16.12.10

É O BICHO

A nova edição da revista CONHECER (janeiro 2011) traz uma matéria bem legal sobre homossexualidade no reino animal. De insetos e aves a mamíferos e répteis, são várias as espécies onde se pode encontrar indivíduos homossexuais. A matéria fala sobre como a homossexualidade se encaixa na seleção natural. Isso me fez lembrar que há 11 anos...

... em agosto de 1999, a revista SUPER INTERESSANTE (era interessante na época, hoje tá um saco) trouxe uma reportagem de capa sobre esse mesmo assunto. Apesar de ser uma matéria pró homossexualidade eles usaram varias vezes o termo "homossexualismo", inclusive na capa. Dizer "homossexualismo" é errado, desde 1985 a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença no Brasil. Em todo caso, apesar da excelente matéria, na edição seguinte os leitores, na seção de cartas, condenaram a revista. Tinha até um idiota que dizia que homossexualidade é algo que é ensinado. Em julho de 2004 a revista publicou uma matéria de capa sobre o casamento gay. A capa da revista ganhou até um prêmio internacional, mas no Brasil essa foi a edição que menos vendeu naquele ano.
Será que o Brasil mudou desde 2004? Só mesmo lendo a seção de cartas, na edição de fevereiro, da revista CONHECER para saber o que o povo achou da matéria sobre bichos gays.
Os brasileiros gostam de aparecer bem na fita. Eles (homens brancos) dizem que não são racistas e que no Brasil nem sequer existe racismo! e adoram dizer que são homofóbicos, isso realça a masculinidade deles...

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

hoje estou meio heterofóbico, sai de baixo

Anderson . disse...

Assunto complicado. Generalizando, o Brasil é um país machista e hipócrita. Existe esse lado do politicamente correto (não só aqui) e é aí que mora essa hipocrisia.
Acredito que muita coisa hoje mudou. Os homossexuais parecem mais corajosos em se assumir e isso, de alguma forma, faz com que os intolerantes convivam cada vez mais com a gente e, os que não são vejam que somos pessoas como qualquer outra.
A raiz do preconceito é a ignorância.

Carlos Saraiva disse...

Se essa reportagem fosse publicada no jornal Meia Hora, a manchete seria:"Bicho também é bicha"!

Anônimo disse...

No Direito, o termo "homoafetividade" tem ganho preferência.

Elielson disse...

Que interessante!...