8.12.10

MÁ EDUCAÇÃO

Um filme de Pedro Almodóvar sem nenhuma mulher macho? é meio estranho, mas este é um conto sobre homens. E também traz 3 versões de uma mesma história, cuidado para não se perder, o filme pula de uma versão para outra sem aviso e comete um erro cronológico em certo ponto, mas nada que comprometa a trama. Temos um estranho triângulo amoroso formado por dois meninos e um padre, uma história de amor que pode atravessar o tempo mas vai dar de cara com um muro quando certas verdades vierem à tona e um filme dentro de um flashback dentro de um filme dentro do filme. Se você tiver um pouco de paciência tudo será explicado antes do fim. O modo como o filme apresenta a trama em pedaços deslocados no tempo é seu maior mérito, conseguindo até manter em segredo, por bastante tempo, alguns segredos.

BERNAL, SÓ OS IDIOTAS USAM CUECAS

Ignácio (Gael García Bernal, eu tenho que olhar no dvd, sei os 3 nomes mas me esqueço da ordem), é um menino de dez anos que se apaixona por um amigo chamado Enrique num colégio interno católico. Depois que Enrique é expulso os dois só voltam a se encontrar 20 anos depois, mas Ignácio está bem diferente. Ele é um ator e quer que Enrique transforme em filme o roteiro que ele escreveu, parte do roteiro narra o passado dos dois homens. Aí temos o filme dentro do filme, os flashbacks e o tempo presente. Gael tem cenas ousadas, se veste de mulher e vai para a cama com outros homens, mas a classificação +18 na caixa do dvd é um exagero, homofobia pura.

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: la mala educación
ANO: 2004
PAÍS: espanha
DURAÇÃO: 106 min
DIRETOR: Pedro Almodóvar
ELENCO: Gael García Bernal, Fele Martínez,Daniel Giménez Cacho, Lluís Homar

Vih disse...

Isso me lembrou um curta-metragem brasileiro que vi uma vez na Faculdade. É tanta sobreposição de gravações que você não sabe quando acaba :) É bem interessante. Se eu lembrar o nome, compartilho aqui com você!

Becks disse...

gilete é bom!

Marcelo disse...

Eu gosto muito dos filmes do Almodovar , qual seu filme preferido dele Alessandro?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcelo

eu gosto de 'tudo sobre minha mãe', tenho vários filmes do cara em casa mas não 'fale com ela' e 'volver', dois filmes que não curti

Marcelo disse...

Hum..não gostei muito desse filme. Justamente por causa dessas alternâncias cronológicas que deixam qualquer desatento completamente perdido à trama. É interessante pois aborda a questão da pedofilia na igreja. Mas só isso. Confuso, chato, e com final horrível. Almodóvar que me desculpe!

Eduardo Santos disse...

qual é o erro cronológico do filme? já vi duas vezes e não percebi nada.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

cara, eu teria que rever o filme agora para ver esse tal erro, no momento não sei te dizer onde ele está

Eduardo Santos disse...

entendo, vou rever e se eu perceber eu te relembro.