico* Dobby** deu um toque a mais à franquia. A coisa começou a ficar mais séria, Voldemort está mais presente, mas de uma maneira diferente. Crianças são petrificadas pelo terrível Basilisco, o passado de Hagrid vem à tona e a primeira Horcrux de Voldemort é destruída. Conhecemos o Salgueiro Lutador, a floresta proibida, o mapa do maroto, a Toca e a Murta que Geme. Mas a festa de aniversário de um fantasma, ficou de fora do filme. Há uma cena adicional após os créditos. Aulas novas e outras já conhecidas, e mais Quadribol num filme que lembra muito o anterior.

*Sobre os Elfos domésticos: Eles existem no mundo todo e adoram servir aos bruxos, sem pagamento é claro, isso seria uma grave ofensa para eles. Os elfos se auto flagelam quando fazem algo errado (se um bruxo ordenar, um elfo pode até cometer suicídio). Seus descendentes costumam servir a uma mesma família bruxa durante várias gerações. Eles são tão poderosos quanto qualquer bruxo, mas usam seus poderes apenas para atender as ordens de seus mestres e para limpar a casa, podem até desfazer feitiços lançados por um bruxo e conseguem aparatar dentro do castelo de Hogwarts. Se um elfo recebe uma peça de roupa qualquer, significa que ele está "livre" e que seus serviços na casa não são mais necessários, para eles isso é uma baita de uma ofensa, significa que o elfo falhou com seu mestre.

**Dobby (?-1998): Ele foi o mais estranho elfo que já existiu. Servia a família Malfoy e era maltratado o tempo todo. Ao contrário de qualquer elfo, Dobby estava doido para se livrar dos Malfoy. E ele conseguiu a liberdade com a ajuda de Harry Potter. Dobby se tornou um elfo independente e começou a trabalhar nas cozinhas de Hogwarts, recebendo um salário. Os outros elfos da escola não gostam muito dele por conta disso. Em Hogwarts Dobby toma conta da pobre Winky, ela trabalhava para a família Crouch e foi demitida por ter deixado Bartô Crouch Filho escapar, durante a copa mundial de Quadribol, e convocar a marca negra, dos comensais da morte, no céu. Winky foi trabalhar em Hogwarts (os outros elfos também não gostam dela, uma vez que ela foi demitida por seu mestre) e se entregou ao alcoolismo. Dobby está presente em quase todos os livros, ajudando Harry a encontrar a sala Precisa e vestindo todas as roupas feitas por Hermione em sua tentativa frustrada de libertar os elfos. Ele também ficou amigo de Alberforth, e começou a usar uma passagem secreta que vai do Cabeça de Javali até Hogwarts.


O PRISIONEIRO DE AZKABAN (1999 L - 2004 F )

O livro é considerado um divisor de águas na coleção, e o filme não foi diferente. Começa meio bobinho e simplório, mas logo pinta toda a verdade sobre Sirius Black e os dementadores ficaram legais. Mais tarde, surge um lobisomem, muito esquisito. A turma arrumou tempo no final para falar sobre o passado enquanto Pettigrew é desmascarado (nos filmes seguintes cenas com diálogos tão longos e esclarecedores se tornaram raras). O mais legal é que o filme brinca com viagens no tempo de uma maneira bem divertida. Tem um novo diretor, um novo Dumbledore, um Hipogrifo, um clima de Halloween e Voldemort dá uma trégua.


O CÁLICE DE FOGO (2000 L - 2005 F )

Esse ainda é o meu filme favorito. Começa com uma fantástica partida de Quadribol e em seguida pintam os comensais da morte. Em Hogwarts vemos duas turmas de outras escolas chegando para o torneio tribruxo. Foi estranho, no filme temos apenas meninas em Beauxbatons e apenas rapazes em Durmstrang. Na primeira prova: Dragões, depois, sereianos, e no final, Voldemort volta definitivamente e enfrenta Harry num cemitério. Tem também o baile de inverno, foi uma ótima maneira de mostrar como os personagens, e principalmente os atores, haviam crescido. No livro Hermione criou o F.A.L.E. (fundo de apoio à liberação dos elfos) e ninguém a levou à sério, nem mesmo os elfos. Mas o movimento foi abandonado por ela rapidinho, o que foi uma pena. O filme também deixou de fora a pobre Winky (e o Dobby, mais uma vez), e mesmo assim foi um dos filmes mais movimentados da franquia, uma ótima aventura do mesmo diretor de "príncipe da Pérsia". E foi também o último filme a ver a luz do sol, nos filmes seguintes, só dá cenas noturnas...


