18.2.11

127 HORAS

Bem, essa doeu. Todo domingo eu pego minha bicicleta e me mando para algum fim de mundo. A civilização vai desaparecendo e hello natureza. Estou sozinho, e ninguém sabe para onde eu fui. Nem mesmo eu sei para onde estou indo quando saio de bike. Sem celular, sem garrafa de água, a ideia é voltar pra casa antes do pôr do sol, apenas isso. 127 HORAS começa exatamente assim e foi um soco no meu estômago. Aron Ralston (James Franco) não deixou recados, ninguém sabe para onde ele foi. Ao andar pelo deserto de Utah o cara cai num buraco e seu braço direito fica preso. E dentro desse buraco ele ficará pelos próximos cinco dias. Não é tão claustrofóbico quanto "enterrado vivo", mas nos faz lembrar de Ryan Reynolds uma vez que James Franco segura as pontas durante o filme todo, sem sair do lugar. E como no caixão de Ryan, costuma acontecer de tudo no fundo do buraco de Aron.


ENTRE UMA ROCHA E UM LUGAR DURO

Poderia ser apenas um filme sobre um cara preso num buraco por 5 dias. Mas lá dentro James Franco tem muito no que pensar. Cenas de sonhos, delírios, fantasias e lembranças surgem sem aviso, cuidado com os delírios. A tela se divide em 3 várias vezes, sempre no mesmo formato. O nome do filme só aparece depois de 15 minutos, quando Franco prende sua mão na pedra. Ou seja, o filme é apresentado de uma maneira bem original, sua edição é praticamente um novo modo de se contar uma história. Cheio de momentos tensos, James vai pirando aos poucos. Aí chegamos na tal cena que está fazendo meio mundo desmaiar e vomitar nos cinemas. Sim , ela causa um certo desconforto e dá nos nervos (literalmente). A trilha musical é fantástica, no momento da enxurrada e no momento "dos nervos", arrepia. James Franco até tenta passar o tempo se masturbando mas com a mão esquerda não dá. Baseado num livro escrito pelo próprio Aron Ralston (ele aparece no final do filme) que passou por maus bocados em 2003 ao cair no tal buraco. Mereceu cada uma das 6 indicações ao Oscar, James Franco está ótimo mas não excelente, faltou apenas uma indicação para melhor diretor...

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: 127 hours
ANO: 2010
PAÍS: eua, reino unido
DURAÇÃO: 94 min
DIRETOR: Danny Boyle (quem quer ser milionário?, trainspotting, extermínio)
ELENCO: James Franco, Kate Mara, Amber Tamblyn
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 18 de fevereiro
PRÊMIOS: indicado para 6 Oscars:
edição
trilha musical
canção
melhor filme
ator
roteiro adaptado

Marcelo Doni disse...

excelente filme(concordo com tudo que escreveu sobre filme) assisti graça a promoção da cinemark(estou atualmente disponível no mercado de trabalho por este motivo qualquer promoção é bem vinda) o filme que começar sempre ás 15:00 em ponto custa somente R$ 4,00 qualquer dia da semana por causa disso assisti num dos shopping mais chiques de sampa o Iguatemi,e que filmaço e tbm me identifiquei com a trilha sonora é realmente cuidado com a cena do braço é de doer a alma