10.3.11

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

A ideia de Kevin Smith era encerrar uma saga. Uma saga que começou com "o balconista", passou por "barrados no shopping", "procura-se Amy" e "dogma". JAY E SILENT BOB CONTRA ATACAM (não costumo usar o estúpido titulo brasileiro) reúne praticamente todos os atores dos 4 filmes anteriores do diretor, e também seus amigos. Só dá participações especiais aqui e ali, mas sem deixar a trama confusa, uma vez que Kevin Smith está em um de seus momentos mais inspirados como roteirista. Logo, é melhor você conferir os filmes acima antes de ir atrás deste aqui, e muitos outros também, pois há uma infinidade de referências a outros filmes, a lista é gigantesca e você quer entender todas as piadas, não é? Na trama Jay e Silent Bob descobrem que o gibi de Ben Aflleck e de Jason Lee (como foi visto em "procura-se Amy"), que mostra dois heróis baseados em Jay e Bob, vai virar um filme produzido pela Miramax e eles não estão recebendo grana alguma com isso. Na internet muita gente condena o filme com antecedência e ofende os caras. Jay e Bob decidem atravessar o país, até Róliudi, para impedir que esse filme seja feito.

MOMENTO SCOOBY DOO CADÊ VOCÊ?
Numa cena de sonho Jay e Bob entram num furgão verde, e lá está o elenco do desenho Scooby Doo. Um Fred nervoso, um Salsicha junkie, uma Daphne burra e uma Velma lésbica com um dogue alemão marrom. A cena dura poucos minutos, mas diverte muito mais que o filme do Scooby (2002) inteiro.

MOMENTO PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
A coisa mais divertida neste filme é encontrar famosos em pontas e pontinhas: Ben Affleck, Jeff Anderson, Brian O'Halloran, Shannon Elizabeth, Ali Larter, Will Ferrell, Jason Lee, Judd Nelson, Carrie Fisher, Seann William Scott, Jon Stewart, Jules Asner, o diretor Gus Van Sant, Chris Rock, Jamie Kennedy, o diretor Wes Craven, Shannen Doherty, Mark Hamill, Joe Quesada (entregador de pizza), Diedrich Bader, Jason Biggs, Matt Damon, Joey Lauren Adams, James Van Der Beek e Scott William Winters.

MOMENTO NINGUÉM SERÁ PERDOADO
O filme ataca a Miramax várias vezes, Kevin Smith ataca seus próprios filmes e muitos outros, Ben Affleck (com luzes no cabelo e interpretando a si mesmo) admite que mata prostitutas e abandona o corpo em seu carro, Shannen Doherty atua num novo "pânico", Carrie Fisher é uma freira, Matt Damon e Ben Affleck fazem uma paródia de seus próprios personagens em "gênio indomável 2 temporada de caça", Jason Biggs chama a si mesmo de "o cara da torta" e James Van Der Beek é "Dawson" e Mark Hamill está irreconhecível.

MOMENTO O HOMEM DE VERMELHO
Numa rápida cena pode-se ver um homem vestido de Demolidor no estúdio da Miramax. O herói só ganharia seu primeiro filme dois anos depois, com Ben Affleck no papel principal e Kevin Smith (que já foi roteirista da HQ do herói) numa ponta.

MOMENTO O IDIOTA É VOCÊ
Sempre que pinta a famosa pergunta: quem é que pagaria para assistir essa merda? os atores olham para a câmera, ou seja, olham para você. Lá perto do final, Matt Damon e Ben Affleck nos lançam olhares que causam arrepios.

MOMENTO LEGENDADO
As legendas em português não deixam passar os palavrões, mas estragam tudo quando pinta um trocadilho em inglês, tentando abrasileirar a coisa.

MOMENTO GAY
Se há uma palavra no filme que aparece mais do que "fóqui", é "gay". Está lá o tempo todo, embora hajam poucos gays no filme. É um filme pró gay no fim das contas e está lotado de heterocaras com mentes abertas.

MOMENTO CRÉDITOS FINAIS
Nos créditos do filme Kevin Smith nos faz rir nos "agradecimentos especiais", dando um "obrigado" a cada um dos atores de um jeito bem engraçado. No final, surge a última participação especial do filme, Alanis Morissette.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Em breve no blog.

Mais Kevin Smith e Jason Mewes, com seu looongo pênis.

raul disse...

Wow! Isso me lembra a cena em Dogma onde o arcanjo revela que Jay se masturba pensando em Bob. Bem que podiam montar a sequência... Adoro ursinhos...

Hiago Mello disse...

Lembro de ter assistido este filme e não achar graça alguma, mas é como assistir todo mundo em pânico e não ter assistido aos filmes de onde vem a sátira (mas todo mundo em pânico eu adorei, rs)...

Parabéns pelo blog, estou sempre lendo! até mais...

Arthur Beaverhousen disse...

Lembro de ter visto eles em Degrassi: The Next Generation, foram uns 4 episódios, com o tema da produção de um filme deles/com eles, só os reconheci por ja ter assistido Dogma (filme que eu ainda não tenho) antes.

Não fazia ideia de que era uma saga, valeu por informar.