A LINHA DO TEMPO

ANO 382 A.C. - A loja Olivaras é aberta no Beco Diagonal.
ANO 239 D.C. - Primeira guerra bruxa.
ANO 845 - Segunda guerra bruxa.
ANO 992 - Ano aproximado da fundação de Hogwarts.
ANO 1000 (aprox) - Surge o avô do Quadribol.
ANO 1473 - Acontece a primeira copa mundial de Quadribol.
ANO 1637 - É criado o código de conduta dos lobisomens.
ANO 1689 - É criado o código internacional de sigilo em magia. Os bruxos começam a esconder sua existência dos trouxas após a santa inquisição. Embora fosse extremamente fácil para muitos bruxos escaparem de uma fogueira usando feitiços.
ANO 1717 - As maldições Crucius, Impérius e Avada Kedavra são consideradas pelo ministério como "imperdoáveis" e passam a garantir, ao bruxo que as executar, prisão perpétua em Azkaban.
ANO 1881 - Nasce Alvo Dumbledore.
ANO 1892 - Dumbledore começa a estudar em Hogwarts.
ANO 1926 - Nasce Tom Riddle (Voldemort)
ANO 1943 - A câmara secreta é aberta.
ANO 1960 - Nasce Tiago Potter, Lílian Evans, Severo Snape e Sirius Black.
ANO 1970 - Começa a Primeira Guerra Bruxa da nova era e Voldemort se alia aos gigantes.
ANO 1971 - Tiago, Sirius, Lílian e Severo Snape começam a estudar em Hogwarts.
ANO 1977 - Nasce Cedrico Diggory.
ANO 1978 - Tiago e Lílian completam seus estudos e se casam.
ANO 1979 - Nasce Hermione Granger.
ANO 1980 - Nasce Harry Potter, Rony Weasley e Neville Longbottom.
ANO 1981 - Termina a Primeira Guerra Bruxa com o desaparecimento de Voldemort.
ANO 1991 - Harry Potter começa a estudar em Hogwarts.
ANO 1992 - Voldemort tenta roubar a pedra filosofal. No final do ano a câmara secreta é aberta novamente.
ANO 1993 - Sirius Black foge de Azkaban. Começa a 422ª copa mundial de Quadribol.
ANO 1994 - Nova edição do torneio Tribruxo.
ANO 1995 - Voldemort retorna. Começa a Segunda Guerra Bruxa da nova era.

Continua...

12 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

NA PRÓXIMA POSTAGEM

A segunda profecia
A nova Ordem da Fênix
Os contos de Beedle o bardo
As relíquias da Morte
Horcruxes
A batalha de Hogwarts

ArthurT-M disse...

Nossa... parabéns pela postagem, deve ter dado o maior trabalho coletar todos os pequenos detalhes dispersos nos livros... gostei... parabéns

Rafael disse...

Ale vc ta de parabéns realmente deve ter dado mt trablho, mais me ajudo a entender mt mais da história.

Juan Pablo disse...

Excelente postagem!!!
Tem detalhes que eu nem sequer sabia existia...
Já que eu só sigo pelos filmes mesmo...
Talvez comece a ler os livros... rsrsrsrs
VLW!!!

Anônimo disse...

Só uma correção Ale, acho que Harry já tinha um ano quando foi atacado por Valdemort...lembro que no último livro Snapes encontra uma carta de Lilian para Sirius falando que ele adorou a vassoura que ganhou de aniversário...

Fernanda disse...

Sky, adorei a postagem, ficou muito legal, muito boa mesmo! eu nunca tinha lido os livros e comecei a ler tem um mes, to no quinto livro e essa edição especial só aumentou minha vontade de terminar a historia, to ate esperando terminar e fazer uma maratona com os filmes, ainda não vi as reliquias...
mais uma vez parabens pela postagem, beijo!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anônimo

você está certo, Harry nasceu em 31 de julho de 1980 e foi atacado por Voldemort no dia 31 de outubro de 1981, em minhas anotações está escrito "15 meses", mas por algum motivo escrevi "3 meses" no post me atrapalhando com os números, valeu pelo toque, passei horas procurando por erros ortograficos e deixei isso passar ;)

Arthur Beaverhousen disse...

Minha maior lembrança com Harry Potter foi em 2001.
Eu no primeiro ano (colégio) ao inves de assistir as aulas de geografia eu me enfiava no mundo de HP.
Resultado: recuperação!
Mãe, desculpa, mas os 75 reais da prova foram muito bem gastos. Passei de ano e li 3 livros. =)

Bem tem outra lembrança, mas essa é mais intima... .rs.

Anselmo disse...

E não é que saiu!!

Muito bom saber um pouco mais sobre os personagens, detalhes que os filmes não exploram ou não se aprofundam estão fazendo a diferença para mim, principalmente essa pequena bio sobre o Snape, com quem acabo de me identificar.
Dos quatro filmes mencionados, pois não li os livros, o que mais gosto é o terceiro justamente pela brincadeira com o tempo(coisa de nerd)onde qualquer filme que trate o tema de forma inteligente tem minha preferência.
Parabéns pela dedicação, me foi de grande valia e desde já aguardando pelo próximo capítulo.

Elielson disse...

Ótimo mesmo Alessandro!

Só coloca na parte dos filmes na próxima postagem a bilheteria e as indicações ao Oscar e outras premiações, pra ficar melhor.

Já quero ler a próxima!

Luis disse...

Olá.
Amor HP e adorei o post.
Tenho uma dúvida.
Onde vc encontra as datas dos acontecidos?

Adoro o Blog.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi luis

existem algumas datas nos livros da saga do HP, outras estão nos demais livros lançados pela autora como 'quadribol atraves dos seculos', 'criaturas fantasticas' ou 'os contos de beedle o bardo' onde Dumbledore fala, as vezes, sobre fatos do passado.