23.1.11

chp apresenta

ZUMBIS - EDIÇÃO ESPECIAL

Mas o que é que há de tão atraente nos zumbis afinal? são "apenas" mortos que andam. Acontece que a morte assusta muita gente, a visão de um cadáver nos faz passar mal, imagine então se o tal cadáver se levanta e tenta te comer, já faz um bom tempo que a humanidade não sabe o que é ter um predador tentando nos jantar, e os zumbis, em qualquer versão, são pessoas comuns. Nossos amigos e parentes podem se tornar zumbis um dia e toda, TODA, epidemia de zumbis se torna uma pandemia em questão de pouco tempo, ou seja, todo filme de zumbi é um prelúdio do apocalipse. Diferente de todos os outros monstros famosos, os mortos vivos estão aqui para dominar o mundo, a nada pode detê-los.

O QUE É UM ZUMBI?
Existem dois tipos. O mais comum é o zumbi infectado. Cientistas criam um perigoso vírus que escapa do laboratório e corre o mundo criando mortos vivos. O outro tipo de zumbi é aquele cadáver possuído por uma força do mal.
No caso dos zumbis viróticos a doença é transmitida através de fluídos, se você for mordido ou arranhado seu sangue é contaminado. Após uma dolorosa morte seu cérebro é religado, mas não totalmente. O zumbi consegue andar, cambaleando, alguns correm, sentem o cheiro dos vivos, querem comer nossa carne ou apenas o cérebro. Alguns tem super força, poucos são inteligentes. O que move um zumbi é a fome, e nada mais.
Para matar um zumbi você precisa acabar com seu cérebro, um tiro na cabeça resolve. Nenhum filme jamais mostrou se eles podem morrer de fome, sabe-se que existe canibalismo entre eles, aparentemente eles são imortais.
No caso dos zumbis sobre naturais qualquer pessoa pode se tornar um zumbi, basta morrer. Cada novo cadáver precisa ser decapitado antes que desperte.Todo filme de zumbi tem uma terra prometida, um lugar onde os vivos acreditam que não há infestação, normalmente uma cidade ao norte, dizem que o vírus-zumbi não gosta do frio, mas na maioria das vezes o tal lugar é uma furada. Grandes centros urbanos devem ser evitados, o lugar mais seguro é em alto mar, pois são poucos os zumbis que sabem nadar. Interessante notar que até mesmo os zumbis do tipo esperto e rápido, e também o lento e burro, não são os responsáveis pela devastação que se vê nas grandes cidades. São os vivos que quebram tudo quando entram em pânico.

23 FILMES DE ZUMBIS PARA SE VER ANTES DE MORRER (e voltar)

Começando pelo clássico A NOITE DOS MORTOS VIVOS de George Homero de 1968. Não é apenas um filme de zumbis, o diretor gosta de fazer críticas sociais em seus filmes (embora tenha perdido essa mania nos mais recentes), neste temos um herói negro que salva a moça branca que está em estado de choque. Nos filmes de Homero vemos a infestação dos mortos pelo ponto de vista do cidadão comum. Como ela começou? quem é o responsável? ninguém sabe ao certo e isso nem interessa ao filme. Em 1990 Homero fez um remake, desta vez a heroína não tem medo de nada e conduz a aventura. Ela também nota o óbvio, dá para se passar correndo pelos zumbis, que são bem lerdos. MELHOR MOMENTO ZUMBI (MMZ) ninguém percebe que a menina doente no porão está para se tornar um zumbi, sua mãe se deu mal.

DESPERTAR DOS MORTOS, de 1979, é a parte dois da saga de Homero. Desta vez um bando de vivos se vê preso num shopping center cercado por zumbis. Em 2004 o filme ganhou um remake pelas mãos do diretor gato Zack Snyder, MADRUGADA DOS MORTOS, que trocou os zumbis cambaleantes por zumbis que correm bastante, aumentando o terror do filme. Novidade, eles não comem cachorros. MMZ - o cara se recusa a matar a esposa amarrada na cama, aí ela se transforma...

