25.1.11

O TURISTA

Não tive como evitar, lá estava eu pensando: precisamos de outro "encontro explosivo"? (diga-se de passagem o filme com Cruise barra Diaz já saiu em blu-ray). É assim, você junta "dois grandes nomes do momento" para fazer muita $$$, e funciona, para uma segunda feira o cinema tava bem cheio (é Depp, não Cruise). Mas embora possa se dizer que, sim, é um filme pré fabricado com a intenção de lucrar horrores graças a presença dos dois protagonistas, O TURISTA não é um filme fast food. Tem Angie e Johnny, formando um casal, mas tem conteúdo. Absurdamente caro, imagino eu, roupas, jóias e ricas locações em Veneza, precisava esnobar tanto assim? é um filme de ação bem light, é um filme de espionagem bem light (com Timothy Dalton numa ponta), tão básico que eu já sabia como seria o final assim que vi Depp pela primeira vez (nossa, perdi o costume de vê-lo de cara limpa), logo, o final não me pegou (uma cena de sonho nos primeiros minutos me fez desconfiar da trama).


JOLIE: CONVERSAZIONE EM ITALIANO,
PARLE EM FRANCÊS,
MAS O SOTAQUE INGLÊS...

Elise (Jolie) é a namorada de Alexander Pearce, um cara que roubou uma fortuna de um perigoso gangster, e agora o bandido o procura, e também a Scotland Yard. Já se passou dois anos e todos sabem que em algum momento Alexander vai tentar se encontrar com Elise, então ela está sempre sendo seguida. Ao pegar um trem em Paris e rumar para Veneza, Elise segue as instruções de Alexander, enviadas por carta, e se aproxima de um inocente turista. Ela só precisa que seus perseguidores a vejam ao lado do pobre Frank (Depp) e comecem a pensar que ele é Alexander Pearce (a Scotland Yard sequer tem uma foto do cara). Elise usa Frank para confundir os agentes ingleses enquanto tenta se encontrar com o verdadeiro Alexander em Veneza. Parece um Hitchcock das antigas mas que não funciona muito bem nos dias de hoje, começa com ótimos diálogos que depois desaparecem. Um circo é armado no final e o desfecho é meio bobo. Ver Angelina numa lancha em Veneza me fez lembrar de Tomb Raider 2 (o jogo, não o filme). Há momentos engraçadinhos, Depp confunde o italiano com espanhol (seu "bonjorno" vira "Bon Jovi") e corre pelos telhados da cidade usando pijamas. Diverte até certo ponto + você é fã dos atores = não é nenhum filme imperdível e, ainda bem, não é nenhum "encontro explosivo". Alugue em dvd qualquer dia.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the tourist
ANO: 2010
PAÍS: eua, frança
DURAÇÃO: 103 min
DIRETOR: Florian Henckel Von Donnersmarck (a vida dos outros)
ELENCO: Angelina Jolie, Johnny Depp, Paul Bettany e Timothy Dalton
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 21 de janeiro

Gutt disse...

Assim que Depp soltou a primeira fala "I'm Sorry" eu entendi o fim, chato!

Gutt disse...

Assim que Depp soltou a primeira fala "I'm Sorry" eu entendi o fim, chato!

Marcelo Doni disse...

Eu gostei do filme , achei elegante, charmoso o Depp está otimo (são dele as melhores falas), é a Angelina faz realmente todos perderem a cabeça a cena de ação concordo são light, o final bem é o final......é tem bastante policial engravatado bonitão

Rapha_el disse...

Por vei vi esse filme e me amarrei mais o final e muito previsevel que não sabe que o Depp e o Alexander?!

Anônimo disse...

O Depp eu o achei bonito nesse filme mais ele esta maravilhoso em A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça