11.4.11

RIO

Não sei se você vai se lembrar, mas nos anos 1990 haviam dois tipos de filmes animados nas video locadoras: Disney e not Disney. Os not Disney tentavam ser Disney, haviam canções irritantes e personagens coadjuvantes mais irritantes ainda, sempre no estilo "estranho casal" (a própria Disney fez uso dessa formula "Timon e Pumba" até a exaustão). As musicas, insuportáveis, só serviam para encher linguiça, ajudando o filme a ultrapassar 60 minutos de duração para poder ser chamado de "longa metragem". E sempre que um personagem dava sinais de que ia começar a cantar a gente pensava: oh, por favor, não cante, cale a boca. Bem, assim é RIO, me fez lembrar dessas obscuras animações not Disney dos anos 1990. Canções ruins que surgem em momentos "nada a ver", praticamente foram encaixadas no filme na última hora de um modo forçado, uma trilha musical tão irritante quanto o elenco de apoio. Uma ou duas cenas (cenas aéreas da cidade e cenas do desfile de carnaval) fazem valer o ingresso 3D, mas o restante do filme...


VOAR É FÁCIL, MAS O FILME NÃO DECOLA

Jesse Eisenberg é a arara azul Blu. Ainda filhote, Blu foi capturado por traficantes de animais e levado do Rio (br) para Minnesota (eua). Após cair de um caminhão ele é resgatado por uma menina chamada Linda. Blu se torna um animal domestico, que nunca aprendeu a voar. Quinze anos depois ele é descoberto por um ornitólogo maluco (Rodrigo Santoro) que convence Linda a levar seu bichinho até o Rio de Janeiro, para poder se acasalar com outra arara azul e dar continuidade à espécie em vias de extinção (dois mamutes da era do gelo incomodam incomodam muita gente). Mas, ao chegar no Rio, Blu e sua "parceira" Jade (Anne Hathaway) são sequestrados por traficantes de pássaros raros. Blu precisa aprender a voar, fugir dos bandidos (eles têm uma cacatua canibal...) e voltar para Linda. Temos ainda um garoto estereotipado de favela, brasileiros que dançam samba a todo momento e em qualquer lugar sem motivo aparente e uma gang de macacos que assalta turistas no cristo redentor... Carlos Saldanha certo? filme escrito e dirigido por um brasileiro? não parece não! Em vários momentos o que temos é um Brézil como ele costuma ser imaginado pelos norte americanos (lembra do episódio dos Simpsons?) e não "O" verdadeiro Brézil! E que dinheiro é aquele na mão do garoto? notas de real? vai sonhando. No fim das contas o filme não passa uma imagem muito bonita da cidade do Rio, e o final é horrível e apressado. Crianças menores de 5 anos vão amar o filme, leve seu sobrinho, deixe o pirralho lá dentro e o espere do lado de fora.

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 96 min
DIRETOR: Carlos Saldanha (a era do gelo 2 e 3)
ELENCO DE VOZES: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx e Leslie Mann
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 8 de abril

Juan Pablo disse...

Nossa... é serio que o filme é tão ruim assim?!
Para levar um 4!?
E prometia tanto ser um filme bom...
pena...

fã de Harry Potter disse...

Eu sei que esse post é sobre outro filme
mas gostaria muito que você desse uma chance ao filme VIP's
acho filmes brasileiros beem caidos
mas amei esse filme
e gostaria de saber sua opniao

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi juan

essa é apenas a minha opinião, outras pessoas podem até gostar do filme, por via das duvidas pague mais barato e veja o filme em 2D no meio da semana

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi pottermaniaco

eu tenho apenas um unico dia de folga na semana para poder ir ao cinema, ai eu tento ver ate 3 filmes de uma só vez, então eu tenho que escolher bem, porque quando há muitas estreias algo acaba ficando de fora.
Na próxima semana vou ver outros 3 filmes, se um filme ja esta em cartaz ha mais de uma semana eu prefiro nem comentar no blog, seria uma "postagem atrasada"

O Menino que Voa disse...

Menino, será que assistimos ao mesmo Rio??? Fui meio de supetão, sem me programar ou ler a respeito do filme. E me surpreendi. As paisagens, como vc mesmo diz, foram transpostas de forma sobrenaturalmente maravilhosa. E embora v não tenha gostado, Sergio Mendes fez um trabalho excelente na criação e composição de sua trilha sonora. Não foi samba de americano e, sim, de brasileiro. Com letras riquíssimas e ritmo alucinante. Acredito que você nao goste de samba, ou teria apreciado com outros ouvidos a maravilhosa melodia que pairou durante todo o filme. Lúdico, ao invés de mostrar pivetes e bandidos, criou micos que se aproveitam os turistas. Deixou o lado depreciativo do Rio de Janeiro escondido, já que os filmes nacionais se encarregam (e muito bem) de destruir o lado bom da capital Fluminense. Nao podemos esperar muito da história. Alem de ser desenho animado, o que já dá uma certa previsibilidade, é um filme com publico-alvo infantil. Tenho, entretanto, que concordar com o final apressado, com cara de quem tinha que acabar LOGO pra o filme poder ser visto por crianças.

Anselmo disse...

Depois dessa ducha fria, só verei o filme quando sair em "vídeo", mas a trilha sonora é muito bacana, estou ouvindo agora mesmo e gostando muito.
Abraço.

Anônimo disse...

Alessandro,

Dê uma chance ao Brasil. Nem a animação é tão péssima e os filmes nacionais a exemplo do Vip´s também tem qualidade.

R.

Anônimo disse...

Alessandro,

Dê uma chance ao Brasil. Nem a animação é tão péssima e os filmes nacionais a exemplo do Vip´s também tem qualidade.

R.

Marcelo Doni disse...

Alessandro o que aconteceu contigo quando foi assistir esse filme? alguém do cinema ou antes de chegar nele ti irritou? em algum momento alguns dos personagens humanos lembrou um ex seu? porque o filme não tem culpa de nada é sensacional o longa assisti em 3D é não foi promoção(quem dera rsrsr..) a hístoria otima, tem garoto abandonado, tráfico de animais, cenas bem coloridas, trilha sonora impecavél, um vilão de entrar para hístoria, um colorido todo especial tanto o casal principal quanto seus colegas muito bem feitos ah e detalhe a dublagem está perfeita, hístoria convicente e cenas de ação na medida certa fui sozinho , mas na sessão tinha umas crianças(é claro!!!) é todos vibravam e aplaudiram no final o filme foi demais