DIA DOS MORTOS de 1985 é bem fraquinho. Acompanhamos o dia a dia de um grupo de vivos morando num abrigo subterrâneo. Onde os militares cuidam da segurança enquanto os cientistas usam zumbis como cobaias e descobrem uma memória residual em seus cérebros, os zumbis se lembram, vagamente, de suas vidas anteriores. O pior acontece quando um zumbi se lembra de como se usa uma arma de fogo. MMZ - os vivos maltratam tanto os mortos que a gente sente até pena, mas no final eles se vingam, um dos sádicos do filme é cercado por zumbis que rasgam seu corpo ao meio, uma das cenas mais impressionantes da história do cinema.
TERRA DOS MORTOS, 2005, é a quarta parte da saga. Os poucos vivos que ainda vivem na terra estão refugiados numa cidade cercada por um rio. Enquanto os ricos maltratam os pobres na cidade, um zumbi passa por uma evolução. Ele aprende a usar uma arma e guia os outros zumbis através do rio. O planeta agora pertence aos mortos, George Homero resolveu parar por aí. MMZ - os zumbis atravessam o rio andando pelo fundo, macabro.
DIÁRIO DOS MORTOS, de 2007, será que George Homero tentou imitar "[rec]" ou "a bruxa de Blair"? Neste filme, cuja trama se passa no inicio da infestação (mas nos dias atuais) vemos um grupo de adolescentes estúpidos com câmeras filmando toda a aventura. O filme é incrivelmente ruim, não dá para acreditar na cena do zumbi atacando uma moça no hospital, enquanto o rapaz com a câmera, que está a poucos metros da dupla, não a abandona por nada, ele continua filmando o ataque ao invés de ajudar a moça. Todo o elenco é ruim, nunca vi nada igual.

TRILOGIA EVIL DEAD (1982,1987,1992) Há zumbis aqui, pessoas possuídas por uma entidade do mal, mas eles não são os vilões dos filmes, alguns deles seguram o alívio cômico. MMZ - Ao prensar a cabeça de um zumbi no alçapão o olho do bicho sai voando da órbita e entra na boca de uma mulher que estava gritando, whatta fuck? no segundo filme uma mulher sem cabeça dança com uma motosserra.

FIDO O MASCOTE (2006) Não é George Homero mas é um ataque e tanto ao american way of life, e também é uma comédia. Numa década de 1950 alternativa os humanos usam zumbis,"sobreviventes" da grande guerra zumbi,como empregados. Um colar eletrônico faz a fome deles sumir e aí eles ficam bem mansos. Mas o zumbi Fido precisa da ajuda de seu dono humano, um menino chamado Timmy, para não ser exterminado pelas autoridades após ter comido uma vizinha do garoto. Um filme bem original sobre zumbis.MMZ - o vizinho de Timmy usa sua zumbi como escrava sexual, mas ela parece amá-lo de verdade, apesar de querer comê-lo.

EXTERMÍNIO (2002) Rapaz acorda peladão num hospital e descobre que em 28 dias todo o reino unido foi devastado por zumbis biológicos e que a ilha está em quarentena. É um tipo novo e interessante de zumbi e bem mais mortal. Quase que com um pé na realidade pois acredita-se que o vírus da raiva pode se tornar um vírus zumbi na vida real, se sofrer alguma modificação genética. Ganhou uma continuação legal em 2007, mas sem o protagonista nudista. Uma parte três surgirá em breve.

ZUMBILÂNDIA (2009) É o cidadão Kane dos filmes de zumbi, apresentando todas as regras para se sobreviver num mundo cheio de mortos vivos, regras que já conhecemos, mas que ninguém nunca as colocou numa lista. MMZ - É a melhor "morte de zumbi da semana", uma idosa joga um piano em cima do morto.

PLANETA TERROR (2007) Alguma coisa tinha que se salvar do desastroso "grindhouse", planeta é um ótimo filme de zumbi (e apenas isso), o final é meio chato. MMZ - pobre menino zumbi dentro do carro.

RESIDENT EVIL (2002 - APOCALIPSE 2004 - A EXTINÇÃO 2007 - O RECOMEÇO 2010 - DEGENERAÇÃO 2008) Baseados numa serie de games de terror, mas com um clima puxado para a aventura, deixando o terror meio que de lado. Desde que o T-vírus da empresa farmaceutica Umbrella (na verdade eles criam armas biológicas) escapou e contaminou a todos na cidade de Racoon, os filmes acompanham a pandemia enquanto ela se espalha por todo o globo. Os zumbis só foram lembrados no segundo e no quarto filme, nos demais eles fazem pontinhas por conta de outros monstros feios."Degeneração" é o mais fiel aos games, sua trama pode até ser encaixada entre eles. MMZs - a cena do ataque do helicóptero, no segundo filme, foi copiada quadro a quadro da abertura do jogo "RE code Veronica". Eric Mabius, Boris Kodjoe, Oded Fehr e Wentworth Miller valem o ingresso.

DANÇA DOS MORTOS (2005) O filme de Tobe Hooper faz parte de um especial de tv chamado "mestres do terror", onde grandes nomes do terror dirigem mini filmes de 60 minutos para a tv. Dança dos mortos se passa num futuro pós apocalipse, parece um futuro que a gente vê em filmes dos anos 1980, cheio de punks e tal. Na boate GLS de Robert Englund os zumbis, inofensivos neste filme, recebem choques elétricos que os fazem dançar no palco para a alegria do público.

