28.1.11

INVERNO DA ALMA

Sabe quando você vê uma comédia que te faz rir a beça e quando você volta a pensar no filme nota que só tem boas lembranças dele? INVERNO DA ALMA é um ótimo filme, está entre os indicados ao Oscar 2011, tem cheiro de Oscar e tudo o mais, mas é um filme bem amargo de se assistir. É tanta desgraça, tanto drama, tanta injustiça, você se sente revoltado, o filme te deixa nervoso. Alguma vez você já disse: "no lugar desta personagem eu reagiria e matava todos esses canalhas" ? Bem, a personagem de Jennifer Lawrence está de mãos atadas, seu mundo está ruindo e ela não pode fazer nada contra os tais canalhas que a cercam. Não interessa se o final é feliz ou triste, INVERNO DA ALMA é um bom filme, mas eu não gostaria de vê-lo uma segunda vez, fiquei muito estressado.

CAÇANDO ESQUILOS PARA O JANTAR

Ree tem 17 anos. Ela mora com sua mãe, que tem problemas mentais, numa pobre e velha casa com seus dois irmãos pequenos. Ela cuida da mãe e dos irmãos o tempo todo, sua vizinha às vezes lhe traz algo para comer, mas nem todos na cidade são boa gente. Ree mora numa área rural cheia de árvores, para visitar qualquer vizinho é preciso andar muito, apesar da pobreza ela consegue tocar a vida para frente. Mas um dia ela descobre que pode perder sua casa, toda a sua família irá para a rua em pleno inverno. Se ela conseguir encontrar seu pai poderá ter uma chance de salvação. Mas ninguém na cidade vai ajudá-la, são todos um bando de caipiras mal encarados e armados até os dentes. Seu desaparecido pai, e seu tio, são traficantes e, por essas e outras, os vizinhos não gostam de Ree e de sua família. Para poder encontrar seu pai, e salvar sua casa, ela vai ter que seguir um rastro, indo atrás de todos os vizinhos cretinos para fazer perguntas perigosas que vão metê-la em encrenca. É um drama DRAMA, se estiver de mau humor é melhor passar batido. Mas é um bom filme, tem quase 1 ano de idade e um blu-ray norte americano já nas lojas, que bom que foi lembrado pelo Oscar deste ano.









3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: winter's bone
ANO: 2010
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 100 min
DIRETORA: Debra Granik
ELENCO: Jennifer Lawrence, Isaiah Stone, Ashlee Thompson, Valerie Richards, Shelley Waggener e John Hawkes
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 28 de janeiro
PRÊMIOS: indicado para 4 Oscars (melhor filme,ator coadjuvante, atriz e roteiro adaptado)

Guilherme Z. disse...

Geralmente os filmes menores, independentes são boas surpresas do Oscar. Eles não levam os prêmios, vez ou outra ganham por causa do roteiro, mas mesmo assim a lembrança deles entre os indicados já basta para deixar o nome deles famosos. To curioso para ver esse.

Eduardo Santos disse...

Por esse filme, Lawrence merecia o Oscar.