18.4.11

PÂNICO 4

Em 1996 Wes Craven (a hora do pesadelo) e Kevin Williamson (Dawson's creek) revolucionaram o gênero do terror e o primeiro "pânico" anda gerando clones desde então. No ano seguinte, um novo filme, um tanto confuso lá no final, mas trazia as famosas regras para se sobreviver num filme de terror. Em 2000, pintou o terceiro filme, contra a vontade de Neve Cambell que recebeu uma pequena fortuna para repetir o papel de Sidney Prescott. Com um roteiro ainda mais confuso nada parecia fazer sentido no final, um serial killer precisa ter sempre bons, e lógicos, motivos para sair matando adolescentes por aí. Durante 10 anos a "fórmula pânico" foi usada e abusada até cair na comédia. Como um novo filme poderia ser feito e ser levado a sério? Neve Cambell precisa de $$$ para pagar suas contas e o filme precisa inovar de alguma maneira, é muita pressão. Mas Sidney nos dá um toque: "a primeira regra de um remake é: não foda com o original".

CHANDLER, É VOCÊ?

E assim, o novo "pânico" resolve atacar seus clones, ele quer zerar todos os filmes de terror atuais, exibir suas falhas, criar um novo "marco zero". Só que isso leva o novo filme ao limite da comédia, ele não vê a si mesmo como uma continuação, e sim como uma cerca que se fecha ao redor dos filmes de terror atuais, forçando o nascimento de filmes novos e originais do lado de fora. Sidney volta a Woodsboro depois de dez anos. Ela se reencontra com Gale (Courteney Cox) e com Dewey (David Arquette) que estão casados. A moça agora é famosa na cidade por conta dos crimes ocorridos nos anos 1990, ela quer esquecer o passado e seguir em frente, mas a franquia de filmes STAB (baseada em sua vida até certo ponto) ainda faz o maior sucesso entre os adolescentes, mesmo depois de 7 sequências. Logo, há fantasias do Ghostface espalhadas por todo canto. E não é que de repente os crimes recomeçam e Sidney é novamente perseguida? O filme traça um perfil dos filmes de terror, dos últimos dez anos, criando novas regras (uma delas é: para sobreviver num filme de terror você tem que ser gay. Esse pessoal nunca viu "hellbent"...). Ao cair descaradamente dentro de seu próprio caldeirão para dizer quais são os ingredientes secretos, o filme não inova. Ele é apenas nostálgico, não assusta tanto e o final se arrasta até cansar (ou fazer você se lembrar de um certo filme do Richard Gere com o Edward Norton). Valeu pela revisitação dos 3 personagens sobreviventes da trilogia, pela interminável lista de remakes que disparam da boca de Hayden Panettiere e pela pontinha de Anna Paquin e de Adam Brody. Só espero que esse lançamento faça o filme de 1996 voltar às lojas, ele ainda é o melhor de todos.

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: scream 4
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 111 min
DIRETOR: Wes Craven
ELENCO: Neve Cambell, Courteney Cox, David Arquette, Hayden Panettiere, Anna Paquin e Adam Brody
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 15 de abril

Arthur Beaverhousen disse...

[OFF] Matt Lanter sempre invade minha cama, bem, nos meus sonhos...

Obrigado CW por sempre coloca-lo sem camisa ou de john (que é mais sexy ainda) em 90210.

Roberto disse...

O primeiro filme chegou a ser lançado em DVD no Brasil? Nunca consegui encontrar nenhuma informação a respeito disso.

Anônimo disse...

Só salientando q o 5 vem no próximo ano!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi roberto

eu já vi o 2 e o 3 em dvd, nunca vi o primeiro, me disseram apenas que já estava fora de catalogo havia um tempão

Lucas disse...

Eu me diverti muito com o filme.

Elielson disse...

Eu gostei, mas esperava mais do filme, ainda mas por ser fã da série. Não gostei da comédia em momentos que deveriam ser sérios e tensos. A morte inicial e as perseguições foram muito fracas. Quer dizer, genial aquilo que eles fizeram no início do filme, de nos enganar (não é spoiler pois você não saberá em que parte acontece a "enganação"), mas depois disso é que devia ser A cena e não acontece. As perseguições firmes que tinham nos primeiros filmes aqui não tem. O assassino chega, mata e pronto.

Mas vale a pena por ver o trio de volta e o Ghostface correndo e apanhando no cinema depois de uma década. É bom, não é ótimo, e não é ruim.

E Pânico nunca foi lançado em DVD no Brasil. Apenas em VHS. Agora é torcer pelo Blu-ray.

Marcelo Doni disse...

Sinceramente não esperava muito do filme (que pena porque poderia me supreender) mas não aconteceu achei que a trilogia bastava a cena final do terceiro fechou com chave de ouro mas o diretor precisa de dinheiro, o trio precisa de dinheiro, e fizeram um quarto filme ruim a Sidney está pessima na atuação a atriz que interpreta sua assessora está bem melhor e a loira de cabelos curtos amiga da prima da Sidney e o cara que leva literalmente na cabeça o blog é bonito (alguns dialogos como as cenas iniciais são otimas, os guardas falando sobre Bruce Willian) assisti graça a promoção da cinemark(estou atualmente disponível no mercado de trabalho por este motivo qualquer promoção é bem vinda) o filme que começar sempre ás 15:00 em ponto custa somente R$ 4,00 qualquer dia da semana assisti no shopping Santa Cruz(Depois para sair da sala você tem que passar por uma escada sinistra...)é as cenas das mortes são fraquissimas

Marcelo Doni disse...

segue link onde mostra cena alternativa do ínicio do filme que foi lançado no cinema
http://www.cinepop.com.br/noticias2/panico4_215.htm