[REC] (2007) Filme espanhol bem original, até certo ponto, pelos menos no que diz respeito aos filmes de zumbi, pela primeira vez no formato reality show. Fuja da continuação de 2010 que viajou na maionese.MMZ - a garota magricela no sotão dá medo...


A VOLTA DOS MORTOS VIVOS (1984) Tem um clima de sátira dos filmes de George Homero, há muitas cenas engraçadas e a música tema é muito legal. O agente químico que cria os zumbis pode reviver qualquer coisa morta, um baita exagero, pedaços de corpos e esqueletos há muito enterrados. E todos querem comer cérebros humanos, neste filme não adianta matar um zumbi atacando seu cérebro, ele deve ser queimado até às cinzas (que depois vão te dar problemas). Esse é um caso raro, os militares conseguiram impedir a epidemia mandando toda a cidade pelos ares. Fuja das duas continuações.MMZ - "Tina, eu consigo sentir o cheiro do seu cérebro, e ele é delicioso!".
RE-ANIMATOR (1985) O primeiro lugar na lista das invenções mais inúteis já criadas, para que serve um composto capaz de trazer mortos de volta à vida? e eles ainda voltam bem violentos, e o cara ainda insiste em continuar com os testes e ficar famoso com isso, levando ao pé da letra o termo "brincar de deus". Momentos surreais e uma música tema divertida. MMZ - Bruce Abbott vale o ingresso.


PARECE MAS NÃO É
Os mortos voltam à vida depois de serem enterrados no cemitério indígena em CEMITÉRIO MALDITO (1989) mas voltam malvados e querem "apenas" matar você. No livro de Stephen King um deles até fala. Em EU SOU A LENDA (2007), terceira versão do livro de Richard Matheson para o cinema, temos uma mistura de zumbis com vampiros, no livro eles falam, e de fato acabam evoluindo e tomando o lugar dos humanos, se tornando os senhores do planeta. É a mesma sociedade, mas geneticamente diferente.

ZUMBIS NA TV
Não é exatamente o "novo Lost", mas é um ótimo filme de zumbis num novo formato. THE WALKING DEAD tem mini temporadas mas está sendo um sucesso, uma produção impecável que até o momento peca apenas pelo roteiro simplório, os vivos não tem outra coisa para fazer além de lavar a roupa suja em público. Dramas familiares à parte, o seriado tem belas cenas de cidades devastadas e zumbis muito bem maquiados. Só tá faltando um galã. Novidade: o pessoal tomou banho de sangue de zumbi para poder andar entre eles sem serem notados, bem original.


ZUMBIS PARA JOGAR
Você só vai se divertir com os mortos nos primeiros games da franquia RESIDENT EVIL, por algum motivo os zumbis se tornaram raros, abrindo espaço para outros monstros nos games mais recentes. No primeiro game você tem toda uma mansão para explorar, puro filme de terror. No segundo, o T-vírus se espalha pela cidade e você vai enfrentar até um crocodilo gigante nos esgotos. O terceiro game se passa horas antes do segundo, e você estará na cidade de Racoon no momento em que os zumbis pintarem no pedaço. No primeiro jogo vemos cenas com atores reais, canastrões, mas Chris Redfield é um gato em qualquer formato.


O primeiro THE HOUSE OF THE DEAD é sofrível, fuja também do filme. Mas o segundo, que é um jogo de tiro sobre trilhos (você não controla o movimento do personagem), é super legal. O terceiro é mais fácil e também bem fraquinho. Em THE HOUSE OF THE DEAD OVERKILL dois caras desbocados vão atirar em qualquer coisa que se mova pela frente. Como na trilogia "house", os zumbis são sobre naturais, alguns tem super poderes, mas jogo é fácil e curto, dá para terminá-lo de uma só vez. Em DEADRISING o bonitão Frank West está preso num shopping center cheio de zumbis e precisa resgatar algumas pessoas ainda vivas. O jogo é incrível. Tanto Frank quanto Chuck, do segundo game, podem trocar de roupas. Resista a tentação de matar zumbis com esses dois bonitões usando apenas uma cueca samba canção.


ZUMBIS PARA LER
É uma nova versão de ORGULHO E PRECONCEITO, em ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS a trama e a época são as mesmas, e todos os personagens de Jane Austin estão presentes, mas o mundo está cheio de zumbis. Há vários momentos legais apesar de ser meio estranho o lance das mulheres, obrigatoriamente, praticarem artes marciais na Inglaterra de 1797. Está correndo o "perigo" de virar filme. Espero que Keira Knightley aceite voltar ao papel de Elizabeth, desta vez distribuindo porradas.


