17.1.11

O MÁGICO

Há algo de belo, e mágico, nas animações feitas a mão, algo que poucas animações digitais conseguem copiar, e ao que parece elas estão ficando cada vez mais caprichadas hoje em dia, e infelizmente, raras também. Essas animações não precisam ser realistas ou em 3D e não há limites para o que se pode desenhar num papel (até pouco tempo atrás fazer cabelo digital era um pesadelo). Do outro lado do Atlântico as animações feitas a mão ainda resistem. Hoje, muitas delas são feitas para um público mais velho, são mais carregadas no drama a na violência, em outras palavras, estão se tornando verdadeiras obras de arte cinematográficas. Resgatando o cinema de outrora. Em O MÁGICO temos a Europa de 1959 como pano de fundo, belos cenários, alguns estilizados, roupas da época e personagens caricatos. É impossível não entrar no clima, é como se o desenho fosse realmente de 1959 e não de 2010 (apesar dos retoques em CGI).


ALICE: CAFÉ DA MANHÃ NA TIFFANY'S

O filme começa em Paris, onde um pobre mágico nota que está perdendo seu público. Ele se muda para Londres mas não consegue competir com as novas bandas de rock que se apresentam no mesmo local. Acaba conseguindo um contrato na Escócia, para se apresentar num bar. Lá ele conhece Alice, uma pobre faxineira. Ao ser gentil com a moça, ela decide acompanhá-lo em sua viagem de volta à cidade grande. Eles ficam hospedados num hotel cheio de artistas (um ventríloco falido, 3 trapezistas espanhóis e um palhaço que perdeu a vontade de viver) enquanto o mágico se apresenta nos palcos com seu coelho demoníaco. Mas a grana começa a faltar e ele precisa arrumar outro emprego, embora só saiba fazer truques de mágica. Ao mesmo tempo tenta dar a Alice uma vida melhor, comprando-lhe roupas e sapatos. Do mesmo diretor de "as bicicletas de Belleville", o filme está cheio de dramas humanos, e também faz o tipo "mostrar a beleza das coisas mais simples da vida". É incrivelmente tocante, pecando apenas no final, eu não sei, acho que o personagem principal merecia mais. Se você encontrar o filme em dvd importado, agarre-o. Não importa se não há legendas em português, pois não há diálogos no filme, é bem parecido com "as bicicletas de Belleville". Tudo o que temos é a música de fundo e os ótimos efeitos sonoros. Adoraria que levasse o Oscar de melhor animação, já estou esperando ansiosamente pelo blu-ray para rever o filme.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: L'illusionniste
ANO: 2010
PAÍS: frança, reino unido
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Sylvain Chomet (as bicicletas de Belleville)
ELENCO: Jean-Claude Donda e Eilidh Rankin
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 14 de janeiro

Anselmo disse...

Pra variar não está passando aqui. Paciência? Não!

Marcelo Doni disse...

Fiquei fascinado com filme, parecia que assistia um quadro a cada cena que passava roteiro triste realmente e por ser "mudo" todos na sala estavam bem quietos prestando atenção em cada detalhe cenas sensacionais o trio de espanhóis como ganham a vida, a cenas na garagem, e até irlandês está impecável, o coelho, e todos os personagens secundários foram essencial mas realmente a postura do mágico no filme e incrível, os detalhes das paisagens durante a viagem de trem enfim vale tudo mesmo seria uma "mágica" se esse filme ganhasse no Oscar.

Mia Sodré disse...

Tem um selo para seu blog lá no meu. Espero que goste.
Bjo! :)

http://miasamarah.blogspot.com/2011/01/meu-primeiro-selo.html

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi mia

é claro que eu adorei, não ganho um selo já faz um tempão, e devo dizer que sou famoso por quebrar regras, indicar apenas 5 blogs me meteria em confusão rs

brigadão