12.1.11

O MELHOR E O PIOR DE WINONA RYDER

46 TRABALHOS COMO ATRIZ,
DUAS INDICAÇÕES AO OSCAR


1- OS FANTASMAS SE DIVERTEM - Para mim esse foi o mais feliz casamento entre Tim Burton e Winona. Uma vez que em "Edward mãos de tesoura" ela está bem apática, meio que começa o filme como a moça rebelde e depois vira a coitadinha. Mas em Beetle juice ela assusta mais que qualquer fantasma, se todo diretor precisa se colocar em algum lugar em seus filmes, Winona é Burton em "beetle juice", a garota esquisita que vê fantasmas por ser esquisita.

2- GAROTA INTERROMPIDA - Quando foi mesmo que adolescentes, naturalmente revoltados, deixaram de ser considerados "malucos"? nunca certo? malucos são os adultos. Aquela tal de sindrome de Bonderline engloba qualquer um de nós, como disse Jolie no filme, em plena adolescência. Ok, sei que mesmo assim Winony acabou se revelando a pessoa mais próxima da "verdadeira" (ou aceitável) sanidade dentro daquele hospício.


3- A VOLTA DE ROXY CARMICHAEL - Um dos meus filmes favoritos com Winony. Eu o vi na tv apenas uma única vez e nunca mais me esqueci dele. Ela faz o papel de uma garota perdida e rebelde numa pequena cidade do interior. Jeff Daniels é um dos poucos moradores da cidade que conversam com ela. Um dia a famosa Roxy Carmichael, que nasceu na cidade, saiu de lá e se tornou uma estrela, decide voltar para uma visita. A cidade toda começa a organizar uma mega festa para recebê-la. Winony junta pedaços de suas memórias e começa a suspeitar que ela pode ser a filha perdida de Roxy.


4- AS BRUXAS DE SALEM - Um filme com uma lição de moral e com uma das melhores vilãs de Winony. Ela vai fazer de tudo para ficar com o homem que ama, até enganar uma cidade inteira condenando à morte todos que estiverem em seu caminho. O final é desconsertante.


5- MINHA MÃE É UMA SEREIA - A quantidade de fãs desse filme no blog é enorme. Meio drama, meio comédia. Diverte na medida certa, Winony pisa no freio e dá uma de freira recatada desta vez. São vários os momentos constrangedores pelos quais a moça passa no filme.


NO FUNDO DO POÇO: Ai, ai Winony, por onde começar? bem, não mencionei nenhum dos filmes nos quais ela foi indicada ao Oscar por serem bem chatinhos. Talvez possa deixar passar o quarto "alien" mas nunca o "Drácula" de Francis Ford Coppola. O filme em si é meio estranho, quase onírico, mas as atuações de Keanu e de Winony são de doer. Keanu é um zumbi, Winony não sabe em que século está, como deve se comportar, se está vampiramente hipnotizada ou se é retardada mesmo. Ela bate de frente com o terror e com a morte, com coisas fantásticas, fora do normal, chocantes, mas seu cérebro não lhe diz, exatamente, como deve reagir.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Novos projetos:
Tim Burton está finalmente transformando em filme seu curta metragem FRANKENWEENIE (banido pela Disney na época por ser forte demais para crianças) e Winony está no elenco das vozes desta animação.

Anselmo disse...

Culpadado! Charlotte Flax é péssima influência para minha pessoa!

Marcelo Doni disse...

Ela fez uma participação em Cisne Negro