Prepare-se para o melhor livro de zumbis já escrito. APOCALIPSE Z é demais. Tudo começou com um blog onde o espanhol Manel Loureiro relatava seu dia a dia num mundo devastado por zumbis. Agora o blog é um livro. Um advogado viúvo começa a escrever um blog para tentar superar a morte da esposa, em determinado momento ele fala sobre um certo conflito que está rolando no leste asiático e que está presente em todos os jornais, rádio e tv, mas ninguém dá maiores detalhes. Os governos não dizem nada, e o cara só fica sabendo dos zumbis quando a epidemia pisa na Espanha. Sua cidade foi evacuada mas ele se recusou a deixar sua casa, onde agora está trancado com seu gato, enquanto os mortos se espalham pelas ruas. Enquanto a internet estiver funcionando ele contará tudo em seu blog. O livro tem momentos arrepiantes, tensos e nojentos. Obrigatório para qualquer fã de zumbis.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM

*TODO MUNDO QUASE MORTO
*ZUMBIS DO MAL
*PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS
*DEMONS: FILHOS DAS TREVAS
*PELO AMOR E PELA MORTE
*DEAD SNOW
*ZUMBI (ITÁLIA 1979)
*FOME ANIMAL

JOGUE TAMBÉM

*ALONE IN THE DARK
*ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS
*RED DEAD REDEMPTION UNDEAD NIGHTMARE

LEIA TAMBÉM

*WORLD WAR Z (MAX BROOKS) vai virar filme em 2012 com Brad Pitt e Milo Ventimiglia.
*WALKING DEAD (HQ)
*CELULAR (STEPHEN KING)

Anselmo disse...

Muito bom ver as coisas voltando ao normal por aqui :)

Sou muito fã de zumbis, tudo por conta da série Resident Evil, que já me rendeu horas diversão e noites de sustos. De tão ansioso por ver o primeiro filme tive um sonho muito £0dª que "o hospede maldito" não conseguiu superar, mas valeu pela volta do tema aos cinemas.


Aqui está um bom artigo que eu li ano passado, um verdadeiro banho de água fria.
http://goo.gl/TrTy

Xxx disse...

Olá!!

Gostei muito do espaço qeu criou...

Posso te add em meus links na lateral de meu blog?

Tbem adoro cinema e tenho postado comentários sobre os 1001 filmes para ver antes de morrer...

Já estou seguindo!

Um abraço,

Kleber
oteatrodavida.blogspot.com

FlavioH disse...

Olá, gostei da postagem, muitos filmes citados nela são meus favoritos. Apenas uma correção, vc diz q nenhum filme jamais mostrou se os zumbis podem morrer de fome mas no filme "extermínio", no final do primeiro o narrador fala que o fim da quarentena no reino unido acaba quando percebem que os zumbis estão morrendo de fome, bom pelo isso é o que eu me lembro, lembro ate da cena de um zumbi se estribuchando no chão num campo , bem é isso, abraços

Paulo Kavia disse...

Eu raramente gosto que falem de filmes de zumbis, pois realmente as criticas são toscas e nonsense.
Mas gostei da sua!

Legal a parte do Romero!
Sou fanzaço dele.
Resident Evil também é divertido,
e a parte da cópia quadro-a-quadro até que ficou legal,
faz a gente lembrar de quando jogava =P

Ztav disse...

"Todo filme de zumbi tem uma terra prometida, um lugar onde os vivos acreditam que não há infestação, normalmente uma cidade ao norte, dizem que o vírus-zumbi não gosta do frio, mas na maioria das vezes o tal lugar é uma furada."

Juro que tive um deja-vu quando li isso. Você escreveu a mesma coisa, ou algo muito parecido, em algum post antigo...

Eu quero MUITO, Orgulho e Preconceito e Zumbis, mas sempre me esqueço de procurar. D= Essa de ser obrigatório as mulheres praticarem artes marciais parece ser hilário. xD

E, por fim, Zombies Ate My Neighbors é ótimo. Pena que nunca consegui zerar...

ReViL wesk disse...

Aodorei o especial xD eu comecei a gostar de zumbis graças a Resident Evil antes eu nem era muito fã xD


pS: Raccoon

Elielson disse...

Adorei o post Ale. Não gostava muito de zumbis não, mas depois de ver certos filmes comecei a gostar. E ainda não acabei The Walking Dead mas tô amando!

E eu li o post ontem de madrugada, quando foi hoje à tarde eu sonhei com os tais zumbis, me perseguindo e outras pessoas. Foi meio tenso, mas eu acordei logo!

E Ale, tu não tem uma "nova" edição de A Noite dos Mortos Vivos lançada pela NBO com luva, filme remasterizado com a versão em preto e branca e a colorida com áudio dst e uns extras bacanas?O único contra é que foi lançado em fullscreen. É uma edição bem legal.